O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Limpar e conservar a parte externa do veículo

A limpeza e conservação de peças individuais do veículo podem ser consultadas na seguinte tabela. Trata-se de simples recomendações.

Indicações para limpeza e conservação

Peça do veículo Situação Procedimento
Vidros, superfícies de vidro Resíduos de cera de sistemas de lavagem de veículo ou produtos de conservação. Remover os resíduos de cera de todas as superfícies de vidro com o pano de limpeza de vidro G 052 522 A2 ou com um limpa-vidros adequado.
Neve. Remover a neve de todos os vidros e espelhos retrovisores externos com uma vassourinha.
Gelo. Utilizar spray descongelante.

Ao utilizar um raspador de plástico, raspar sempre em apenas um sentido. Não movimentar para frente e para trás.

Não utilizar água morna ou quente.

Palhetas dos limpadores dos vidros Pequenos danos na pintura. Melhorar com caneta para retoque em pintura. Obter o número da pintura da etiqueta de dados do veículo.

Para superfícies com acabamento fosco, procurar uma empresa especializada.

Pintura Combustível que transbordou. Lavar imediatamente com água.
Ferrugem. Remover a ferrugem com um remover de ferrugem. Não polir as regiões afetadas pela ferrugem! Em seguida, conservar a pintura com cera conservante. Consultar uma empresa especializada em caso de dúvida.
Corrosão. Procurar uma empresa especializada para a remoção.
A água não forma mais gotas na superfície limpa. Fazer a conservação da pintura com cera conservante sólida no mínimo 2 vezes ao ano.
Sem brilho apesar da conservação/pintura não atrativa. Tratar o veículo limpo e sem poeira com pasta para polir adequada. Em seguida, conservar a pintura com cera conservante caso a pasta para polir não contenha componentes de conservação.
Depósitos, por exemplo, resíduos de inseto, excremento de pássaros, seiva de árvore, sal para degelo. Lavar imediatamente com água e remover com um pano de microfibra.
Impurezas à base de gordura, por exemplo, cosméticos, protetor solar. Remover imediatamente com solução de sabão neutroa) e um pano macio.
Diferenças de cores após a remoção de películas decorativas e de películas de proteção. Tratar com pasta para polir adequada. Em seguida, conservar a pintura com cera conservante caso a pasta para polir não contenha componentes de conservação.
Películas de decoração, películas de proteção Impurezas. Limpar como a pintura.

Película decorativa fosca: utilizar produto para limpeza de plástico.

Impurezas persistentes. Remover com álcool e enxaguar, a seguir, com água morna.

Película decorativa fosca: utilizar produto para limpeza de plástico.

Depósitos, por exemplo, resíduos de inseto, excremento de pássaros, seiva de árvore, sal para degelo. Amolecer imediatamente com água ou solução de sabão neutro a) e remover com um pano de microfibra.
Conservaçã Tratar o veículo limpo e sem poeira com cera conservante líquida a cada 3 meses. Para aplicação, utilizar somente panos de microfibra.

Não utilizar cera quente, nem mesmo em sistemas de lavagem!

Peças decorativas, peças decorativas Impurezas. Limpar exclusivamente com um pano macio e solução de sabão neutroa) em um ambiente sem poeira.

No caso de sujeira persistente no aço inoxidável, se necessário, utilizar um produto de limpeza livre de solvente adequado.

Superfícies anodizadas: não utilizar produto para conservação de peças cromadas.

Faróis, lanternas traseiras Impurezas. limpar com uma solução de sabão neutroa) e uma esponja úmida.

Não utilizar produto de limpeza que contenha álcool.

Rodas Impurezas e sal para degelo Limpar com muita água. Não utilizar pasta para polir a pintura ou outras substâncias abrasivas.

Em rodas de liga leve: lavar a cada 2 semanas e, em seguida, tratar com produto de limpeza não ácido.

A Volkswagen recomenda aplicar cuidadosamente cera nas rodas a cada 3 meses.

