O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Luzes

Luz de presença e médios

Devem ser tidas em conta as disposições legais de cada país para a utilização das luzes do veículo.

O responsável pela circulação do veículo com a regulação adequada dos faróis e iluminação correta é sempre o condutor.

Sinais sonoros para avisar que as luzes não foram desligadas

Se a chave do veículo estiver fora da fechadura da ignição e a porta do condutor estiver aberta serão emitidos sinais de advertência nos casos indicados em seguida: isto irá lembrar-lhe que deve desligar a luz.

ATENÇÃO

As luzes de presença ou a luz diurna não iluminam o suficiente para permitir uma boa visibilidade da via nem asseguram que é visto pelos outros veículos.

ATENÇÃO

A regulação demasiado alta dos faróis e a sua utilização inadequada, poderá distrair e encandear os outros utilizadores da via. Tal poderia provocar um acidente de consequências graves.

Luz diurna

Para a luz diurna existem luzes separadas dedicadas, integradas nos faróis principais.

Ao ligar a luz de condução diurna acendem-se essas luzes 1).

A luz de condução diurna acende-se de cada vez que liga a ignição, se o interruptor se encontrar nas posições 0 ou na posição dependendo do nível de iluminação exterior.

1) Em veículos equipados com luzes LED traseiras. acende-se também a luz de posição traseira.

Quando o interruptor das luzes se encontra na posição , um sensor de luminosidade liga e desliga automaticamente os médios (inclusive a iluminação de comandos e instrumentos) ou a luz de condução diurna em função do nível de iluminação exterior.

ATENÇÃO

Manípulo dos indicadores de direção e de máximos

Coloque o manípulo na posição base para desligar a função correspondente.

Indicadores de mudança de direção de conforto

Para os indicadores de direção de conforto, desloque o manípulo até ao ponto em que oferece resistência para cima ou para baixo e solte o manípulo. A luz indicadora de mudança de direção pisca três vezes.

Os indicadores de direção de conforto ativam-se e desativam-se no sistema Easy Connect através do botão e do botão de função Setup.

Em veículos que não disponham do menu correspondente, a função pode desativar-se numa oficina especializada.

ATENÇÃO

A utilização inadequada, falta de utilização ou o esquecimento de desativação das luzes indicadoras de mudança de direção pode confundir os utilizadores da via. Isso poderia provocar um acidente de consequências graves.

ATENÇÃO

A utilização inadequada dos máximos pode causar acidentes e lesões graves, visto que os máximos podem distrair e encadear os outros condutores.

Aviso

Controlo automático dos médios Controlo automático dos médios *

O controlo automático dos médios é apenas uma ajuda e não consegue reconhecer todas as situações de condução.

Quando o comando das luzes se encontra na posição , as luzes do veículo e a iluminação dos instrumentos e dos comandos são ligadas e desligadas automaticamente nas seguintes situações em Luz diurna.

Acendimento automático Desligamento automático
O sensor da luz deteta a fraca luminosidade, por exemplo ao circular por um túnel. Ao detetar luminosidade suficiente.
O sensor de chuva deteta a chuva e ativa o limpa para-brisas. Quando o limpa-vidros traseiro não é ativado durante alguns minutos.

ATENÇÃO

Se a via não estiver bem iluminada e os outros utilizadores da mesma não virem o veículo ou virem com dificuldade, é possível a ocorrência de acidentes.

Assistente de máximos*

Assistência aos máximos (Light Assist)

O assistente de máximos atua dentro dos limites do sistema e em função das condições do ambiente e do trânsito. Depois de ligado, o sistema ativa-se a partir de uma velocidade de 60 km/h (37 mph) e desativa-se abaixo dos 30 km/h (18 mph).

Quando o sistema está ativado e a câmara deteta outros veículos que podem ficar encadeados, os máximos desligam-se automaticamente.

Caso contrário, os máximos ligam-se automaticamente.

Em condições normais, e assistente de máximos deteta as zonas iluminadas e desativa o sistema ao atravessar, por exemplo, uma localidade.

Ligar e desligar a assistência aos máximos

Função Utilização
Ativar:

  • Ligue a ignição e rode o interruptor das luzes até à posição .
  • A partir da posição base, pressione o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção e dos máximos para a frente. Quando for apresentado o aviso no ecrã do painel de instrumentos, a assistência aos máximos está ligada.
Desativar:
  • Desligue a ignição.
  • OU: rode o interruptor das luzes para uma posição diferente de .
  • OU: com os máximos ligados, empurre o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção e dos máximos para trás.
  • OU: pressione para a frente o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção e os máximos para ligar manualmente os máximos. A assistência aos máximos ficará assim desativada.

Anomalia no funcionamento

As seguintes condições podem impedir que o regulador dos máximos desligue a referida luz a tempo, ou que a desligue em absoluto:

ATENÇÃO

As funções de conforto da assistência aos máximos não o devem induzir a correr nenhum risco. O sistema não pode substituir a concentração do condutor.

