O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Instrumentos e luzes de controlo

Instrumentos

Vista do painel de instrumentos

Instrumentos
Fig. 115 Painel de instrumentos no painel de bordo.

Explicações sobre os instrumentos Fig. 115:

  1. Conta-rotações (do motor em funcionamento, em centenas de voltas por minuto).

    O início da zona vermelha do conta-rotações indica o regime máximo em qualquer velocidade após a rodagem e com o motor quente. Antes de atingir a zona vermelha, é recomendável engrenar a velocidade seguinte, colocar a alavanca seletora na posição D, ou retirar o pé do acelerador.

  2. Indicador da temperatura do líquido de refrigeração do motor.
  3. Indicações no ecrã.
  4. Botão de configuração e visualização.
  5. Velocímetro.
  6. Indicador do nível de combustível.

ATENÇÃO

Qualquer distração pode provocar um acidente, com o consequente risco de lesões.

CUIDADO

Aviso sobre o impacto ambiental

Ao mudar com antecedência para uma velocidade superior há uma redução do consumo de combustível e dos ruídos.

Conta-rotações

O conta-rotações mostra o regime de rotações do motor por minuto Fig. 115 1 .

O conta-rotações oferece, juntamente com a indicação das velocidades, a possibilidade de utilizar o motor do seu veículo num regime de rotações adequado.

O início da zona vermelha na escala de rotações indica o regime máximo das rotações para todas as mudanças num motor já rodado e à temperatura normal de serviço. Antes de alcançar este nível, deverá passar para uma mudança mais alta nos veículos com caixa de velocidades manual, ou, para veículos com caixa de velocidades automática, deve colocar a alavanca seletora em "D" ou retirar o pé do pedal do acelerador.

O mais recomendável é evitar os regimes de rotações elevados e orientar-se de acordo com as recomendações da indicação das mudanças.

CUIDADO

O ponteiro do conta-rotações 1 Fig. 115 só deverá atingir a zona vermelha durante um curto período de tempo, caso contrário existe o risco de causar danos no motor.

Aviso sobre o impacto ambiental

A engrenagem precoce duma mudança superior ajuda a reduzir o consumo, as emissões e o nível de ruído.

Indicações no ecrã

Ao ligar a ignição pode visualizar-se no ecrã do painel de instrumentos Fig. 115 3 informações diversas, em função do equipamento do veículo:

Quilometragem

O conta-quilómetros total regista a quilometragem total percorrida pelo veículo.

O conta-quilómetros parcial (trip) indica o número de quilómetros ou milhas percorridos desde a última vez que o conta-quilómetros foi colocado a zero. O último dígito indica troços de 100 m ou de 1/10 de milha.

Hora

A configuração da hora também pode ser realizada através do botão e do botão de função Setup do sistema Easy Connect.

Bússola

Com a ignição ligada e o sistema de navegação ligado, no ecrã do painel de instrumentos será visualizado o ponto cardinal correspondente à direção do veículo.

Posição da alavanca seletora

A posição atual da alavanca seletora aparecerá tanto no ecrã do painel de instrumentos como ao lado da própria alavanca. Nas posições D e S, bem como com o tiptronic, no ecrã será visualizado também a mudança correspondente.

Velocidade recomendada (caixa de velocidades manual)

Durante a condução, é indicada no ecrã do painel de instrumentos a mudança recomendada para poupar combustível.

Segundo indicador de velocidade (m.p.h. ou km/h)

Além da indicação do velocímetro, durante a condução pode ser visualizada a velocidade noutra unidade de medida (em milhas ou em km por hora).

Nos modelos destinados a países nos quais é obrigatório visualizar permanentemente a segunda velocidade, esta opção não pode ser desativada.

As configurações do segundo indicador de velocidade podem ser efetuadas através do sistema Easy Connect através do botão e do botão de função Setup.

Aviso de velocidade

No ecrã do painel de instrumentos irá ser avisado quando baixar da velocidade ajustada.

Isto é de grande utilidade, por exemplo, quando o veículo tem pneus de inverno que não estão concebidos para a velocidade máxima do mesmo.

