O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Informações salvas nas unidades de controle

O veículo é equipado de fábrica com unidades de controle que, entre outras coisas, assumem a unidade de controle do motor e da transmissão.

Além disso, as unidades de controle monitoram o funcionamento do sistema de escape e dos airbags.

As unidades de controle eletrônicas também avaliam continuamente os dados relevantes do veículo durante a condução. Em caso de avarias ou divergências dos valores de referência, esses dados são armazenados exclusivamente. As avarias são exibidas normalmente pelas luzes de controle no display do instrumento combinado.

Dados armazenados nas unidades de controle podem ser lidos e avaliados somente por aparelhos especiais.

Somente uma Concessionária Volkswagen está apta a reconhecer e corrigir as avarias identificadas por meio do armazenamento dos respectivos dados. Os dados armazenados podem se referir, entre outros, aos seguintes dados:

Em nenhuma hipótese as unidades de controle instaladas gravam conversas no veículo. Perfis de movimentação sobre os trajetos percorridos não podem ser gerados a partir dos dados armazenados.

Com o uso do veículo são possíveis situações nas quais os dados armazenados sozinhos ou juntamente com outras informações (relatório de acidente de trânsito, danos no veículo, testemunhos, etc.), eventualmente buscando auxílio de um especialista e com ajuda de suas informações adicionais, podem remeter à pessoa.

Em caso de veículos com uma função de chamada de emergência por meio de telefone móvel ou outros aparelhos conectados, a localização momentânea pode ser transmitida.

Em caso de acidentes em que as unidades de controle registrem um acionamento do airbag, o sistema pode transmitir automaticamente um sinal de transmissão. Isto depende do provedor do serviço. A princípio, uma transmissão funciona somente em áreas com cobertura de rede de transmissão móvel.

Funções adicionais que são acordadas contratualmente com o cliente, por exemplo, localização do veículo em caso de emergência ou Car Net Volkswagen, permitem a transmissão de determinados dados veiculares do veículo.

Gravador de dados de acidente (Event Data Recorder)

O veículo não é equipado com um gravador de dados de acidente.

Em um gravador de dados de acidente, as informações do veículo são armazenadas temporariamente. Assim, em caso de um acidente, são obtidas informações detalhadas por meio da série de eventos. Em veículos com um sistema de airbag, podem ser salvos, por exemplo, dados relevantes do acidente, como velocidade de impacto, condições de travamento dos cintos de segurança, posições dos bancos e momento de ativação dos airbags. A abrangência dos dados dependem do respectivo fabricante.

A instalação de um gravador de dados de acidente como esse só pode acontecer com o consentimento do proprietário e, em alguns países, é regulada por lei.

Reprogramação das unidades de controle

A princípio, todos os dados para o controle dos componentes estão armazenados nas unidades de controle. Algumas funções de conforto, por exemplo, sinais intermitentes de conforto, abertura independente da porta e indicadores do display podem ser reprogramados por meio de aparelhos especiais. Caso as funções de conforto sejam reprogramadas, as indicações e descrições correspondentes desta literatura de bordo não coincidirão mais com as funções originais. A Volkswagen recomenda que a reprogramação seja confirmada no Manutenção e garantia em "outros registros da oficina".

A Concessionária Volkswagen possui as informações sobre uma possível reprogramação.

Ler o registro de eventos do veículo

No interior do veículo há uma tomada de conexão para diagnóstico para a leitura dos registros de eventos. No registro de eventos são memorizados dados sobre o funcionamento e o estado das unidades de controle eletrônicas.

Informações adicionais sobre os dados armazenados podem ser obtidas em uma Concessionária Volkswagen.

A tomada de conexão para diagnóstico pode estar, dependendo do modelo e da versão do veículo, no lado inferior do painel de instrumentos na área para os pés do lado do condutor, ao lado da alavanca de destravamento da tampa do compartimento do motor ou atrás de uma cobertura.

O registro de eventos deve ser lido e restaurado somente por uma Concessionária Volkswagen.

Após a correção de uma falha, informações a respeito são apagadas da memória. Outros conteúdos da memória são sucessivamente atualizados.

ATENÇÃO

Um uso da tomada de conexão para diagnóstico diferente do especificado pode ocasionar falhas de funcionamento e, como consequência, também acidentes e ferimentos sérios.

