O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Colisões frontais e as leis da física

Cintos de segurança
Fig. 4 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cintos de segurança está em rota de colisão com um muro.

Cintos de segurança
Fig. 5 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cintos de segurança colide com o muro.

O princípio físico de uma colisão frontal pode ser explicado com facilidade. Assim que o veículo entra em movimento → Fig. 4, é criada, tanto no veículo como nos seus ocupantes, uma energia de movimento, a assim denominada "energia cinética".

Quanto maior a velocidade e o peso do veículo, mais energia deve ser amortecida em caso de acidente.

A velocidade do veículo, entretanto, é o fator mais significativo. Quando, por exemplo, a velocidade dobra de aproximadamente 25 km/h (15 mph) para aproximadamente 50 km/h (31 mph), a energia cinética é quadruplicada! A intensidade da "energia cinética" depende em grande parte da velocidade do veículo, do peso do veículo e dos ocupantes do veículo. Com velocidade e peso crescentes, mais energia precisa ser dissipada em caso de um acidente.

Os ocupantes do veículo que não colocaram seus cintos de segurança não estão, portanto, "presos" ao seu veículo. Consequentemente, essas pessoas continuarão a se movimentar com a mesma velocidade do veículo antes do impacto, até que parem! Uma vez que, no presente exemplo, os ocupantes do veículo não estão usando o cinto de segurança, a energia cinética total dos ocupantes do veículo, no caso de uma colisão, somente é dissipada pelo impacto contra o muro → Fig. 5.

A uma velocidade de aproximadamente 30 km/h (19 mph) até aproximadamente 50 km/h (31 mph) em um acidente ocorrem forças atuantes no corpo que podem exceder facilmente uma tonelada (1.000 kg). As forças atuantes sobre o corpo aumentam ainda mais em velocidades maiores.

Este exemplo não se aplica somente a colisões frontais, mas sim a todos os tipos de acidentes e colisões.

O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança?

Cintos de segurança
Fig. 6 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente.

Cintos de segurança
Fig. 7 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frente sobre o condutor com cinto de segurança.

Muitas pessoas acreditam ser possível segurar o próprio corpo com as mãos em um acidente leve.

Isto não é possível! Mesmo em velocidades mínimas de impacto, o corpo sofre a ação de forças que não podem mais ser amortecidas com os braços e as mãos. Em caso de um acidente frontal, os ocupantes do veículo sem cinto de segurança são lançados para frente e batem de forma descontrolada em partes do interior do veículo, como, por exemplo, volante, painel de instrumentos ou para-brisa → Fig. 6.

O sistema de airbag não substitui o cinto de segurança. O acionamento dos airbags proporciona somente uma proteção complementar. Os airbags não são acionados em todos os tipos de acidente. Mesmo quando o veículo estiver equipado com um sistema de airbag, todos os ocupantes do veículo devem estar com o cinto de segurança corretamente colocado durante toda a condução, inclusive o condutor. Com isso, o perigo de ferimentos graves ou fatais em caso de acidentes é reduzido - independentemente da existência ou não de um airbag para o assento.

Um airbag é acionado somente uma vez. Para obter a melhor proteção possível, os cintos de segurança devem estar sempre colocados corretamente para garantir a proteção mesmo sem o acionamento do airbag. Ocupantes do veículo sem cinto de segurança podem ser lançados para fora do veículo e, assim, sofrer ferimentos ainda mais graves ou fatais.

Também é importante que os ocupantes do veículo nos bancos traseiros coloquem os cintos de segurança corretamente, uma vez que são lançados de forma descontrolada pelo interior do veículo em caso de acidente. Um passageiro no banco traseiro sem cinto de segurança colocado é um perigo tanto para si como para o condutor e demais pessoas no veículo → Fig. 7.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luz de advertência

Fig. 2 No instrumento combinado: luz de advertência. Fig. 3 No display do instrumento combinado: indicador de status do cinto de segurança para os assentos traseiros. Acesa ou piscando Causa possível Solução Cinto de segurança do condutor não está colocado. Colocar os cintos de segurança. Cinto de segurança do passageiro dianteiro não colocado, com o banco do passageiro dianteiro ocupado. Objetos encontram-se sobre o banco do passageiro dianteiro. Retirar os objetos do banco do passageiro dianteiro e guardá-los com segurança. Cinto de segurança de um ocupante do banco traseiro do veículo não colocado. Colocar o cinto de segurança. Cinto de segurança de um ocupante do banco traseiro do veículo colocado.  

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Os cintos de segurança protegem

Fig. 8 Condutor protegido pelo cinto de segurança colocado corretamente em uma manobra de frenagem súbita.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Assistente de descida de pendentes (HDC)

Descrição e funcionamento Válido para veículos: 4Drive O assistente de descida limita a velocidade nas descidas pronunciadas travando automaticamente as quatro rodas, tanto marcha para a frente como marcha-atrás. Ao permanecer o sistema antibloqueio de travões ativo, impede-se que se bloqueiem as rodas.

Manuais