CUIDADO

Para não afetar a funcionalidade do sistema, tenha em conta os seguintes pontos:

Aviso

Os sinais de luzes e os máximos podem ser ligados e desligados manualmente a qualquer momento com o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção e dos máximos.

Luzes de nevoeiro

Luzes e visibilidade
Fig. 134 Painel de instrumentos: comando das luzes.

Os avisos de controlooumostram adicionalmente, no comando das luzes ou no painel de instrumentos, quando estão ligados os faróis de nevoeiro.

Luzes de cornering*1)

Ao virar lentamente, ou em curvas muito fechadas, a luz de cornering ativa-se automaticamente.

A luz de cornering pode estar integrada nos faróis de nevoeiro e acende-se apenas a velocidades inferiores a 40 km/h (25 mph).

Ao engrenar a marcha-atrás, acende-se a luz de cornering em ambos os lados do veículo, de forma a iluminar melhor o espaço envolvente para a manobra.

1) Esta função não está disponível nos veículos equipados com faróis full-LED.

Função "Coming home"

A ligação/o desligamento da função faz-se através do menu do rádio. Também se pode configurar o tempo de atraso de "Coming Home " e/ou "Leaving Home" (por defeito 30 seg).

Veículo com farol de halogéneo

Na função "Coming Home" acendem-se as luzes de dia (DRL) dos faróis, as luzes de presença traseiras e as luzes da matrícula.

Veículo com farol full-LED

Na função "Coming Home" acendem-se a luz dos médios e as luzes de dia (DRL) dos faróis, as luzes de presença traseiras, as luzes da matrícula e as luzes de aproximação no retrovisor ("Welcome Light").

Ativação "Coming Home" automática*

Para veículos com sensor de luz e chuva (rotação de luzes com posição).

Ativação "Coming Home" manual

Para veículos sem sensor de luz e chuva (rotação de luzes sem posição).

Desativação

Função "Leaving Home"

A função "Leaving Home" só está disponível para veículos com sensor de luz e chuva (rotação de luzes com posição ).

A ligação/o desligamento da função faz-se através do menu do rádio. Também se pode configurar o tempo de atraso de desligamento da função "Leaving Home" (por defeito 30 seg).

Veículo com farol de halogéneo

Na função "Leaving Home" acendem-se as luzes de dia (DRL) dos faróis, as luzes de presença traseiras e as luzes da matrícula.

Veículo com farol full-LED

Na função "Leaving Home" acendem-se a luz dos médios e as luzes de dia (DRL) dos faróis, as luzes de presença traseiras, as luzes da matrícula e as luzes de aproximação no retrovisor ("Welcome Light").

Ativação

Desativação

Indicadores de mudança de direção de emergência

Luzes e visibilidade
Fig. 135 Painel de instrumentos: interruptor das luzes de emergência.

As luzes de emergência servem para, em caso de risco, chamar a atenção dos outros utentes da via pública para o seu veículo.

Se o veículo ficar parado:

1. Estacione a uma distância segura do fluxo de tráfego.

2. Pressione o botão, para acender as luzes de emergência.

3. Desligue o motor.

4. Puxe o travão de estacionamento.

5. Engrene a 1.ª mudança nos veículos com caixa de velocidades manual ou coloque a alavanca seletora em P caso se trate de um veículo com caixa de velocidades automática.

6. Utilizar o triângulo de pré-sinalização para indicar a localização do seu veículo, para que não represente um risco para os outros utentes da via.

7. Leve sempre a chave do veículo consigo, quando abandonar o mesmo.

Com as luzes de emergência ligada, todos as luzes indicadoras de mudança de direção do veículo piscam ao mesmo tempo. Ou seja, as luzes de controlo indicadoras de mudança de direção e a luz de controlo do comutador piscam ao mesmo tempo. As luzes de emergência simultâneas também funcionam com a ignição desligada.

Aviso de travagem de emergência

Em caso de travagem brusca e de forma contínua a uma velocidade superior a aproximadamente 80 km/h (50 mph), as luzes de travão piscam várias vezes por segundo de modo a avisar os veículos que circulam atrás.

Caso a travagem continue, as luzes de emergência são ligadas automaticamente quando o veículo para. Estas são desligadas automaticamente quando o veículo inicia novamente a marcha.

ATENÇÃO

Aviso

Luz de estacionamento

Quando a luz de estacionamento estiver ligada (indicador de direção direito ou esquerdo) a luz de presença dianteira e o farolim traseiro dos respetivo lado do veículo ficam acesas.

A luz de estacionamento só pode ser ativada com a ignição desligada e o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção e máximos na posição central, antes de ser acionada.

