O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Dispositivos de correção e assistência à condução

Seu veículo pode estar equipado com:

Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, para adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.

Entretanto, as funções não intervêm no lugar do motorista. Não removem as limitações do veículo e nem devem servir de estímulo à condução em alta velocidade.

Por isso, o sistema nunca poderá substituir a vigilância e a responsabilidade do motorista durante as manobras (o motorista deve estar sempre atento a situações imprevistas que possam ocorrer durante a condução).

ABS (antibloqueio de rodas)

No momento de uma frenagem intensa, o ABS permite evitar o bloqueio das rodas otimizando a distância de frenagem, mantendo o controle sobre o veículo.

Nestas condições, é possível desviar de obstáculos, mesmo com o freio acionado. Além disso, o sistema permite otimizar as distâncias de parada, mesmo que a aderência do piso seja precária (piso molhado, etc.).

A entrada em ação do dispositivo se manifesta por uma vibração do pedal do freio. O ABS não permite, em nenhum caso, aumentar os desempenhos "físicos" à aderência dos pneus ao solo. As regras de prudência devem ser obrigatoriamente respeitadas (distância entre veículos, etc.).

Em caso de emergência, o pedal do freio deve ser acionado a fundo, com uma pressão forte e contínua.

Não é necessário agir com pressões sucessivas (bombeamento).

O ABS modula o esforço aplicado no sistema de freios.

Particularidade dos veículos com 4 rodas motrizes

Em modo "4WD Lock", o sistema pode deixar que as rodas se bloqueiem por breves instantes, de forma a otimizar a distância de frenagem em solos poucos aderentes (neve, lama, areia, etc.).

Irregularidades de funcionamento

Neste caso, o ABS é igualmente desativado.

Consulte uma Oficina Autorizada.

A frenagem estará parcialmente assegurada. No entanto, é perigoso frear bruscamente, o que impõe uma parada imperativa e imediata, compatível com as condições de circulação. Entre em contato com uma Oficina Autorizada.

Auxílio à frenagem de emergência com divisor eletrônico de frenagem

(em algumas versões do veículo)

Este é um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias necessárias à parada do veículo.

Princípio de funcionamento O sistema identifica uma situação de frenagem de emergência. Neste caso, o sistema de auxílio à frenagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência e pode ativar a regulagem do ABS

A frenagem ABS mantém-se enquanto o pedal do freio estiver sendo pisado.

Controle eletrônico da estabilidade (ESC) com controle de subviragem e de tração

Controle dinâmico de condução ESC Este sistema ajuda a manter o controle do veículo em situações "críticas" de condução (evitando um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).

Princípio de funcionamento O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer o tipo de condução escolhido pelo motorista.

Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajetória real.

O sistema compara as informações do motorista sobre a trajetória real do veículo e corrige a trajetória, se for necessário, por meio do controle do freio de algumas das rodas ou da potência do motor.

Controle de subesterço Este sistema otimiza a ação do ESC em caso de um subesterço acentuado (perda de aderência dos pneus dianteiros).

Sistema antipatinagem (ASR) Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas motrizes e conservar a trajetória do veículo em situações de partida, aceleração ou desaceleração.

Princípio de funcionamento Usando os sensores de rodas, o sistema mede e compara a velocidade das rodas motrizes em todos os momentos e retarda a sobrerrotação. Se uma roda estiver começando a derrapar, o sistema freia automaticamente até que a rotação fique compatível novamente com o nível de aderência sob a roda.

O sistema também atua para ajustar o regime do motor à aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.

Anomalia de funcionamento Quando o sistema detecta uma falha de operação, a luz de aviso aparece no painel de instrumentos. Nesse caso, o ESC e o ASR são desativados.

Consulte uma Oficina Autorizada.

Auxílio de partida em subida (HSA)

Esse sistema ajuda você a arrancar em subidas. Dependendo da inclinação, ele impede que o veículo recue, aplicando os freios automaticamente quando o motorista tira o pé do pedal do freio para pressionar o pedal do acelerador.

Funcionamento do sistema O sistema somente funciona se a alavanca de câmbio não estiver em ponto morto (posição diferente de N nas caixas de câmbio automatizadas) e o veículo estiver totalmente parado (pedal do freio pressionado).

O sistema retém o veículo durante, aproximadamente, 2 segundos. Em seguida, a força de frenagem é aliviada progressivamente (o veículo recua em função da inclinação do piso).

O sistema de auxílio de partida em subida não impede totalmente o veículo de recuar ou avançar em algumas situações (declives muito íngremes, etc.).

O motorista pode, em qualquer caso, acionar o pedal do freio e, desta forma, impedir que o veículo recue.

O sistema de auxílio à partida em subida não deve ser utilizado para manter o veículo parado durante muito tempo; para isso utilize o pedal do freio.

Esta função não foi concebida para imobilizar o veículo de modo permanente.

Se necessário, utilize o pedal do freio para manter o veículo parado.

O motorista deve manter-se particularmente atento quando circular em pisos escorregadios ou pouco aderentes.

Existe o risco de ferimentos graves.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Transmissão: 4 rodas motrizes (4WD)

Lembre-se que a condução de um veículo fora da estrada é muito diferente da condução de um veículo em terreno pavimentado.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Limitador de velocidade

O seu veículo pode estar equipado com limitador de velocidade que é uma função que permite escolher e definir uma velocidade máxima de circulação, chamada velocidade limitada. Esta função ajuda a evitar que essa velocidade seja excedida.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Fusíveis

Introdução ao tema Fig. 331 Fusível queimado Os circuitos elétricos individuais estão protegidos por fusíveis. Os fusíveis fundidos são identificáveis pelas lâminas de metal derretidas " Fig. 331 A/B.

Manuais