Renault Duster - Manual de Instruções > Dispositivos de correção e assistência à condução
Seu veículo pode estar equipado com:
- Sistema ABS (antibloqueio de rodas);
- Sistema de assistência à frenagem de emergência;
- controle eletrônico da estabilidade (ESC) com controle de subviragem e de tração;
- auxílio de partida em subida (HSA).
Entretanto, as funções não intervêm no lugar do motorista. Não removem as limitações do veículo e nem devem servir de estímulo à condução em alta velocidade.
Por isso, o sistema nunca poderá substituir a vigilância e a responsabilidade do motorista durante as manobras (o motorista deve estar sempre atento a situações imprevistas que possam ocorrer durante a condução).
ABS (antibloqueio de rodas)
No momento de uma frenagem intensa, o ABS permite evitar o bloqueio das rodas otimizando a distância de frenagem, mantendo o controle sobre o veículo.
Nestas condições, é possível desviar de obstáculos, mesmo com o freio acionado. Além disso, o sistema permite otimizar as distâncias de parada, mesmo que a aderência do piso seja precária (piso molhado, etc.).
A entrada em ação do dispositivo se manifesta por uma vibração do pedal do freio. O ABS não permite, em nenhum caso, aumentar os desempenhos "físicos" à aderência dos pneus ao solo. As regras de prudência devem ser obrigatoriamente respeitadas (distância entre veículos, etc.).
Não é necessário agir com pressões sucessivas (bombeamento).
O ABS modula o esforço aplicado no sistema de freios.
Particularidade dos veículos com 4 rodas motrizes
Em modo "4WD Lock", o sistema pode deixar que as rodas se bloqueiem por breves instantes, de forma a otimizar a distância de frenagem em solos poucos aderentes (neve, lama, areia, etc.).
Irregularidades de funcionamento
- Se em movimento, a luz indicadora for exibida no painel de instrumentos, a frenagem é sempre assegurada;
- Se as luzes indicadoras e forem exibidas no painel de instrumentos, isto indica uma falha nos dispositivos de frenagem.
Neste caso, o ABS é igualmente desativado.
Consulte uma Oficina Autorizada.
A frenagem estará parcialmente assegurada. No entanto, é perigoso frear bruscamente, o que impõe uma parada imperativa e imediata, compatível com as condições de circulação. Entre em contato com uma Oficina Autorizada.
Auxílio à frenagem de emergência com divisor eletrônico de frenagem
(em algumas versões do veículo)
Este é um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias necessárias à parada do veículo.
Princípio de funcionamento O sistema identifica uma situação de frenagem de emergência. Neste caso, o sistema de auxílio à frenagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência e pode ativar a regulagem do ABS
A frenagem ABS mantém-se enquanto o pedal do freio estiver sendo pisado.
Controle eletrônico da estabilidade (ESC) com controle de subviragem e de tração
Controle dinâmico de condução ESC Este sistema ajuda a manter o controle do veículo em situações "críticas" de condução (evitando um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).
Princípio de funcionamento O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer o tipo de condução escolhido pelo motorista.
Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajetória real.
O sistema compara as informações do motorista sobre a trajetória real do veículo e corrige a trajetória, se for necessário, por meio do controle do freio de algumas das rodas ou da potência do motor.
Controle de subesterço Este sistema otimiza a ação do ESC em caso de um subesterço acentuado (perda de aderência dos pneus dianteiros).
Sistema antipatinagem (ASR) Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas motrizes e conservar a trajetória do veículo em situações de partida, aceleração ou desaceleração.
Princípio de funcionamento Usando os sensores de rodas, o sistema mede e compara a velocidade das rodas motrizes em todos os momentos e retarda a sobrerrotação. Se uma roda estiver começando a derrapar, o sistema freia automaticamente até que a rotação fique compatível novamente com o nível de aderência sob a roda.
O sistema também atua para ajustar o regime do motor à aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.
Anomalia de funcionamento Quando o sistema detecta uma falha de operação, a luz de aviso aparece no painel de instrumentos. Nesse caso, o ESC e o ASR são desativados.
Consulte uma Oficina Autorizada.
Auxílio de partida em subida (HSA)
Esse sistema ajuda você a arrancar em subidas. Dependendo da inclinação, ele impede que o veículo recue, aplicando os freios automaticamente quando o motorista tira o pé do pedal do freio para pressionar o pedal do acelerador.
Funcionamento do sistema O sistema somente funciona se a alavanca de câmbio não estiver em ponto morto (posição diferente de N nas caixas de câmbio automatizadas) e o veículo estiver totalmente parado (pedal do freio pressionado).
O sistema retém o veículo durante, aproximadamente, 2 segundos. Em seguida, a força de frenagem é aliviada progressivamente (o veículo recua em função da inclinação do piso).
O sistema de auxílio de partida em subida não impede totalmente o veículo de recuar ou avançar em algumas situações (declives muito íngremes, etc.).
O motorista pode, em qualquer caso, acionar o pedal do freio e, desta forma, impedir que o veículo recue.
O sistema de auxílio à partida em subida não deve ser utilizado para manter o veículo parado durante muito tempo; para isso utilize o pedal do freio.
Esta função não foi concebida para imobilizar o veículo de modo permanente.
Se necessário, utilize o pedal do freio para manter o veículo parado.
O motorista deve manter-se particularmente atento quando circular em pisos escorregadios ou pouco aderentes.
Existe o risco de ferimentos graves.