O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Danos nos pneus

Frequentemente, danos em pneus e aros ocorrem de forma imperceptível. Vibrações estranhas ou puxamento de um lado do veículo, podem indicar danos nos pneus.

Penetração de corpos estranhos no pneu

Desgaste do pneu

O desgaste de pneus depende de diversos fatores, por exemplo:

Forma de condução - Condução rápida em curvas, arranque precipitado e frenagem brusca elevam o desgaste do pneu. Se houver desgaste excessivo do pneu, mesmo com uma forma de condução normal, verificar a regulagem do chassi em uma Concessionária Volkswagen ou em uma empresa especializada.

Falta de balanceamento das rodas - As rodas de um veículo novo estão balanceadas. A falta de balanceamento pode acontecer por diferentes motivos durante a condução e se torna perceptível pela trepidação da direção. A falta de balanceamento causa o desgaste da direção e da suspensão. Por isso, nesses casos, as rodas devem ser balanceadas novamente. Uma roda nova deve ser balanceada após sua montagem.

Regulagem do chassi - Uma má regulagem do chassi prejudica a segurança da condução e causa alto desgaste do pneu. Em caso de alto desgaste do pneu, a posição das rodas deve ser verificada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

ATENÇÃO

Vibrações não habituais ou puxar por um dos lados durante a condução podem indicar danos nos pneus.

  • Reduzir a velocidade imediatamente e parar corretamente em relação ao tráfego.
  • Verificar os pneus e os aros quanto a danos.
  • Nunca prosseguir conduzindo com pneus ou aros danificados. De outro modo, procurar imediatamente auxílio técnico especializado.
  • Se nenhum dano for visível externamente, conduzir devagar e com precaução até a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima para o veículo ser verificado.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Profundidade do perfil e indicador de desgaste

Fig. 268 Perfil do pneu: indicador de desgaste.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Roda sobressalente ou roda de emergência

Fig. 269 No compartimento de bagagem: manípulo para fixação da roda sobressalente.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Rodagem do motor e condução econômica

Rodagem do motor Durante os primeiros 1 500 km, a condução decide sobre a qualidade da rodagem em caso de novo motor. Durante os primeiros 1000 km não carregar o motor com mais do que 3/4 da carga máxima permitida e renunciar ao funcionamento com reboque.

Manuais