O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > LDA (Aviso de saída de faixa de rodagem com controlo da direção)

Sumário de funções

Quando circula numa autoestrada ou via rápida que possui linhas delimitadores da faixa de rodagem brancas (amarelas), esta função alerta o condutor quando o veículo sair da faixa de rodagem e fornece auxílio, operando o volante da direção para manter o veículo na sua faixa de rodagem.

O sistema reconhece estas linhas visíveis delimitadoras brancas (amarelas) utilizando uma câmara com sensor, localizado na parte superior do para-brisas.

Funções incluídas no sistema LDA

Função de alerta de saída da faixa de rodagem

Se o sistema avaliar que o veículo pode desviar-se da sua faixa de rodagem, é exibido um alerta no mostrador de informações múltiplas e soa um sinal sonoro para alertar o condutor.

Quando soa o aviso sonoro, verifique a área circundante da estrada e manobre com cuidado o volante da direção para mover o veículo de novo para o centro da faixa.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Função de controlo da direção

Quando o sistema determina que o veículo pode sair da faixa de rodagem, o sistema fornece o auxílio necessário, operando o volante da direção com pequenos ajustes durante um curto espaço de tempo, para manter o veículo na sua faixa de rodagem.

Se o sistema detetar que o volante da direção não foi operado durante um período de tempo fixo ou que o volante da direção não está firmemente agarrado, é exibido um aviso no mostrador de informações múltiplas e a função é cancelada temporariamente.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Aviso de oscilação do veículo

Quando o veículo oscila, como se fosse sair da sua faixa de rodagem várias vezes, soa um sinal sonoro e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas para alertar o condutor.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

AVISO

Antes de utilizar o sistema LDA Não confie apenas no sistema LDA. O sistema LDA não conduz o veículo de forma automática, nem reduz a atenção que o condutor tem de prestar à área em frente do veículo. Como tal, o condutor deve sempre assumir a responsabilidade total na perceção do ambiente circundante, para operar o volante da direção para corrigir a linha de condução e para conduzir de forma segura. O condutor também deve efetuar as pausas necessárias para evitar o cansaço em viagens longas.

A condução inadequada ou falta de cuidado pode levar a um acidente, que poderá resultar em morte ou ferimentos graves.

Para evitar operar o LDA por engano Quando o sistema não estiver a ser utilizado, desligue o sistema LDA, utilizando o interruptor LDA.

Situações inadequadas à utilização do sistema LDA Não utilize o sistema LDA em nenhuma das seguintes situações.

Doutra forma o sistema poderá não funcionar corretamente e levar a um acidente, que poderá resultar em morte ou ferimentos graves.

  • Quando conduzir com correntes nos pneus, um pneu de reserva, etc..
  • Quando os pneus estiverem gastos, ou quando a pressão dos pneus for baixa.
  • Quando forem utilizados pneus que difiram na sua estrutura, fabricante, marca ou piso.
  • Quando existem objetos ou estruturas ao longo da estrada que podem ser interpretados como linhas delimitadoras brancas (amarelas) da faixa de rodagem (grades de proteção, curvas, postes refletores, etc.).
  • Quando conduzir em estradas cobertas com neve.
  • Quando é difícil ver as linhas delimitadoras brancas (amarelas) da faixa de rodagem devido à chuva, neve, nevoeiro, etc.
  • Quando existem linhas brancas (amarelas) visíveis no pavimento resultantes de reparações na estrada, etc.
  • Quando conduzir numa estrada com uma faixa encerrada devido a obras de manutenção ou quando conduzir numa faixa de rodagem temporária.
  • Quando conduzir numa estrada com superfície escorregadia devido a tempo chuvoso, neve, gelo, etc.
  • O veículo está a circular em faixas de trânsito que não sejam faixas de autoestradas ou vias rápidas.
  • O veículo está a circular numa zona de obras de construção.
  • O veículo está a rebocar um atrelado ou outro veículo.

 

AVISO

Para evitar danos ou o funcionamento incorreto do sistema LDA

  • Não altere os faróis nem afixe autocolantes na superfície das luzes.
  • Não altere a suspensão, etc.. Se uma peça da suspensão, etc. tiver de ser reparada, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Não instale nem coloque nada sobre o capot ou sobre a grelha. Para além disso, não instale uma grelha de proteção (barras de proteção frontal, kangaroo, etc.).
  • Se o para-brisas necessitar de reparação, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Ligar o sistema LDA

Pressione o interruptor LDA para ligar o sistema.

