O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Informações ao consumidor

Etiquetas adesivas e plaquetas

No compartimento do motor e em algumas peças do veículo, por exemplo, na portinhola do tanque, no para-sol do passageiro dianteiro, na coluna da porta do condutor ou em cima ou em baixo do assoalho do compartimento de bagagem estão afixados de fábrica certificados de segurança, etiquetas adesivas e plaquetas contendo informações importantes sobre o uso do veículo.

Certificado de segurança

Um certificado de segurança na coluna da porta do condutor informa que todos os padrões de segurança necessários e as especificações dos órgãos de segurança do trânsito do respectivo país são atendidos no momento da fabricação.

Adicionalmente, podem estar representados o mês e o ano de fabricação, bem como o número do chassi.

Etiquetas adesivas de alerta de alta tensão

Próximo ao fecho da tampa do compartimento do motor encontra-se uma etiqueta adesiva que alerta sobre a alta tensão do sistema elétrico do veículo.

ATENÇÃO

O manuseio inadequado do veículo aumenta o risco de acidentes e ferimentos.

  • Observar as determinações legais.
  • Observar o Manual de instruções.

NOTA

O manuseio inadequado do veículo pode ocasionar danos ao veículo.

  • Observar as determinações legais.
  • Executar os serviços de manutenção de acordo com o Manutenção e garantia.
  • Observar o Manual de instruções.

Orientações sobre o serviço de chamada de urgência da Volkswagen

O funcionamento e a eficiência da conexão de dados móvel entre o veículo e o servidor de dados dependem de fatores externos à área de influência e de responsabilidade da Volkswagen AG. Esses fatores incluem especialmente recepção suficiente de rede móvel na localização do veículo, bem como eventualmente avaria, disfunção ou interrupção da recepção da rede móvel por causa de túnel, garagem, passagens subterrâneas ou outras perturbações (interferências causadas pelo tempo, como tempestade, dispositivos de interferência, edifícios, pontes ou montanhas, utilização intensiva da rede móvel nas células de rádio em questão etc.). A conexão de dados entre o veículo e o servidor de dados também só pode ser garantida se o veículo se encontrar em um país em que ele foi fornecido com aprovação da Volkswagen AG para o registro inicial ("área de uso"). Quais países pertencem à área de uso depende do modelo, ano-modelo e versão do veículo.

A Volkswagen recolhe, processa, transmite e usa os dados pessoais do usuário de acordo com os requisitos legais para um bom funcionamento e desempenho do serviço. No caso de uma chamada de urgência ser efetuada através do serviço de chamada de urgência da Volkswagen, os seguintes dados são transmitidos para a Volkswagen AG: informações sobre o seu veículo, sua localização, horário da emergência, número de ocupantes do veículo, tipo e gravidade do acidente (danos na região frontal, lateral, traseira ou capotamento), status das portas, bem como o idioma configurado. Estes dados são processados pela Volkswagen AG e transferidos para um centro de chamadas de emergência.

Recepção do rádio e antena

Em veículos com sistema Infotainment instalado de fábrica, a antena para a recepção do rádio pode estar instalada em diversos locais do veículo:

As antenas no lado interno dos vidros são reconhecidas por fios finos.

NOTA As antenas localizadas no lado interno do vidro podem ser danificadas por atrito com objetos ou por produtos de limpeza corrosivos ou ácidos ou outros componentes químicos. Não colar etiquetas adesivas sobre a antena do vidro e nunca limpar as antenas com produtos de limpeza corrosivos ou ácidos, bem como outros produtos químicos.

NOTA Na instalação posterior de um rádio ou do sistema Infotainment, observar que o amplificador da antena montado em série do veículo seja compatível ou se é necessário usar adicionalmente um adaptador de antena. Do contrário, o amplificador da antena poderia ser destruído por tensão de excesso.

Proteção dos componentes

Alguns componentes eletrônicos e unidades de controle são equipados de fábrica com uma proteção do componente, por exemplo, o sistema Infotainment.

A proteção do componente foi desenvolvida como mecanismo de proteção, para:

Onde O que aparece: Soluções possíveis
Display do instrumento combinado SAFE CP Procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.
Display do sistema Infotainment Proteção do componente: sistema Infotainment está disponível apenas com restrição no momento.

Ligar a ignição.

Ligar a ignição.

Caso isso não leve à desativação da proteção do componentes, procurar uma empresa especializada.

Informações sobre reparos Volkswagen

As informações de serviço da Volkswagen e informações sobre reparos oficiais Volkswagen podem ser obtidas mediante pagamento nos seguintes endereços:

Clientes na Europa, Ásia, Austrália, África, América Central e América do Sul

Dirigir-se, por favor, a uma Concessionária Volkswagen ou a uma empresa especializada ou encomendar a respectiva literatura em www.erwin.volkswagen.de.

ATENÇÃO

Reparos e modificações realizados de forma inadequada podem causar deficiências de funcionamento e danos ao veículo, além de comprometer a eficácia do funcionamento dos sistemas de assistência ao condutor e do sistema de airbag. Isso pode ocasionar acidentes e ferimentos graves.

