O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de depuração de gases de escape para veículos com motor diesel (AdBlue)

Introdução ao tema

Para reduzir as emissões contaminantes, nos motores diesel podem-se utilizar os catalisadores RCS (RCS = redução catalítica seletiva).

Mediante a solução especial de ureia AdBlue o catalisador RCS transforma o óxido de nitrogénio em nitrogénio e água.

O AdBlue aloja-se num depósito separado do veículo.

ATENÇÃO

Se o nível de AdBlue está demasiado baixo e desliga-se a ignição, já não será possível voltar a pôr o motor em marcha. Também não utilizando a ajuda de arranque!

ATENÇÃO

AdBlue é um líquido irritante e corrosivo que pode provocar lesões na pele, os olhos e os órgãos respiratórios se entra em contacto com eles.

CUIDADO

O AdBlue ataca as superfícies pintadas do veículo, o plástico, peças de vestuário e a alcatifa, entre outros. Em caso de derramar, limpe-o mais depressa possível com um pano húmido e abundante água fria.

Avisos de controlo e advertência

Acende-se a vermelho
Impossível arrancar o motor! O nível de AdBlue é demasiado baixo. Estacione o veículo num lugar apropriado e plano tomando as precauções de segurança necessárias e carregue a quantidade mínima necessária de AdBlue.
Acende-se a amarelo
O nível de AdBlue está baixo. Carregue AdBlue em decorrência dos quilómetros indicados. A SEAT recomenda que para tal se dirija a uma oficina especializada.

juntamente com

Acende-se a vermelho
Impossível arrancar o motor! Há uma avaria no sistema do AdBlue.

Vá a uma oficina especializada sem desligar e voltar a ligar a ignição, e solicite a revisão do sistema

Vá a uma oficina especializada sem desligar e voltar a ligar a ignição, e solicite a revisão do sistema.

juntamente com

Acende-se a amarelo
O sistema do AdBlue apresenta uma avaria ou encheu-se com AdBlue que não cumpre a norma prescrita. Vá imediatamente a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema.

Ao ligar a ignição acendem-se durante um breve período alguns avisos de advertência e de controlo como modo de verificação. Apagam-se após alguns segundos.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança.

Informação a respeito do AdBlue

O consumo de AdBlue depende do estilo pessoal de condução, da temperatura de serviço do sistema e da temperatura ambiente existente quando se utiliza o veículo.

O AdBlue congela-se a partir de -11ºC (+13ºF). O sistema conta com elementos aquecedores que garantem seu funcionamento também a temperaturas baixas.

A capacidade do depósito de AdBlue é de aprox. 12 litros.

A quantidade mínima que é necessário carregar (supondo que o depósito está vazio) figura no adhesivo do AdBlue situado no soalho da bagageira.

O depósito de AdBlue não deverá estar nunca vazio. A partir de uma autonomia inferior a 2400 km, no ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação de que é necessário carregar AdBlue. Se se ignorar esta indicação, mais tarde já não será possível pôr o motor em marcha em Introdução ao tema. Se não aparece esta indicação, não é necessário carregar AdBlue.

AdBlue é uma marca registada da Associação alemã da Indústria do Automóvel (VDA) e também se conhece como AUS32 ou DEF (Diesel Exhaust Fluuam).

CUIDADO

Se se carregar AdBlue em excesso, podem-se produzir danos no sistema do depósito.

Carregar AdBlue

Verificação e reposição dos níveis
Fig. 220 Tampão do bocal de enchimento do depósito de AdBlue.

Operações antes de realizar a carga

Colocar o veículo sobre uma superfície plana.

Se o veículo não se encontrar numa superfície plana, se não, por exemplo, numa subida ou subido por um lado sobre um passeio, pode ser que o indicador do nível não detete corretamente a carga.

Se mostrou uma mensagem sobre o nível de AdBlue no ecrã do painel de instrumentos, carregue pelo menos a quantidade mínima necessária (aprox. 5,7 litros. Só se abastece esta quantidade se se detetar que tem reposto AdBlue e poderá arrancar o motor de novo.

A quantidade máxima que se pode abastecer é de 12 litros.

Desligue a ignição. Se a ignição não estiver desligada durante a carga, pode acontecer que no ecrã do painel de instrumentos continue a aparecer a indicação de que é necessário carregar.

Abrir o bocal de enchimento do depósito

Carregar com uma garrafa de recarga

Utilize unicamente AdBlue que cumpra a norma ISO 22241-1. Utilize somente embalagens originais.

Fechar o bocal de enchimento do depósito

Operações antes de continuar a marcha

ATENÇÃO

O AdBlue dever-se-á guardar unicamente na embalagem original bem fechada e num lugar seguro.

CUIDADO

Aviso sobre o impacto ambiental

Elimine a garrafa de abastecimento respeitando o meio ambiente.

Aviso

Nos concessionários SEAT podem-se adquirir garrafas de recarga adequadas de AdBlue.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Combustível

Tipos de gasolina O tipo de gasolina indicado figura no interior da tampa do depósito. O veículo é equipado com catalisador e só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo. A gasolina deve cumprir a norma europeia EN 228 ou alemã DIN 51626-1 e ser sem chumbo. Pode abastecer combustíveis com uma proporção máxima de etanol de 10% (E10). Os diversos tipos de gasolina distinguem-se pela octanagem (ROZ).

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Compartimento do motor

Verificação de níveis Fig. 221 Figura orientadora da posição dos elementos.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > AdBlue e o seu reabastecimento

Introdução ao tema Para reduzir as emissões de substâncias nocivas nos veículos de motores a gasóleo com o catalisador SCR, é injetado no sistema de escape antes do catalisador, a solução de ureia AdBlue.

Manuais