As configurações do alerta de velocidade podem ser efetuadas através do sistema Easy Connect através do botão e do botão de função Setup.

Indicador de funcionamento do Start-Stop

No ecrã do painel de instrumentos mostra-se a informação atualizada relativa ao estado.

Estado do andamento de baixo consumo (ECO)*

Em função do equipamento, durante o andamento, no ecrã do painel de instrumentos aparece a indicação "ECO" quando o veículo se encontra em estado de baixo consumo devido à gestão de cilindros ativa (ACT)*.

Letras distintivas do motor (MKB)

Mantenha pressionado o botão Fig. 115 4 durante mais de 15 segundos para visualizar as letras de identificação do motor (MKB) do veículo. Para isso, a ignição deve estar ligada e o motor desligado.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Avisos de controlo e de advertência.

ATENÇÃO

Apesar de a temperatura exterior estar acima do ponto de congelação, poderiam existir estradas e pontes com gelo.

Aviso

Conta-quilómetros

Instrumentos
Fig. 116 Painel de instrumentos: conta-quilómetros e botão de retrocesso.

A distância percorrida é indicada em "quilómetros " ou em milhas "mi". É possível alterar as unidades de medida (quilómetros "km"/milhas "mi") no rádio/Easy Connect*.

Para mais informações, consulte o Manual de Instruções do Easy Connect*.

Conta-quilómetros total/conta-quilómetros parcial

O conta-quilómetros total apresenta a distância total percorrida pelo veículo.

O conta-quilómetros parcial apresenta o trajeto percorrido desde a última reposição a zero. Com este conta-quilómetros podem medir-se percursos parciais. A última posição indica troços de 100 m ou de 1/10 de milha.

O conta-quilómetros parcial pode ser reposto a zero pressionando o botão 0.0/SET Fig. 116.

Indicação de avaria

No caso de existir uma anomalia no painel de instrumentos, será mostrada a indicação DEF no campo de indicação do conta-quilómetros parcial. Trate de reparar a avaria imediatamente, na medida do possível.

Indicador da temperatura do líquido de refrigeração

Para os veículos sem indicador de temperatura do líquido de refrigeração, aparece uma luz de controlo quando existe uma temperatura elevada. Tenha em conta .

O indicador da temperatura do líquido de refrigeração 2 Fig. 115 só funciona com a ignição ligada. Para evitar danos no motor, tenha em atenção as seguintes observações sobre as margens de temperatura.

Zona fria

Se se iluminarem apenas os LED na margem inferior da escala, significa que o motor ainda não atingiu a sua temperatura de funcionamento.

Evite regimes altos de rotações, não acelere a fundo e não submeta o motor a grandes esforços.

Zona normal

Se, ao conduzir normalmente, os LED se iluminarem até à zona central, significa que o motor alcançou a temperatura de funcionamento.

Com temperaturas exteriores altas e ao submeter o motor a grandes esforços, os LED podem continuar a iluminar-se e alcançar a parte superior. Isto não será preocupante enquanto não se acender a luz de controlo no ecrã digital do painel de instrumentos.

Nível de aquecimento

Quando se iluminam os LED na área superior de visualização e aparece a luz de controlo no ecrã do painel de instrumentos, a temperatura do líquido de refrigeração é excessiva.

CUIDADO

Nível de combustível

Instrumentos
Fig. 117 Indicador de combustível.

O indicador 6 Fig. 115 só funciona com a ignição ligada. Quando o indicador atinge a marca da reserva, o LED inferior acende-se a vermelho e a luz de controlo aparece. Quando o nível de combustível é muito baixo, o LED inferior pisca a vermelho.

A autonomia do nível de combustível é apresentada no ecrã do painel de instrumentos 3 Fig. 115.

Caso pretenda saber qual é a capacidade do depósito do combustível do seu veículo, pode consultar esta informação na secção Dados técnicos.