  • Reparos e modificações no veículo devem ser realizados somente por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

Declaração de conformidade

O respectivo fabricante declara que os produtos relacionados a seguir se encontram em conformidade com os pré-requisitos básicos e outras determinações e regulamentações relevantes vigentes na data de fabricação do veículo, entre outros com FCC Part 15.19, FCC Part 15.21 e RSS-Gen Issue 1:

Versões de radiofrequência

Equipamentos elétricos

Declaração de conformidade de rodas e pneus

Os pneus montados no veículo correspondem aos pré-requisitos do BIS e estão de acordo com as especificações da Central Motor Vehicle Rules (CMVR), 1989.

Recolhimento de veículos em fim de vida e sucateamento

Recolhimento de veículos em fim de vida

A Volkswagen já tomou medidas para o momento em que o veículo é encaminhado para uma reciclagem ambientalmente correta. Há diversos sistemas de recolhimento para receber o veículo em fim de vida à disposição espalhados por diversas cidades europeias. Após o devido recolhimento, um atestado de reciclagem que documenta a reciclagem ambientalmente correta é fornecido.

O devido recolhimento de um veículo em fim de vida é, em princípio, gratuito, desde que cumpridas as determinações nacionais legais.

Consultar informações adicionais sobre o recolhimento e reciclagem de veículos em fim de vida nas Concessionárias Volkswagen.

Sucateamento

No sucateamento do veículo ou de peças individuais do sistema de airbag e do pré-tensionador do cinto de segurança, as prescrições de segurança aplicáveis devem ser obrigatoriamente observadas. As Concessionárias Volkswagen ou empresas especializadas conhecem essas prescrições.

Informações úteis para veículos com permissão de categoria N1 (veículo utilitário leve)

Em veículos para transporte de carga com uma massa máxima permitida até 3,5 t (aprovação na Europa como N1), observar o seguinte:

Variantes e número de assentos

Existem diferentes versões para os veículos N1 baseados em um automóvel da Volkswagen.

Dessa forma, o número de assentos pode estar limitado a 2 ou 4.

Veículos com 2 assentos: devido à inexistência do banco traseiro, não há revestimento do assoalho na parte traseira do interior do veículo.

Veículos com 4 assentos: o banco traseiro é construído de maneira que o assento central do banco traseiro não possa ser utilizado.

Transporte seguro de crianças

Como em veículos com permissão de veículo de passeio (M1), nos assentos podem ser utilizados sistemas de retenção para crianças aprovados.

Condução com reboque

Observar as prescrições específicas do país para a condução com reboque e para a utilização de um dispositivo de reboque.

Se o veículo exceder o peso bruto admissível ou a carga admissível sobre o eixo traseiro, na condução com reboque é permitido conduzir apenas a 80 km/h. Isto também é válido para países em que a velocidade máxima permitida seja mais elevada. Observar velocidades máximas específicas de países que, para veículos com reboques, podem estar abaixo daquelas para veículos sem reboques.

O excesso permitido das cargas do veículo está registrado nos documentos do veículo. Se não houver valor de excesso registrado, é permitido conduzir a uma velocidade de 100 km/h, levando em consideração as leis específicas do país.

Dados técnicos

Os dados técnicos devem ser obtidos nos documentos do veículo.

ATENÇÃO

Perigo de ferimentos e de um choque elétrico por deixar os cabos elétricos expostos.

  • Permitir que o compartimento de bagagem seja removido o mais tarde possível após a entrega para que os cabos elétricos na região traseira do veículo estejam cobertos durante o uso do veículo.

ATENÇÃO

Perigo de ferimentos graves devido ao transporte incorreto de pessoas.

  • Nunca transportar uma pessoa ou uma criança no assento central do banco traseiro.
  • Devido à falta de sistemas de retenção, como cinto de segurança e apoio para cabeça, no caso de um acidente, a consequência pode ser ferimentos graves ou fatais.

ATENÇÃO

Risco de ferimentos graves e fatais.

  • Nunca transportar pessoas no compartimento de bagagem.
  • Observar as orientações de segurança e informações sobre compartimento de bagagem e transporte.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Informações salvas nas unidades de controle

O veículo é equipado de fábrica com unidades de controle que, entre outras coisas, assumem a unidade de controle do motor e da transmissão. Além disso, as unidades de controle monitoram o funcionamento do sistema de escape e dos airbags.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Dados técnicos

Indicações sobre os dados técnicos Se não houver especificação contrária ou indicação especial, valem os dados técnicos do modelo básico. Com equipamentos especiais, versões diferentes do veículo, veículos especiais e com equipamentos específicos do país podem resultar em valores diferentes. As indicações nos documentos de licenciamento do veículo sempre têm prioridade.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se o seu veículo precisar de ser rebocado

Se for necessário o reboque, recomendamos que seja feito por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado, como por exemplo um serviço comercial de pronto-socorro, utilizando um camião tipo levantamento das rodas ou um camião tipo caixa plana.

Manuais