O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Transmissão: 4 rodas motrizes (4WD)

Transmissão: 4 rodas motrizes (4WD)

Lembre-se que a condução de um veículo fora da estrada é muito diferente da condução de um veículo em terreno pavimentado.

Para utilizar o potencial do seu veículo em qualquer tipo de terreno, é recomendado efetuar uma formação de condução de veículo 4x4 (4WD).

Sua segurança e dos seus passageiros depende de você, da sua competência e da atenção com que conduz em qualquer terreno.

Seletor de modo 4x2 (2WD), 4x4 (4WD)

Em função das condições de circulação, gire o seletor 1 para escolher um destes modos:

Modo "AUTO"

Para ativar este modo, gire o seletor 1 para a posição "AUTO".

Princípio de funcionamento O modo "AUTO" distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos

Transmissão: 4 rodas motrizes (4WD)

dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo. Esta posição otimiza a estabilidade.

Utilize este modo em todos os tipos de pista (seca, com neve, escorregadia, etc.) ou ao rebocar um outro veículo (reboque, caravana, etc.). O painel de instrumentos não apresenta qualquer indicação relativa a este modo.

Modo "2WD"

Para ativar este modo, gire o seletor 1 para a posição "2WD". A luz indicadora 2, se acende no painel de instrumentos.

Princípio de funcionamento

O modo "2WD" utiliza apenas as rodas dianteiras. Utilize este modo em pista seca e aderente.

Para desativar este modo, gire o seletor 1 para a posição "AUTO". A luz indicadora 2, é apagada no painel de instrumentos.

Modo "4WD Lock"

Para ativar este modo, gire o seletor 1 para a posição "4WD Lock". A seguir, o seletor volta à posição "AUTO". A luz indicadora 3, é iluminada no painel de instrumentos.

Princípio de funcionamento

O modo "4WD Lock" distribui o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de modo a otimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação em qualquer tipo de terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não transitáveis (por ex.: com lama, forte inclinação, areia).

Para desativar este modo, gire novamente o seletor 1 para a posição "4WD Lock". A luz indicadora 3 se apaga no painel de instrumentos. No momento da parada do motor, o modo 4WD Lock se mantém durante um minuto.

Transmissão: 4 rodas motrizes (4WD)

Uma vez decorrido um minuto, o sistema passa ao modo 2WD ou AUTO, conforme a posição do seletor.

Observação: se a velocidade do veículo ultrapassar 60 km/h, em modo "4WD Lock", o sistema passa automaticamente ao modo "AUTO". A luz indicadora é apagada.

Particularidades da transmissão 4 rodas motrizes

O veículo pode fazer mais ruído quando os modos "AUTO" ou "4WD Lock" são ativados. Se o sistema detectar uma diferença de dimensão entre as rodas dianteiras e traseiras (no caso, por exemplo, de um pneu murcho, desgaste acentuado em um eixo, etc.), o sistema passa automaticamente ao modo "2WD".

As luzes indicadoras e são exibidas no painel de instrumentos.

Dirija-se, logo que possível, a uma Oficina Autorizada, circulando em velocidade moderada.

Uma solução deste problema pode ser a troca dos pneus. Utilize sempre quatro pneus idênticos (mesma marca, mesma estrutura, etc.) com desgaste semelhante.

Se as rodas patinarem excessivamente, os componentes mecânicos podem aquecer. Se isto acontecer:

A luz indicadora 2, pisca.

Enquanto a luz indicadora estiver intermitente, não é possível selecionar um outro modo.

Neste caso, é recomendado parar, logo que possível, para deixar que o sistema resfrie (até que a luz indicadora 2 deixe de piscar).

Esta refrigeração pode demorar até cinco minutos, aproximadamente.

Se o sistema detectar um deslizamento excessivo das rodas dianteiras, o funcionamento do motor é adaptado para reduzir o efeito de patinagem.

