O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Combustível

Tipos de gasolina

O tipo de gasolina indicado figura no interior da tampa do depósito.

O veículo é equipado com catalisador e só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo. A gasolina deve cumprir a norma europeia EN 228 ou alemã DIN 51626-1 e ser sem chumbo. Pode abastecer combustíveis com uma proporção máxima de etanol de 10% (E10). Os diversos tipos de gasolina distinguem-se pela octanagem (ROZ).

Os seguintes títulos dizem respeito ao adesivo situado na tampa do depósito:

Gasolina sem chumbo super de 95 octanas ou normal com um mínimo de 91 octanas

Recomenda-se a utilização de gasolina super de 95 octanas. Se não a tiver à disposição: gasolina normal de 91 octanas, com ligeira redução de potência.

Gasolina super sem chumbo com um mínimo de 95 octanas

Deverá utilizar gasolina super com um mínimo de 95 octanas.

Se não tiver gasolina super ao dispor, também pode abastecer gasolina normal de 91 octanas em caso de emergência. O veículo só poderá ser conduzido, porém, num regime de rotações médio, com carga do motor reduzida.

Abasteça com gasolina super assim que tiver ocasião.

Gasolina sem chumbo super de 98 octanas ou normal com um mínimo de 95 octanas

Recomenda-se a utilização de gasolina super Plus de 98 octanas. Se não a tiver à disposição: gasolina super de 95 octanas, com ligeira redução de potência.

Se não tiver gasolina super ao dispor, também pode abastecer gasolina normal de 91 octanas em caso de emergência. O veículo só poderá ser conduzido, porém, num regime de rotações médio, com carga do motor reduzida.

Abasteça com gasolina super assim que tiver ocasião.

Aditivos da gasolina

O comportamento, a potência e a vida útil do motor dependem da qualidade do combustível.

Por isso, dever-se-á abastecer gasolina de qualidade com aditivos adequados, já adicionados pela indústria petrolífera, livres de metais. Estes aditivos têm uma ação contra a corrosão, limpam o sistema de combustível e evitam as sedimentações no motor.

Caso não exista gasolina de qualidade com aditivos livres de metais disponível ou se ocorrerem anomalias no motor, deverá adicionar os aditivos necessários ao abastecer.

Nem todos os aditivos para gasolina deram provas da sua eficácia. A utilização de aditivos não apropriados para a gasolina pode provocar danos consideráveis no motor e danificar o catalisador. Nunca se deverão utilizar aditivos metálicos para a gasolina. Os aditivos metálicos também podem encontrar-se nos aditivos para gasolina disponíveis para melhorar o poder antidetonante ou aumentar o índice de octanas.

A SEAT recomenda os "Aditivos Originais do Grupo Volkswagen para motores a gasolina".

Nos concessionários SEAT podem adquirir-se estes aditivos e obter informações sobre a sua utilização .

CUIDADO

Aviso

Combustível diesel

Tenha em conta a informação existente na parte interior da tampa do depósito.

Recomenda-se a utilização de combustível diesel segundo a norma europeia EN 590. Se não tiver à disposição diesel segundo esta norma, o índice de cetano (CZ) deve ser, no mínimo, 51. Se o motor dispuser de filtro de partículas, o conteúdo de enxofre do combustível deve estar abaixo de 50 partes por milhão.

Gasóleo de inverno

O gasóleo de verão torna-se mais espesso no inverno e dificulta o arranque. Por esse motivo, no inverno, as estações de serviço oferecem gasóleo com melhor capacidade de fluidez em tempo frio (gasóleo de inverno).

Água no filtro de combustível 1)

Se seu veículo tem um motor diesel e está equipado com um filtro de combustível com decantador de água, no painel de instrumentos pode aparecer um aviso de: Água no filtro de combustível. Neste caso leve o veículo a uma oficina especializada para que retirem a água do filtro de combustível.

1) Válido para o mercado: Argélia.

CUIDADO

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Abastecer

Reabastecimento Assim que a pistola de enchimento automática, corretamente utilizada, corte o abastecimento de combustível, pode-se considerar que o depósito de combustível está "cheio".

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de depuração de gases de escape para veículos com motor diesel (AdBlue)

Introdução ao tema Para reduzir as emissões contaminantes, nos motores diesel podem-se utilizar os catalisadores RCS (RCS = redução catalítica seletiva).

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Destrancamento/trancamento de emergência

Trancar/destrancar a porta do condutor Fig. 324 Manípulo da porta do condutor: Abrir a cobertura da fechadura / cilindro da fechadura com chave

Manuais