O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Gestão do motor e sistema de depuração de gases de escape

Introdução ao tema

ATENÇÃO

Aviso

Enquanto as luzes de controlo permanecerem ligadas , , ou , podem ocorrer anomalias no motor, o consumo de combustível pode aumentar e é possível que o motor perca potência.

Catalisador

Válido para veículos com motor a gasolina

O veículo só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo, pois, de outro modo, o catalisador é destruído.

Não esgotar nunca totalmente o depósito, já que devido a irregularidades na alimentação de combustível podem registar-se falhas na ignição. Nestes casos a gasolina chega sem queimar ao sistema de escape, o que pode levar a um sobreaquecimento e consequente danificação do catalisador.

Filtro de partículas diesel

Válido para veículos com motor diesel

O filtro de partículas para motores diesel filtra quase na totalidade as partículas de fuligem do sistema de escape. Durante a condução normal, o filtro limpa-se automaticamente.

O filtro de partículas diesel regenera-se automaticamente sem que seja mostrado pela luz de controlo . É possível que se dê conta, já que aumenta o regime do motor em ralenti e se nota um determinado odor.

Se a depuração automática do filtro não pode ser efetuada (por ex., se a condução for sempre em percursos curtos), acumula-se fuligem no filtro e acende-se a luz de controlo do filtro de partículas diesel.

Facilite a limpeza automática do filtro conduzindo da seguinte forma: conduza durante aproximadamente 15 minutos a uma velocidade mínima de 60 km/h (37 mph) em 4.ª ou 5.ª (caixa de velocidades automática: posição de velocidade S). Mantenha o regime do motor a aproximadamente 2000 rpm. O aumento de temperatura gerado faz com que se queime a fuligem do filtro. Após finalizar a limpeza, apaga-se o indicador. Se o indicador não se apaga, dirija-se de imediato a uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

Gestão do motor*

Esta luz de controlo controla a gestão do motor nos motores a gasolina.

Ao ligar a ignição, a luz de controlo (Eletronic Power Control) acende-se enquanto se verifica o funcionamento do sistema. Deverá apagar-se depois do arranque do motor.

Se se registar uma deficiência na gestão eletrónica do motor em andamento, a luz de controlo acende-se. Dirija-se a uma oficina especializada o quanto antes para efetuar uma revisão do motor.

Sistema de controlo de emissões*

A luz de controlo pisca: Devido a falhas de combustão que podem danificar o catalisador. Reduza a velocidade e dirija-se com prudência até à oficina especializada mais próxima para efetuar uma revisão ao motor.

A luz de controlo acende-se: Se em andamento se registar alguma avaria que tem repercussões na qualidade dos gases de escape (p. ex., avaria da sonda Lambda).

Reduza a velocidade e dirija-se com prudência até à oficina especializada mais próxima para efetuar uma revisão ao motor.

Sistema de pré-aquecimento/avaria do motor*

Esta luz de controlo mantém-se acesa durante o pré-aquecimento do motor diesel.

A luz de controlo acende-se

Se a luz de controlo se acende ao ligar a ignição, significa que foi ativado o sistema de pré-aquecimento do motor. Quando o aviso se apagar, pode ligar imediatamente o motor.

A luz de controlo pisca

Se, em andamento, ocorrer alguma avaria na gestão do motor, a luz de controlo do sistema de pré-aquecimento começará a piscar . Dirija-se a uma oficina especializada o quanto antes para efetuar uma revisão do motor.

Conselhos para a condução

Travessia de estradas inundadas

Para evitar danificar o veículo ao atravessar, por exemplo, uma estrada inundada, ter em conta o seguinte:

ATENÇÃO

Depois de atravessar uma zona alagada ou enlameada, o efeito dos travões poderá ser retardado devido à presença de humidade nos discos e nas pastilhas dos travões. Para recuperar a ação de travagem total, é necessário acionar os travões com cuidado, a fim de os secar.

CUIDADO

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Rodagem e condução económica

Um veículo novo precisa de fazer uma rodagem, num trajeto que deverá cifrar-se em 1.500 km. Nos primeiros 1000 quilómetros não ultrapasse 2/3 do regime máximo admissível.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistemas de assistência para o condutor

 Renault Duster - Manual de Instruções > Travamento e destravamento das portas

Comando manual Por fora Destrave as portas utilizando a chave em uma fechadura da porta 1.

Manuais