Antibloqueio de rodas em modo LOCK

A ativação do modo 4WD Lock aciona automaticamente um modo do ABS apropriado a qualquer tipo de terreno.

Neste caso, as rodas podem ser bloqueadas de modo cíclico, para potencializar sua aderência ao solo, o que reduz as distâncias de frenagem em solo pouco consistente. Enquanto este modo estiver ativo:

Irregularidades de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, o sistema passa automaticamente ao modo "2WD" e as luzes indicadoras e se acendem.

Dirija-se, logo que possível, a uma Oficina Autorizada, circulando em velocidade moderada.

Em alguns casos de anomalia de funcionamento, o sistema pode recusar passar ao modo "2WD" ou ao modo "4WD Lock". O modo "AUTO" permanece ativo.

Consulte, assim que possível, uma Oficina Autorizada.

Sistema de 4 rodas motrizes
  • Qualquer que seja o modo selecionado, nunca acione o motor se as quatro rodas não estiverem em contato com o solo, por exemplo, durante a utilização de um macaco ou de um banco de rolos.
  • Não gire o seletor de modo em curva, em marcha ré ou se as rodas estiverem em situação de forte patinagem.

    Selecione o modo "2WD", "AUTO" ou "4WD Lock" apenas quando o veículo estiver em linha reta.

  • Utilize exclusivamente pneus com as características recomendadas.
  • O modo "4WD Lock" é exclusivamente reservado para a condução fora de vias pavimentadas. Qualquer outra utilização deste modo corre o risco de degradar a dirigibilidade do veículo e deteriorar os respectivos elementos mecânicos.
  • Monte sempre pneus de características idênticas em todas as rodas (marca, dimensão, estrutura, desgaste, etc.). A utilização de pneus de dimensões diferentes nas rodas dianteiras e traseiras, e/ou esquerda e direita, pode ter consequências graves para os próprios pneus, mas também para a caixa de câmbio, caixa de transferência, pinhões do diferencial traseiro.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Alavanca de câmbio, Freio de mão, Direção Assistida

Alavanca de câmbio

 Renault Duster - Manual de Instruções > Dispositivos de correção e assistência à condução

Seu veículo pode estar equipado com: Sistema ABS (antibloqueio de rodas); Sistema de assistência à frenagem de emergência; controle eletrônico da estabilidade (ESC) com controle de subviragem e de tração; auxílio de partida em subida (HSA). Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, para adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Equipamento interior

Introdução ao tema ATENÇÃO Não coloque objetos sobre o painel de bordo. Objetos pousados poderiam escorregar durante a viagem e distrai-lo do trânsito - existe perigo de acidente! Certificar-se de que durante a condução nenhum objeto possa cair na área dos pés do condutor - existe perigo de acidente! Nunca transporte objetos no banco do passageiro dianteiro, exceto aqueles que estão previstos para esse efeito (p. ex., cadeira de criança) - Existe perigo de acidente! No compartimento de arrumação, assim como nos suportes de bebidas não devem ser colocados objetos que possam colocar os ocupantes do veículo em perigo, em caso de colisão ou travagem brusca. Por razões de segurança, os compartimentos de arrumação que pode ser fechados à chave devem estar fechados durante a viagem - existe o perigo de ferimentos devido a abertura da tampa do compartimento ou devido os objetos não fixados no compartimento de arrumação. Fazer atenção de que nenhum objeto saia dos compartimentos de arrumação - existe perigo de ferimentos! Não exceder a carga admissível dos compartimentos de arrumação e das bolsas - existe o perigo de ferimentos ou o perigo de danificar os compartimentos e as bolsas! Cinzas, cigarros, charutos e produtos semelhantes só devem ser colocados no cinzeiro - existe perigo de incêndio! Os compartimentos de arrumação e os recipientes de lixo não substituem um cinzeiro e também não pode ser utilizado como tal - Existe perigo de incêndio!

Manuais