O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Indicações no ecrã, avisos de controlo e de advertência

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 176 No ecrã do painel de instrumentos: (A) ACC inativo temporariamente, veículo detetado em frente, distância temporal ajustada.

(B) ACC ativo, veículo detetado em frente, ajusta-se uma distância temporal.

Indicação do estado no display

Indicação do estado no display Fig. 176:

  1. Veículo que circula à frente, o ACC está inativo.
  2. Margem de distância selecionada, o ACC está inativo.
  3. Veículo detetado que circula à frente. O ACC está ativo.
  4. Ajuste da distância temporária em relação ao veículo precedente tendo uma velocidade programada.
  5. Distância temporal ajustada em relação ao veículo precedente tendo uma velocidade programada.

Luzes de advertência e de controlo

A redução da velocidade pelo ACC para manter a distância com o veículo precedente não é suficiente.

Trave! Pise o pedal do travão! Solicitação de tomada do controlo pelo condutor.

O ACC não está atualmente disponível. a)

Com o veículo imobilizado, desligue o motor e volte a ligá-lo. Reveja a zona do emblema da SEAT na parte frontal Fig. 177 (se apresentar sujidade, gelo ou tiver sofrido um golpe). Se continua a não estar disponível, dirija-se a uma oficina especializada para que verifiquem o sistema.

O ACC está ativo.

Não se deteta nenhum veículo à frente. Mantém-se constante a velocidade programada.

Se o símbolo for branco: o ACC está ativo.

Um veículo precedente foi detetado. O ACC regula a velocidade e a distância em relação ao veículo precedente.

Se o símbolo for cinzento: o ACC não está ativo.

O sistema está ligado, mas não está a regular.

O ACC e o limitador de velocidade estão ativos.

O ACC e o regulador de velocidade (GRA) estão ativos.

O ACC está ativo.

a) O símbolo é a cores nos painéis de instrumentos com ecrã a cores.

Ao ligar a ignição acendem-se durante um breve período algumas luzes de controlo e de advertência como modo de verificação. Apagam-se após alguns segundos.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Avisos de controlo e de advertência .

Aviso

Quando o ACC está ligado, as indicações do ecrã do painel de instrumentos podem ficar ocultadas por avisos de outras funções, por exemplo, entrada de uma chamada.

Sensor de radar

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 177 Na parte frontal depois do emblema da SEAT: sensor de radar.

Na parte frontal, depois do emblema da SEAT, vai montado um sensor de radar para captar a situação do tráfego Fig. 177. Este sensor permite detetar veículos que circulem à frente, até uma distância de aproximadamente 120 m.

A visibilidade do sensor de radar pode ser afetada por sujidade, de, por exemplo, lama ou neve, ou por influência do meio ambiente, como, por exemplo, chuva ou neblina. Neste caso, o controlo adaptativo de velocidade (ACC) não funciona. No visor do painel de instrumentos aparece a seguinte mensagem: ACC: Sensor sem visibilidade! Se for necessário, limpe a zona do emblema SEAT.

Quando o sensor de radar voltar a funcionar corretamente, o ACC voltará a estar disponível automaticamente. A mensagem do ecrã do painel de instrumentos apagar-se-á e o ACC pode ser novamente ativado.

O funcionamento do ACC pode ser afetado em caso de reflexão inversa forte do sinal de radar. Isto pode ocorrer, por exemplo, num parque de estacionamento fechado ou devido à presença de objetos metálicos (p. ex., calhas na estrada ou placas utilizadas em obras).

A zona situada em frente e à volta do sensor de radar não se deve cobrir com autocolantes, faróis adicionais ou semelhantes, uma vez que poderia ter uma influência negativa sobre o funcionamento do ACC.

Se se realizarem modificações estruturais no veículo, por exemplo, se se rebaixar a suspensão ou se modificar o spoiler dianteiro, o funcionamento do ACC pode ser afetado. Por isso, apenas devem ser realizadas modificações estruturais em oficinas especializadas.

Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Se forem realizados trabalhos de reparação de forma incorreta na parte dianteira do veículo, o sensor de radar pode ficar desajustado e, por consequência, o funcionamento do ACC pode ficar afetado. Por isso, apenas devem ser realizados trabalhos de reparação em oficinas especializadas. Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

CUIDADO

Se sentir que o sensor de radar está avariado ou desajustado, desligue o ACC. Desta forma, evitará danos possíveis. Neste caso, certifique-se que o regulam.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Introdução ao tema

O controlo adaptativo de velocidade (ACC) é uma ampliação da função de regulação de velocidade do veículo (GRA).

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

Fig. 178 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade. Fig. 179 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Estacionar

Observar as determinações legais para parar e estacionar um veículo. Parar o veículo Executar as ações sempre na sequência indicada. Parar o veículo sobre um piso adequado. Pisar no pedal do freio e manter até o motor estar desligado. Ligar o freio de estacionamento eletrônico. Com transmissão de dupla embreagem DSG, colocar a alavanca seletora na posição P. Desligar o motor e tirar o pé do pedal do freio. Retirar a chave do veículo do cilindro da ignição. Se necessário, girar um pouco o volante para engatar o travamento da coluna da direção. Com transmissão manual em terreno plano e em subidas, engatar a 1ª marcha ou, em declives, a marcha a ré e soltar o pedal da embreagem. Atentar para que todos os ocupantes desembarquem, especialmente crianças. Levar todas as chaves do veículo ao deixar o veículo. Travar o veículo.

Manuais