O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistema Start-Stop

Introdução ao tema

O sistema START-STOPP (a seguir designado apenas sistema) reduz a emissão de CO2 e as emissões nocivas e economiza combustível.

Se o sistema detetar que ao parar e na paragem (por exemplo, nos semáforos) não é necessário o funcionamento do motor, este desliga o motor e volta a ligá- lo ao arranque.

A função do sistema depende de muitos fatores. Alguns deles, o condutor tem de os cumprir, as outras dependem do sistema e não podem ser influenciadas nem detetadas.

Por este motivo, o sistema poderá reagir de formas diferentes em situações que são idênticas do ponto de vista do condutor.

O sistema é ativado automaticamente a cada ativação da ignição (embora este foi anteriormente desativado manualmente com a tecla ).

Aviso Se o motor foi parado devido ao sistema, a ignição continua ligada.

Funcionamento


Fig. 237 Indicação no visor

Veículos com caixa de velocidades manual

O motor é desligado automaticamente assim que o veículo pare, a alavanca de mudança foi colocada na posição de ponto morto e o pedal da embraiagem foi liberado.

O motor é ligado automaticamente, assim que o pedal da embraiagem for premido.

Veículos com caixa de velocidades automática

O motor é desligado automaticamente assim que o veículo pare e o pedal do travão for acionado.

O motor liga automaticamente assim que acionar o pedal do acelerador ou deixar o pedal do travão (com função Auto Hold desativado).

Condições para a função do sistema

Para a função do sistema correta são necessárias as seguintes condições.

Estado do sistema

O estado do sistema é indicado na paragem no visor " Fig. 237.

O motor é desligado automaticamente, no arranque é efetuado novamente o processo de arranque automaticamente.

O motor não está desligado automaticamente.

Ao parar o motor não desliga se existirem, p. ex., as seguintes razões.

Se com o motor desligado automaticamente o sistema detetar que o motor em funcionamento é indispensável (por exemplo, depois do acionamento repetido do pedal do travão), então surge o processo de arranque automático.

Para obter mais informações sobre o estado atual do sistema podem aparecer no ecrã do Infotainment no menu Estado do veículo.

Se existir uma avaria no sistema, será apresentada uma mensagem correspondente no visor do painel de instrumentos. Dirija-se a uma oficina especializada.

Aviso

  • Se o motor tiver sido desligado automaticamente e o condutor não tiver o cinto colocado durante mais de 30 segundos ou se a porta do condutor for aberta, então o motor tem de ser ligado manualmente.
  • Se um veículo com caixa de velocidades automática se mover a uma velocidade baixa (p. ex., em trânsito congestionado) e ficar parado após um ligeiro acionamento do pedal do travão, nesse caso não irá ocorrer nenhuma desativação automática do motor. A desativação automática do motor ocorre através de um acionamento mais forte do pedal do travão.
  • Nos veículos com caixa de velocidades automática não há o desligamento automático do motor, quando o sistema deteta um processo de manobra devido a um ângulo de viragem grande.

Desativar/ativar o sistema manualmente


Fig. 238 Tecla do sistema START-STOP

Quando o sistema está ativo, no botão acende-se o símbolo .

Se o sistema é desligado, então este é automaticamente ativado novamente depois de desligar e ligar a ignição.

Aviso Se o sistema for desativado depois de o motor ter sido desligado automaticamente, de seguida, terá lugar o procedimento de arranque automático.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Ligar e desligar o motor

Introdução ao tema Dependendo do equipamento é possível ligar/desligar a ignição e de ligar/desligar o motor com o chave na ignição ou o botão de arranque.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Travagem e estacionamento

Introdução ao tema O desgaste dos travões depende das condições de utilização e do estilo de condução. Nas condições difíceis (p. ex., trânsito urbano, estilo de condução desportiva) deve mandar verificar o estado dos travões também entre os intervalos de serviço por uma oficina especializada.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Informação acerca dos travões

Pastilhas dos travões novas Durante os primeiros 400 km, as pastilhas dos travões novas não permitem ainda a sua máxima capacidade de travagem, tendo de "acamar" primeiro. Para compensar a força de travagem um tanto reduzida, ter-se-á de pisar o pedal do travão com mais força. Evite sobrecarregar os travões durante o tempo de rodagem.

Manuais