Verniz danificado. Melhorar imediatamente com caneta para retoque em pintura.
Poeira do freio Utilizar produto de limpeza específico.
Sensores, lentes da câmera Impurezas. Sensores: utilizar pano macio com produto de limpeza livre de solventes.

Lentes das câmeras: utilizar pano macio com produto de limpeza sem álcool.

Neve. Remover com uma escova de mão. Não utilizar água morna ou quente.
Gelo. Remover com um spray anticongelante sem solvente.

Não utilizar água morna ou quent

Cilindro da fechadura da porta Formação de gelo. A Volkswagen recomenda utilizar o spray original Volkswagen com efeito hidratante e anticorrosivo para descongelamento do cilindro da fechadura das portas.

Não utilizar produto para descongelamento do cilindro da fechadura da porta que contenha substâncias desengordurantes.

Ponteiras do escapamento Depósitos de sal para degelo. Remover com água e, se necessário, um produto de limpeza adequado para aço inoxidável.

Não utilizar produtos de limpeza com solventes!

Proteção da parte inferior do veícu Manutenção. Verificar a proteção da parte inferior do veículo regularmente e, se necessário, deixar que sejam feitas melhorias.

Não utilizar produtos anticorrosivos e de proteção da parte inferior do veículo nos tubos do escapamento, nos catalisadores, nos escudos térmicos ou em outras peças quentes do veículo.

Compartimento do motor, caixa coletora de água (área entre o compartimento do motor e o para-brisa) Folhas e outros objetos soltos. Remover com a mão ou com um aspirador de pó.
Impurezas. A limpeza deve ser sempre realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

A água introduzida manualmente na caixa coletora de água (ao usar um lavador de alta pressão, por exemplo) pode causar danos graves ao veículo.

a) Solução de sabão suave: no máximo 2 colheres de sopa de sabão neutro em um litro de água.

ATENÇÃO

O compartimento do motor é uma área do veículo perigosa. Todos os trabalhos no motor ou no compartimento do motor podem resultar em ferimentos, queimaduras e riscos de acidente e de incêndio!

  • Antes dos trabalhos, tomar conhecimento das ações necessárias e das precauções de segurança geralmente válidas.
  • A Volkswagen recomenda que os trabalhos sejam realizados por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

NOTA

A limpeza e a conservação inadequadas podem causar danos ao veículo.

  • Observar sempre as instruções exatamente.
  • Não utilizar objetos de limpeza muito duros ou que arranhem.

NOTA

As aberturas para drenagem da caixa coletora de água podem estar entupidas com folhagem e sujeira. A água que não foi drenada pode chegar ao interior do veículo.

  • A limpeza da região abaixo da cobertura perfurada deve ser realizada por uma empresa especializada.

Influências do ambiente, como raios solares, umidade, poluição do ar, batidas de pedras etc. afetam a durabilidade e a coloração da película de decoração ou proteção. Marcas de envelhecimento e de uso são desgastes comuns e não indicam defeito. Sinais de uso e de desgaste podem surgir nas películas decorativas após aproximadamente 1 a 3 anos e após aproximadamente 2 a 3 anos nas películas de proteção. Em zonas de climatização muito quentes, as películas decorativas podem desbotar em um período de um ano. As películas de proteção são mais resistentes e podem desbotar em um período de dois anos.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Lavagem do veículo

Lavar cuidadosamente também a parte inferior do veículo com frequência para remover resíduos de sal para degelo ou de água do mar. Sistema de lavagem automático

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conservar e limpar o interior do veículo

A limpeza e conservação de peças individuais do veículo podem ser consultadas na seguinte tabela. Trata-se de simples recomendações. Tecidos de peças de roupa modernos, por exemplo, jeans escuro, muitas vezes não possuem fixação suficiente em seu tingimento.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Características do compartimento de bagagem

Ganchos para fixação da carga Levante os ganchos para os utilizar. Os ganchos para fixação de carga são fornecidos para fixar objetos soltos. AVISO Para evitar ferimentos, volte a colocar os ganchos nas suas posições de acondicionamento sempre que os mesmos não estejam em uso.

Manuais