O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Forma de condução econômica

Orientações para a condução
Fig. 130 Consumo de combustível em l/100 km em 2 temperaturas ambiente diferentes.

Com a forma de condução correta é possível reduzir o consumo de combustível, os danos ao meio ambiente e o desgaste do motor, dos freios e dos pneus. A seguir encontram-se algumas dicas para poupar o meio ambiente e economizar.

Conduzir preventivamente Uma forma de condução não uniforme aumenta o consumo de combustível. Se o trânsito for observado atentamente, frequentes acelerações e frenagens podem ser evitadas. Manter uma distância suficiente do veículo à frente ajuda a conduzir preventivamente.

Sistema regulador de velocidade.

Deixar o veículo rolar livremente com a marcha engatada para utilizar o efeito de frenagem do motor, por exemplo, ao se aproximar de um semáforo.

Engatar com economia de energia Aumentar a marcha de forma precoce, com uma rotação do motor em 2.000 rpm, economiza energia. Não esticar as marchas e evitar altas rotações.

Transmissão manual: imediatamente após o arranque, mudar da 1ª para a 2ª marcha. Mudar rapidamente para as próximas marchas.

Modo automático: acelerar lentamente e evitar um kick-down.

Evitar aceleração total Nunca utilizar totalmente a velocidade máxima do veículo. A condução excessiva em altas velocidades aumenta a resistência do ar e, com isso, a força necessária para mover o veículo, por exemplo, em velocidades acima de 130 km/hr em conduções na estrada.

Reduzir a marcha lenta Arrancar imediatamente com baixa rotação. Em períodos longos de parada, não engatar a marcha lenta, e sim desligar o motor, por exemplo, em congestionamentos ou em uma passagem de nível.

Em veículos com sistema Start-Stop ativado, o motor desliga-se automaticamente em fases de parada do veículo.

Abastecer moderadamente Um tanque de combustível completamente cheio aumenta o peso do veículo. Um tanque de combustível abastecido até a metade ou até três quartos de sua capacidade é suficiente especialmente para condução em tráfego urbano.

Evitar trechos curtos Um motor frio consume muito combustível. A temperatura de serviço ideal é alcançada apenas após serem percorridos alguns quilômetros. Com uma temperatura ambiente muito baixa, por exemplo, no inverno, o consumo de combustível é elevado acima da média → Fig. 130. Planejar as conduções de maneira econômica e unir trajetos curtos.

Fazer manutenção com frequência A manutenção frequente, por exemplo, do controle do motor ou do filtro de ar, é uma premissa para a condução econômica e aumenta o tempo de vida do veículo.

Observar a pressão dos pneus Uma pressão muito baixa dos pneus não apenas favorece o desgaste, mas também aumenta a resistência à rodagem dos pneus e, com isso, o consumo de combustível. Utilizar pneu com resistência à rodagem otimizada.

Adequar a pressão dos pneus conforme a carga.

Observar as indicações na etiqueta com as pressões dos pneus.

Indicador de controle dos pneus ou sistema de controle dos pneus.

Utilizar óleo de motor de funcionamento suave Óleos de motor totalmente sintéticos com baixa viscosidade diminuem a resistência de fricção no motor e se espalham melhor e mais rapidamente, especialmente na partida a frio do motor.

Remover carga desnecessária Se o compartimento de bagagem for esvaziado antes da condução, por exemplo, caixas de bebida vazias ou cadeiras de criança desnecessárias, o consumo de combustível pode ser reduzido.

Para manter a menor resistência do ar do veículo possível, após o uso remover os anexos e acoplamentos, como suporte de esqui, suporte de bicicletas e bagageiro de teto.

Economizar eletricidade O gerador, que é acionado pelo motor, produz eletricidade para consumidores de conforto como o ar-condicionado, o desembaçador dos vidros ou a ventilação. Economizar eletricidade é fácil, por exemplo:

ATENÇÃO Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação aos veículos à frente sempre de acordo com as condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.

Buscar informações sobre outras possibilidades de preservar o meio ambiente. Think Blue. é a marca internacional da Volkswagen para a sustentabilidade e compatibilidade ambiental.

A Concessionária Volkswagen fornece mais informações sobre manutenção correta e sobre peças de reposição que são especialmente eficientes em termos de energia, por exemplo, pneus novos.

Em veículos equipados com um gerenciamento dos cilindros ativo (ACT), em situações de condução com pouca demanda de potência, os cilindros automáticos do motor podem ser desativados. Durante o status desligado não é injetado combustível no respectivo cilindro e, com isso, o consumo de combustível é reduzido de maneira geral.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Recomendação de marcha

Fig. 129 No display do instrumento combinado: recomendação de marcha.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conduzir economizando combustível

Fig. 131 Consumo de combustível em l/100 km em 2 temperaturas ambiente diferentes.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Posto de condução

Visão geral Fig. 29 Exemplo de posto de condução na condução à esquerda Elevadores elétricos de vidros Regulação elétrica dos espelhos retrovisores exteriores Manípulo de abertura da porta Difusores de ar Suporte para talão Alavanca de comando (consoante o equipamento): Pisca-pisca e máximos Sistema de regulação da velocidade Limitador de velocidade Assistente da luz de máximos Volante com buzina / com airbag frontal do condutor Botões para a comando do sistema de informação Painel de instrumentos Alavanca de comando: Limpa-vidros e lava-vidros Sistema de informações Infotainment Espelho interior Compartimento de arrumação no painel de bordo Airbag frontal do passageiro dianteiro Módulo externo do Infotainment (no compartimento de arrumação do passageiro dianteiro) Interruptor de chave para a desativação do airbag do passageiro dianteiro (no lado do painel de comando) Elevadores elétricos de vidros na porta do passageiro dianteiro Compartimento de arrumação Interruptor de luzes Botão para a tampa elétrica da bagageira Alavanca de destrancamento do capot Compartimento de arrumação Alavanca de comando para a regulação da distância automática Alavanca de segurança para a regulação do volante Conforme o equipamento: Canhão de ignição Botão de arranque Barra com botões e luzes de controlo (consoante o equipamento):   START-STOP   Assistência ao estacionamento Assistência ao parqueamento Luzes de emergência Fecho centralizado / Luzes de controlo para o airbag frontal do passageiro dianteiro Conforme o equipamento: Alavanca de velocidades (caixa de velocidades manual) Alavanca seletora (caixa de velocidades automática) Frisos com botões (consoante o equipamento): Seleção do modo de condução Auto Hold    travão de estacionamento elétrico   Controlo de estabilidade ESC / Controlo de tração ASR Modo Offroad Compartimento de arrumação

Manuais