O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Ligar e desligar o motor

Introdução ao tema

Dependendo do equipamento é possível ligar/desligar a ignição e de ligar/desligar o motor com o chave na ignição ou o botão de arranque.

ATENÇÃO

  • Nunca desligue o motor, antes de o veículo estar parado - Existe perigo de acidente!
  • Durante a condução com o motor parado, a ignição deve estar sempre ligada.

    Caso contrário, pode bloquear a direção - Existe perigo de acidente!

  • Remova a chave de ignição do canhão da ignição apenas, depois de o veículo estar completamente parado, Estacionamento. Caso contrário, pode bloquear a direção - Existe perigo de acidente!
  • Nunca deixe o veículo com o motor ligado sem supervisão - existe risco de acidente, de roubo entre outros.
  • Nuca deixar o motor a trabalhar em espaços fechados (p. ex. garagens) - existe perigo de intoxicação e vida!

CUIDADO

  • Só ligar então o motor, quando o motor e o veículo estão parados - existe o perigo de um dano no motor de arranque e motor!
  • Durante o reboque do veículo, não ligue o motor - Existe o perigo de danificar o motor e o catalisador! Pode tentar pô-lo a trabalhar com o auxílio da bateria de outro veículo.
  • Nos veículos com botão de arranque observar onde se encontra a chave. O sistema é capaz de reconhecer a chave válida, mesmo quando esta tiver sido esquecida no teto do veículo - existe o perigo de perda ou danificação da chave.

Aviso Não deixar o motor aquecer parado. Por isso, começar a andar imediatamente após o arranque do motor. Com isso o motor atinge a sua temperatura de funcionamento mais rapidamente.

Imobilizador eletrônico e bloqueio da direção

O imobilizador eletrónico (a seguir denominado apenas imobilizador) e o bloqueio da direção dificultam uma possível tentativa de roubo ou uma utilização não autorizada do veículo.

Imobilizador

O imobilizador permite o arranque do motor exclusivamente com a utilização da chave original do veículo.

Mau funcionamento do imobilizador

Em caso de uma falha nos componentes do imobilizador na chave, não é possível arrancar o motor. No visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem sobre o fato de que o imobilizador está ativo.

Utilize para o arranque a outra chave do veículo, se necessário, pedir ajuda de uma oficina especializada.

Bloqueio da direção - bloquear

Bloqueio da direção - desbloquear

ATENÇÃO Nunca deixe o veículo andar com o bloqueio da direção trancada - Existe perigo de acidente!

Ligar/desligar a ignição


Fig. 235 Posições da chave do veículo no canhão de ignição / botão de arranque

Posições da chave do veículo no canhão de ignição " Fig. 235 - A

  1. Ignição desligada, motor desligado
  2. Ignição ligada
  3. Arranque do motor

Ligar/desligar a ignição nos veículos com botão de arranque

Nos veículos com caixa de velocidades manual, não pode carregar no pedal da embraiagem ao ligar/desligar a ignição, caso contrário, é efetuado um processo de arranque.

Nos veículos com caixa de velocidades automática não pode carregar no pedal do travão ao ligar/desligar a ignição, caso contrário, é efetuado um processo de arranque.

Arrancar/parar o motor

Antes de ligar o motor

Arranque do motor

Se o motor não pegar dentro de 10 segundos, rode a chave para a posição 1 .

Repita o processo de arranque depois de 30 segundos.

Em veículos com motores a gasóleo acendem-se no processo de arranque, a luz de controlo de pré-aquecimento . Depois de a luz de controlo apagar o motor arranca.

Desligar o motor

Nos veículos com caixa de velocidades automática, a chave só poderá ser retirada se a alavanca seletora se encontrar na posição P (só se aplica para alguns países).

Se o motor tiver sido fortemente solicitado e durante muito tempo, não deve desligá-lo imediatamente no final da viagem. Deve deixá-lo a trabalhar ao ralenti ainda durante cerca de 1 minuto. Deste modo, evita uma acumulação de calor do motor desligado.

Desligamento de emergência do motor em veículos com botão de arranque

O sistema está equipado com um dispositivo de proteção contra a paragem involuntária, no modo de condução o motor só pode ser desligado em caso de emergência.

Após a paragem de emergência do motor, o bloqueio da direção permanecerá desbloqueada.

CUIDADO Quando a temperatura exterior for abaixo de -10 ºC, a alavanca seletora deve estar sempre no modo P ao ligar um veículo com caixa de velocidades automática.

Aviso

  • Após o arranque do motor frio podem surgir, por um curto período de tempo, maiores ruídos de rolamento.

  • Durante o processo de pré-aquecimento, não devem estar ligados grandes consumidores de eletricidade - a bateria do veículo descarregar-se-ia desnecessariamente.

  • Depois de desligar a ignição, o ventilador do radiador pode ainda continuar a funcionar (mesmo com interrupções) durante cerca de 10 minutos.

Problemas com o arranque do motor - veículos com botão de arranque


Fig. 236 Arranque do motor - manter a chave no botão

Se o arranque do motor não for possível e aparece no visor do painel de instrumentos uma mensagem que a chave não pôde ser detetada pelo sistema ou existe uma falha do sistema, então deve tentar ligar o motor como se segue.

Se o motor não arrancar, então deve ser solicitada a ajuda de uma oficina especializada

CUIDADO Pode acontecer que a chave não pode ser detetada pelo sistema se a bateria na chave está quase gasta ou se o sinal é perturbado.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Arranque e condução

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistema Start-Stop

Introdução ao tema O sistema START-STOPP (a seguir designado apenas sistema) reduz a emissão de CO2 e as emissões nocivas e economiza combustível.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Desbloquear e bloquear o veículo com Keyless Access

Fig. 123 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: A - Zonas próximas. B - Abrir a porta do porta-bagagens com abertura controlada por sensores (Easy Open) Fig. 124 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: superfície sensora A de destrancagem na parte interior do manípulo da porta e superfície sensora B de trancagem na parte exterior do manípulo.

Manuais