O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conservar e limpar o interior do veículo

A limpeza e conservação de peças individuais do veículo podem ser consultadas na seguinte tabela. Trata-se de simples recomendações.

Tecidos de peças de roupa modernos, por exemplo, jeans escuro, muitas vezes não possuem fixação suficiente em seu tingimento.

Principalmente em caso de revestimentos de bancos claros (em tecido ou couro), e mesmo seguindo as determinações de uso, podem ocorrer manchas nitidamente visíveis causadas pelo desbotamento destes tecidos de peças de roupa. Nestes casos, não se trata de uma falha no revestimento, mas sim de falta de fixação da cor nos tecidos da peça de roupa.

Indicações para limpeza e conservação

Peça do veículo Situação Procedimento
Vidros Impurezas. Limpar com um limpa-vidros e, em seguida, secar com uma flanela limpa ou com um pano que não solte fiapos.
Tecidos, material de microfibra, couro sintético Pequenas partes de sujeira que aderem na superfície. Remover frequentemente com um aspirador de pó para que o material não seja danificado pela constante escovação.
Impurezas à base de água, por exemplo, café, chá. Remover com um pano absorvente e solução de sabão neutro a).
Impurezas à base de gordura, por exemplo, óleo, maquiagem. Aplicar solução de sabão neutro a), secar as partes de graxa e corantes com um pano absorvente; se necessário, ainda aplicar água.
Impurezas especiais, como, por exemplo, caneta esferográfica, esmalte de unha, spray de tinta, graxa de sapato, sangue. Utilizar um removedor de manchas especial, se necessário, ainda aplicar solução de sabão neutro a).
Conservação. Não tratar tecidos, material de microfibra ou couro sintético com produtos de conservação de couro, ceras para pisos, graxas para sapatos, removedores de manchas ou semelhantes.
Couro natural Sujeiras frescas. Remover com um pano de algodão e solução de sabão neutro a). Limpar o couro natural imediatamente.
Impurezas à base de água, por exemplo, café, chá. Manchas frescas: remover com um pano absorvente.

Manchas secas: tratar com um removedor de manchas adequado para couro.

Impurezas à base de gordura, por exemplo, óleo, maquiagem. Manchas frescas: tratar com um removedor de manchas adequado para couro e com um pano absorvente.

Manchas secas: spray removedor de gordura.

Impurezas especiais, como, por exemplo, caneta esferográfica, esmalte de unha, spray de tinta, graxa de sapato, sangue. Tratar com um removedor de manchas adequado para couro.
Conservação. Aplicar regularmente e após cada limpeza creme de conservação com proteção contra luz e efeito duradouro; se necessário, utilizar creme para couro com coloração especial. No caso de veículo parado por um longo período em ambiente externo, proteger o couro cobrindo-o para evitar os raios solares diretos.

Nunca tratar o couro com solventes, ceras de polimentos, graxas para sapato, removedores de manchas ou produtos semelhantes.

Peças de plástico Impurezas. Remover com um pano macio e úmido.
Impurezas persistentes. Remover com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutro a), se necessário, utilizar produto de limpeza para plástico sem solvente.
Peças decorativas, peças decorativas Impurezas. Limpar exclusivamente com um pano macio e solução de sabão neutro a) em um ambiente sem poeira.

No caso de sujeira persistente no aço inoxidável, se necessário, utilizar um produto de limpeza livre de solvente adequado.

Superfícies anodizadas: não utilizar produto para conservação de peças cromadas.

Comandos Impurezas. Remover as sujeiras grossas com um pincel macio. Em seguida, limpar os comandos com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutroa). Atentar para que nenhum líquido penetre nos comandos.
Displays Impurezas. Utilizar um pano macio com um pouco de água, limpador de vidro comum ou com um limpador de tela LCD.

Não limpar os displays

Vedações de borracha Impurezas. Limpar com um pano macio que não solte fiapos e muita água.
Conservação. Tratar frequentemente com um produto de conservação de borracha adequado.
Cintos de segurança Impurezas. Puxar o cinto de segurança totalmente para fora e deixar o cadarço do cinto desenrolado. Remover a sujeira grossa com uma escova macia. A seguir, limpar o cinto de segurança com solução de sabão suave.

Deixar o tecido do cinto secar completamente, depois enrolar.

Elementos decorativos de madeira Impurezas. Remover com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutro a).

a) Solução de sabão suave: no máximo 2 colheres de sopa de sabão neutro em um litro de água.

Limpeza de estofamentos em superfícies do banco com aquecimento do banco e em bancos com possibilidade de ajuste elétrico ou com componentes do airbag

No banco do condutor, no banco do passageiro dianteiro e, se for o caso, nos assentos laterais do banco traseiro pode haver componentes do sistema de airbag e conexões de conectores elétricos montados. Avariar, limpar e manipular de forma inadequada ou molhar estes assentos e encostos, além de danos ao sistema elétrico do veículo, podem causar danos ao sistema de airbag → em Orientações para a conservação do veículo.

Em bancos ajustáveis eletricamente e na superfície dos bancos com aquecimento do banco existem componentes elétricos e conexões de conectores que podem ser danificados em caso de limpeza ou tratamento inadequado.

Isto também pode causar danos a outras partes do sistema elétrico do veículo.

Por este motivo, deve-se observar as seguintes orientações de limpeza:

ATENÇÃO

A limpeza inadequada pode danificar o cinto de segurança, das ancoragens e dos retratores automáticos.

  • Os cintos de segurança, bem como seus componentes, jamais devem ser higienizados quimicamente ou entrar em contato com líquidos corrosivos, solventes ou objetos cortantes.
  • Deixar o cinto de segurança lavado secar antes de recolher.
  • Jamais deixar objetos estranhos ou líquidos penetrarem nos engates dos fechos dos cintos de segurança.
  • Nunca tentar reparar, modificar ou desmontar os cintos de segurança por conta própria.

NOTA

A limpeza e a conservação inadequadas podem causar danos ao veículo.

  • Observar sempre as instruções exatamente.
  • Objetos afiados, por exemplo, zíperes ou rebites de peças de roupas ou cintos podem danificar superfícies. Velcros abertos também podem ocasionar danos.
  • Nunca utilizar um limpador a vapor, escovas, esponjas rígidas etc., para a limpeza.
  • Para evitar danos, contratar uma empresa especializada para efetuar a remoção de manchas persistentes.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Limpar e conservar a parte externa do veículo

A limpeza e conservação de peças individuais do veículo podem ser consultadas na seguinte tabela. Trata-se de simples recomendações. Indicações para limpeza e conservação Peça do veículo Situação Procedimento Vidros, superfícies de vidro Resíduos de cera de sistemas de lavagem de veículo ou produtos de conservação. Remover os resíduos de cera de todas as superfícies de vidro com o pano de limpeza de vidro G 052 522 A2 ou com um limpa-vidros adequado. Neve. Remover a neve de todos os vidros e espelhos retrovisores externos com uma vassourinha. Gelo. Utilizar spray descongelante.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Autoajuda

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Alarme antirroubo

Descrição A função do alarme antirroubo consiste em dificultar a abertura ou o roubo do veículo por estranhos. O alarme antirroubo ativa-se automaticamente ao fechar o veículo com a chave. As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão duas vezes ao abrir e desativar o alarme. As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão uma vez ao fechar e ativar o alarme.

Manuais