O indicador LDA acende e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

Pressione o interruptor LDA novamente para desligar o sistema LDA.

Quando o sistema LDA é ligado ou desligado, o funcionamento do sistema LDA é ativado no mesmo modo da próxima vez que colocar o motor em funcionamento.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Indicações exibidas no mostrador de informações múltiplas

  1. Indicador LDA
    O indicador acende para informar o condutor do estado de funcionamento do sistema.

    Acende em branco: Sistema LDA está em funcionamento.

    Acende em verde: A função de controlo do volante da direção está em funcionamento.

    Pisca em laranja: A função de alerta de saída da faixa de rodagem está em funcionamento.

  2. Mostrador do funcionamento do auxílio ao volante da direção
    Indica que a função de controlo do auxílio ao volante da direção está a funcionar.
  3. Mostrador da função de alerta de aviso de saída da faixa de rodagem
    É exibida quando o ecrã de informações do sistema de auxílio à condução é ativado no mostrador de informações múltiplas.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

O interior das linhas brancas exibidas é branco

Indica que o sistema está a reconhecer as linhas brancas (amarelas).

Quando o veículo sair da sua faixa de rodagem, As linhas brancas exibidas nos lados do veículo piscam a laranja.

O interior das linhas brancas exibidas é preto

Indica que o sistema não está a reconhecer as linhas brancas (amarelas) ou está temporariamente cancelado.

Condições de funcionamento de cada função

Cancelamento temporário das funções Se as condições de funcionamento não estiverem reunidas, a função poderá temporariamente ser cancelada. No entanto, logo que as condições necessárias ao seu funcionamento forem reunidas, a operação da função será automaticamente retomada.

Função do controlo da direção Dependendo da velocidade do veículo, da situação do aviso de saída da faixa de rodagem, das condições da estrada, etc., a operação das funções poderá não ser reconhecida pelo condutor ou as funções poderão não operar.

Função de alerta de saída da faixa de rodagem O sinal de aviso sonoro poderá ser difícil de ouvir devido a ruído exterior, reprodução de áudio, etc.

Alerta de não existência de mãos a segurar o volante da direção Quando o sistema determina que o condutor retirou as mãos do volante da direção, enquanto a função de controlo da direção está em funcionamento, é exibida uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas.

Se o condutor continuar sem colocar as mãos no volante da direção, é exibida uma mensagem de aviso e a função é temporariamente cancelada. Este alerta também funciona da mesma maneira quando o veículo é conduzido com o volante da direção ligeiramente agarrado. Contudo, dependendo das condições da estrada, etc., a função poderá não ser cancelada.

Se houver linhas delimitadoras brancas (amarelas) da faixa de rodagem apenas de um dos lados do veículo O sistema LDA (aviso de saída de faixa de rodagem) não funciona do lado em que as linhas delimitadoras brancas (amarelas) da faixa de rodagem não são reconhecidas.

Condições em que a função pode não funcionar corretamente Nas seguintes situações, o sensor da câmara pode ser incapaz de reconhecer as linhas delimitadoras brancas (amarelas) da faixa de rodagem fazendo com que várias funções não operem devidamente.

Mensagem de aviso As mensagens de aviso são utilizadas para indicar uma avaria no sistema ou pra informar o condutor da necessidade de ter cautela enquanto conduz.

Configuração As seguintes definições podem ser alteradas.

Função Configurar detalhes
Função de aviso de saída da faixa de rodagem Ajuste a sensibilidade do aviso
Função de controlo da direção Auxílio de viragem do volante da direção ligado e desligado
Função de aviso de oscilação do veículo Ligue e desligue a função
Ajuste a sensibilidade do aviso

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > PCS (sistema de segurança pré-colisão)

O sistema de segurança pré-colisão utiliza o sensor do radar e o sensor da câmara para detetar os veículos e pedestres*1 que circulam à frente do seu veículo. Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo ou pedestre é elevada, o aviso de pré-colisão incita o condutor a tomar uma ação evasiva e a pressão potencial exercida sobre o travão aumenta para ajudar o condutor a evitar a colisão.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > RSA (Reconhecimento de sinais de trânsito)

Sumário de funções O RSA reconhece uma sinalização específica da estrada utilizando o sensor da câmara e fornece informações ao condutor através do mostrador de informações múltiplas.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Jantes

Se uma jante estiver empenada ou muito corroída, deve substitui-la. De outro modo, o pneu pode separar-se da jante ou provocar a perda de controlo do veículo.

Manuais