O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Dispositivo de reboque

Introdução ao tema

O peso máximo de reboque em caso de funcionamento com reboque depende do motor e o equipamento do veículo. A indicação válida para o seu veículo consta na documentação técnica do veículo, na declaração de conformidade (o chamado documento COC) ou num dos concessionários ŠKODA.

Outras informações (por exemplo, mencionadas na placa de identificação do dispositivo de reboque) fornecem apenas valores de teste do dispositivo.

ATENÇÃO Se o dispositivo de reboque estiver danificado ou incompleto, não pode ser utilizado - existe o perigo de acidente.

Retirar e colocar o gancho de reboque


Fig. 288 Gancho de reboque: girar para fora


Fig. 289 Gancho de reboque: girar para dentro

O gancho de reboque giratório não é removível. O seu engate correta nas duas posições é indicado por uma luz de controlo.

Retirar o gancho de reboque

Colocar o gancho de reboque

No gancho de reboque não pode estar ligado nenhum reboque ou qualquer outro acessório. Na tomada de 13 pinos não pode estar ligado nenhuma ficha ou nenhum adaptador.

Verificar o engate

Em caso de gancho de reboque mal engatado, a luz de controlo no interruptor pisca vermelho, depois de ligar a ignição é emitido um sinal acústico e é apresentada a mensagem correspondente no visor do painel de instrumentos.

ATENÇÃO

  • Ter cuidado com o dispositivo de reboque - existe perigo de ferimentos.
  • Ao retirar o gancho de reboque, não permanece na área central do para-choque traseiro, existe o perigo de ferimentos nas pernas.
  • Não manipular o interruptor, enquanto um reboque ou um outro acessório está acoplado ao gancho de reboque. O gancho de reboque pode soltar-se - existe perigo de acidente e ferimentos.
  • Se a luz de controlo não acender ou piscar dentro do interruptor, ou se o gancho de engate não engatar, então não utilize esse. Dirija-se a uma oficina especializada.

Aviso Em caso de dispositivo de reboque não utilizado, colocar sempre o gancho de reboque por baixo do para-choques.

Carga de apoio com acessórios montados

Na utilização dos acessórios (p.ex., suporte de bicicletas) deve observar o seu comprimento máximo e o peso total autorizado incluindo carga.

O comprimento máximo do acessório montado (medido a partir da cabeça giratória do dispositivo de reboque) é de 70 cm.

O peso total autorizado do veículo dos acessórios montados incl. carga correspondente à carga máxima do reboque em caso de funcionamento com reboque e não pode ultrapassar os 75 kg. Isto também se aplica se a carga máxima do reboque em caso de funcionamento com reboque é, p. ex. de 80 kg.

Este valor aplica-se quando o centro de carga é de um máximo de 30 cm da bola do engate.

Com o aumento da distância do centro de gravidade da carga a partir da cabeça esférica do acoplamento de reboque é o peso total dos acessórios, incluindo a aumentar. Burden a partir de (z. B. a uma distância de 60 cm da cabeça de rótula por cerca de metade).

CUIDADO Nunca exceder o peso total autorizado do acessório incluindo a carga e o comprimento máximo do acessório - existe o perigo de danificar o dispositivo de reboque e o veículo.

Aviso Recomendamos, a utilização de acessório da gama de Acessórios Originais ŠKODA.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Dispositivo de reboque e reboque

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilizar o dispositivo de reboque

Engatar e desengatar o reboque (acessório) Fig. 290 Caixa da tomada de 13 polos, olhal de segurança

 Renault Duster - Manual de Instruções > Troca de roda

Ative o sinal de advertência. Pare o veículo afastado da via de circulação, em solo plano, não escorregadio e firme (se for necessário, coloque um suporte rígido por baixo do macaco). Aperte o freio de mão e engate uma marcha (1a ou marcha ré) para veículos com transmissão mecânica, ou posição P para transmissões automáticas.

Manuais