CUIDADO

Não esgote nunca totalmente o conteúdo do depósito. Quando a alimentação de combustível é irregular, poderão registar-se falhas na ignição. Deste modo, pode chegar combustível sem queimar ao sistema de escape, o que poderia provocar o sobreaquecimento do catalisador e danos no mesmo.

Avisos de controlo

Avisos de controlo e de advertência

As luzes de controlo e de advertência são indicadores de alertas, anomalias ou funções determinadas. Algumas luzes de controlo e de advertência acendem-se ao ligar a ignição, e devem apagar-se quando o motor se coloca em funcionamento, ou durante o andamento.

Conforme o modelo, podem visualizar-se no ecrã do painel de instrumentos mensagens de texto adicionais, com informações, ou pedindo que seja efetuada alguma ação.

Conforme o equipamento do veículo, é possível que em vez de se acender um aviso, seja visualizado um símbolo no ecrã do painel de instrumentos.

Quando determinadas luzes de controlo e de alerta se acendem, é emitido adicionalmente um aviso sonoro.

ATENÇÃO

Se não se tiverem em conta a luzes de controlo de advertência e as mensagens, o veículo poderá ficar parado no meio do trânsito, ou poderão ocorrer acidentes e feridos graves.

CUIDADO

Caso sejam ignorados os avisos de controlo que se acendam e as mensagens de texto, poderão ocorrer avarias no veículo.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Posto de condução

Esquema geral Fig. 114 Posto de condução. Manípulo da porta Interruptor para fecho centralizado Interruptor para a regulação elétrica dos espelhos exteriores Difusor de saída do ar Comandos para: Indicadores de direção e luzes de médios/máximos Assistência na manutenção da trajetória (Lane Assist) Assistente dos máximos Regulador da velocidade (GRA) Dependendo do equipamento: Alavanca do regulador de velocidade Volante com buzina e Airbag do condutor Comandos do computador de bordo Botões para utilização do rádio, telefone, navegação e sistema de controlo por voz caderno Rádio Manípulos para a utilização do tiptronic (caixa de velocidades automática) Painel de instrumentos Comandos para: Limpa/ lava para-brisas Limpa/lava para-brisas traseiro Computador de bordo . Dependendo do equipamento: rádio ou ecrã para Easy Connect (navegação, rádio, TV/vídeo) Consoante o equipamento, botões para: Sistema Start-Stop Sistema de assistência ao estacionamento Luzes de emergência Interruptor pressão pneus Indicação Airbag-Off Consoante o equipamento, porta-luvas com: Leitor CD* e/ou Cartão SD* caderno Rádio Airbag do passageiro Interruptor do airbag do passageiro Comando do banco com aquecimento do passageiro Dependendo do equipamento, comandos para: Equipamento de aquecimento e de ventilação ou ar condicionado manual Ar condicionado automático Consoante o equipamento: Entrada USB/AUX-IN Isqueiro / tomada Carregador sem fios Porta-objetos Alavanca de comandos para: Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades automática Comando rotativo (Driving Experience button) para modos de condução Comutador do Auto Hold Comutador do travão de estacionamento eletrónico Botão de arranque (Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access) Comando do banco com aquecimento do condutor Fechadura de ignição (veículos sem Keyless Access) Comando rotativo (Driving Experience button) para modos de condução Comutador do Auto Hold Comutador do travão de estacionamento eletrónico Botão de arranque (Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access) Comando do banco com aquecimento do condutor Fechadura de ignição (veículos sem Keyless Access)

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Introdução ao sistema Easy Connect

Configurações do sistema (CAR) Menu CAR (Setup) Para selecionar os menus de configuração, pressione o botão Easy Connect e o botão de função Setup .

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Entrar na vaga de estacionamento com o assistente de direção para estacionamento

Fig. 188 No display do instrumento combinado: entrar na vaga de estacionamento paralelo à pista. A Procurar vaga de estacionamento, B posição em relação à entrada na vaga de estacionamento, C manobrar. Fig. 189 No display do instrumento combinado: entrar na vaga de estacionamento transversalmente à pista. A Procurar vaga de estacionamento, B posição em relação à entrada na vaga de estacionamento, C manobrar.

Manuais