  • Jamais ler por si mesmo o registro de eventos através da tomada de conexão para diagnóstico.
  • Somente uma empresa especializada deve ler o registro de eventos através da tomada de conexão para diagnóstico. Para isso, a Volkswagen recomenda as Concessionárias Volkswagen.

Rede móvel no veículo

A Volkswagen recomenda sempre utilizar a antena externa para um uso seguro da comunicação móvel no veículo. A qualidade da conexão é melhorada e o alcance do aparelho de comunicação móvel é ampliado.

Radiação eletromagnética

Durante o uso de um aparelho de comunicação móvel sem conexão com a antena externa, a radiação eletromagnética não é desviada para fora de maneira otimizada. Pode haver um risco à saúde.

Telefonar

Em muitos países, telefonar dentro do veículo somente é permitido com o uso de um sistema de viva voz, por exemplo, através de uma conexão por Bluetooth ou pelo suporte de telefone integrado → caderno Sistema Infotainment. Fixar o aparelho de comunicação móvel em um suporte adequado antes da utilização. No caso de sistemas de viva voz móveis, utilizar os porta-objetos disponíveis no veículo, por exemplo, no console central.

No caso de um sistema de viva voz que suporta a tecnologia SIM Access Profile (SAP), utilizar um telefone móvel compatível.

Transmissões

Para o uso de aparelhos de transmissão, observar as prescrições legais e o manual de instruções do fabricante. A instalação posterior de aparelhos de transmissão está sujeita a aprovação.

Consultar uma Concessionária Volkswagen para obter mais informações sobre a instalação de um aparelho de transmissão.

ATENÇÃO

Aparelhos de transmissão móveis soltos ou não fixados corretamente podem ser arremessados pelo compartimento interno do veículo em razão de uma manobra súbita de arranque ou frenagem, assim como em um acidente, e causar ferimentos.

  • Fixar ou guardar os aparelhos de transmissão móveis e acessórios de maneira segura e fora das áreas de expansão dos airbags.

ATENÇÃO

Ao utilizar um aparelho de transmissão móvel sem conexão com uma antena externa, os valores limite de radiação eletromagnética no veículo podem ser excedidos e, assim, a saúde do condutor e dos ocupantes do veículo pode ser prejudicada. Isto também se aplica a uma antena externa não instalada de maneira correta.

  • Manter uma distância mínima de 20 centímetros entre a antena do aparelho e um implante médico ativo, por exemplo, um marca-passo.
  • Não carregar um aparelho pronto para uso nas proximidades imediatas ou diretamente acima de um implante médico ativo, por exemplo, no bolso da camisa.
  • No caso de suspeita de interferência do telefone móvel em um implante médico ativo ou em outro dispositivo médico, desligar o aparelho imediatamente.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Acessório e peças de reposição

A Volkswagen recomenda buscar orientação em uma Concessionária Volkswagen antes de comprar acessórios, peças de reposição ou recursos, por exemplo, se o veículo tiver que ser equipado posteriormente com acessórios ou quando peças tiverem que ser substituídas. A Concessionária Volkswagen assessora em questões regulatórias e recomendações de fábrica a respeito de acessórios, peças de reposição e recursos.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Informações ao consumidor

Etiquetas adesivas e plaquetas No compartimento do motor e em algumas peças do veículo, por exemplo, na portinhola do tanque, no para-sol do passageiro dianteiro, na coluna da porta do condutor ou em cima ou em baixo do assoalho do compartimento de bagagem estão afixados de fábrica certificados de segurança, etiquetas adesivas e plaquetas contendo informações importantes sobre o uso do veículo. Não remover os certificados de segurança, etiquetas adesivas e plaquetas em nenhuma hipótese, nem inutilizá-las ou torná-las ilegíveis. Se as peças do veículo com certificados de segurança, etiquetas adesivas e plaquetas forem substituídas, é necessário que a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada aplique corretamente os novos certificados de segurança, etiquetas adesivas e plaquetas correspondentes nas mesmas posições nas peças do veículo novas.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Regulador de velocidade

Utilização do regulador de velocidade (GRA)* Fig. 47 À esquerda da coluna de direção: interruptor e comandos de utilização do GRA. Fig. 48 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para o utilização do GRA.

Manuais