O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilizar o dispositivo de reboque

Engatar e desengatar o reboque (acessório)


Fig. 290 Caixa da tomada de 13 polos, olhal de segurança

Engatar/desengatar

O desacoplamento faz-se pela ordem inversa.

Espelhos retrovisores exteriores

Se, com os espelhos retrovisores de série, não tiver visibilidade para trás do reboque, deverá mandar montar espelhos exteriores adicionais.

Faróis

Caso um reboque (acessório) esteja acoplado, a parte da frente do veículo poderá elevar-se e a luz poderá ocultar os outros condutores. Definir o alcance dos faróis, Operação da função das luzes.

Alimentação elétrica da rede elétrica do reboque/acessório

Na ligação elétrica entre o veículo e o reboque (acessório), o reboque (acessório) é alimentado através do veículo com corrente (em caso de ignição ligada e desligada).

Com o motor desligado, a bateria do veículo é descarregada pelos consumidores ligados.

Em caso de baixo nível de carregamento da bateria do veículo, a alimentação elétrica da rede elétrica do reboque (acessório) é interrompida.

ATENÇÃO

  • Uma instalação elétrica do reboque (acessórios) ligada incorretamente pode causar acidentes ou ferimentos graves por choque elétrico.
  • Não efetuar adaptações à instalação elétrica do veículo e do reboque (acessórios) - existe o perigo de acidentes ou ferimentos graves por choque elétrico.
  • Depois da a ligação elétrica entre o veículo e o reboque (acessório), verificar as luzes do reboque/acessório quanto ao funcionamento.
  • Nunca utilizar o olhal de segurança para rebocar - existe o perigo de acidente!

CUIDADO

  • Uma instalação elétrica do reboque (acessórios) ligada incorretamente pode causar a incapacidade de funcionamento da eletrónica do veículo.
  • O consumo total de energia de todos os consumidores ligados à rede elétrica do reboque/acessórios não deve ser superior a 350 watts, caso contrário, existe o perigo de danificar o sistema elétrico do veículo.

Carregar o reboque

Corrigir a pressão de ar dos pneus no veículo para "carga completa".

Distribuição da carga

Distribua a carga no reboque, de modo que os objetos pesados fiquem o mais próximo possível do eixo do reboque. Assegurar-se de que a carga não desliza.

Com o veículo vazio e o reboque carregado, a distribuição do peso é desvantajosa.

Se, no entanto, tiver de conduzir com esta combinação, faça-o especialmente devagar.

ATENÇÃO Uma carga não fixada pode afetar de forma significativa e negativa a estabilidade e a segurança de condução - Existe perigo de acidente!

Carga do reboque

A carga rebocável admissível nunca deve ser excedida.

Carga rebocável admissível

a) A indicação válida para o seu veículo consta na documentação técnica do veículo, na declaração de conformidade (o chamado documento COC) ou num dos concessionários ŠKODA.

Serviço de reboque

Velocidade de condução Por precaução, não conduzir com o reboque a uma velocidade superior a 100 km/h.

Reduzir a velocidade, logo que sinta o mínimo movimento de guinada do reboque.

Não tentar compensar esse "movimento" acelerando.

Travões Trave atempadamente! Com um reboque com travões de inércia, trave primeiro suavemente e, depois, com mais força. Desta forma, evitará esticões de travagem devidos ao bloqueio das rodas do reboque.

Antes de entrar numa descida acentuada, engrene atempadamente uma relação de velocidade mais baixa, para poder beneficiar da ação do travão-motor.

ATENÇÃO Com o reboque, conduza sempre com especial cuidado.

CUIDADO Em caso de funcionamento com reboque frequente, o veículo é carregado excessivamente e é por isso que deve ser verificado também entre os intervalos de serviço.

Sistema de alarme antirroubo

O alarme dispara quando num veículo com sistema de alarme antirroubo ativado (em seguida apenas sistema de alarme) for interrompida a ligação ao reboque (acessório).

Desativar sempre o sistema de alarme, antes de engatar ou desengatar um reboque (acessório).

Condições para a integração de um reboque (acessório) no sistema de alarme.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Dispositivo de reboque

Introdução ao tema O peso máximo de reboque em caso de funcionamento com reboque depende do motor e o equipamento do veículo. A indicação válida para o seu veículo consta na documentação técnica do veículo, na declaração de conformidade (o chamado documento COC) ou num dos concessionários ŠKODA.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Avisos de funcionamento

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Carregar o reboque

Carga de reboque e carga de apoio A carga de reboque é a carga que o veículo é capaz puxar. A carga de apoio é a carga que exerce pressão verticalmente sobre a rótula de engate do dispositivo de reboque. As indicações da carga de reboque e da carga de apoio na plaqueta de identificação do dispositivo de reboque são valores de referência do dispositivo. Os valores relativos ao veículo, que frequentemente estão abaixo desses valores, estão relacionados nos documentos do veículo.

Manuais