Luz de estacionamento de ambos os lados

Com a ignição desligada e o interruptor das luzes de presença na posição , ao bloquear o veículo a partir do exterior, acende-se a luz de estacionamento de ambos os lados do veículo. Ao fazê-lo, ilumina-se apenas a luz de presença de ambos os faróis, bem como os farolins posteriores, parcialmente.

Luz de autoestrada*

A luz de autoestrada está disponível em veículos equipados com faróis full-LED.

A ligação/o desligamento da função faz-se por meio do menu correspondente do sistema Easy Connect.

Condução no estrangeiro

O feixe luminoso da luz dos médios é assimétrico: o lado da estrada em que viaja ilumina-se com maior intensidade.

Quando um veículo fabricado para um país com circulação à direita viajar para um país em que o trânsito circule pela esquerda (ou vice-versa), normalmente é necessário cobrir uma parte da tulipa dos faróis com máscaras adesivas ou alterar a regulação dos faróis para não encandear os restantes condutores.

Para esses casos, a norma especifica valores de luz a cumprir em determinados pontos da distribuição luminosa. É o que se conhece por "luz de turismo".

A distribuição luminosa dos faróis de halogéneo e full-LED permite cumprir os valores especificados de "luz de turismo" sem necessidade de máscaras adesivas ou alterações de regulação.

Aviso

A "luz de turismo" só é admitida de forma temporária. Se prevê uma longa estadia num país com outra forma de circulação, deverá visitar um serviço técnico autorizado para substituir os faróis.

Regulação do alcance das luzes, iluminação do painel de instrumentos e de interruptores

Luzes e visibilidade
Fig. 136 Ao lado do volante: regulador do alcance das luzes.

Iluminação do quadro de instrumentos, ecrãs e interruptores*

Dependendo do modelo, pode ajustar a iluminação do quadro de instrumentos e dos interruptores no Sistema Easy Connect, através do botão e o botão de função SETUP.

Regulação do alcance dos faróis

A regulação do alcance das luzes Fig. 136 é adaptado segundo o valor do feixe luminoso do farol ao estado de carga do veículo.

Deste modo o condutor tem a melhor visibilidade possível e não encadeia quem circula em sentido contrário.

Os faróis só podem ser focados com os médios ligados.

Para ajustar, rode o comando Fig. 136:

Valor Estado de carga a) do veículo
- Bancos dianteiros ocupados e bagageira vazia
1 Todas os lugares ocupados e bagageira vazia
2 Todas os lugares ocupados e bagageira cheia. Com reboque com carga de apoio mínima
3 Ocupado apenas o banco do condutor e a bagageira cheia. Condução com reboque com carga de apoio máxima.

a) Se o estado de carga do veículo não corresponder a nenhum dos da tabela, podem também selecionar-se posições intermédias.

Regulação dinâmica do alcance dos faróis

O regulador desaparece em veículos com regulação dinâmica do alcance dos faróis. O alcance dos faróis adapta-se automaticamente ao estado de carga do veículo quando estes são ligados.

Iluminação do painel de instrumentos

Com a ignição ligada e sem a ativação das luzes, a iluminação do painel de instrumentos permanece ativada em condições de luz diurna. Ao diminuir a luminosidade exterior, vai diminuindo também a iluminação. Em alguns casos, por ex., ao atravessar um túnel sem a função ativa, a iluminação do painel de instrumentos chega a apagar-se. O objetivo desta função é proporcionar ao condutor uma indicação visual de que deve ativar os médios.

ATENÇÃO

Os objetos pesados no veículo podem fazer com que os faróis encadeiem e distraiam os outros condutores. Tal poderia provocar um acidente de consequências graves.

Luzes interiores e de leitura 1)

Iluminação do porta-luvas e da bagageira* Ao abrir e fechar o porta-luvas no lado do passageiro e a porta da mala, a respetiva luz acende-se e desliga-se automaticamente.

Luzes dos pés* As luzes dos pés na zona inferior do painel (condutor e passageiro) acendem-se com as portas abertas e baixam de intensidade durante a condução. Essa intensidade poderá ser ajustada através do menu do rádio (ver Easy Connect > Ajustes de iluminação > Iluminação do habitáculo.

Luz ambiente* A luz ambiente nos painéis das portas pode mudar de cor. Pode ajustar-se a intensidade e a cor através do menu do rádio (ver Easy Connect > Ajustes de iluminação > Iluminação do habitáculo).

1) Dependendo do nível de equipamento do veículo, as seguintes luzes interiores podem ser de LED: luz de cortesia dianteira, luz de cortesia traseira, luz de pés e luz da pala do sol.

Aviso

As luzes de leitura apagam-se quando fecha o veículo com a chave ou ao fim de alguns minutos, se tiver retirado a chave da ignição.

Evita-se assim que a bateria do veículo descarregue.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Luzes e visibilidade

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Visibilidade

Palas de sol Fig. 137 Pala do sol. Possibilidades de regulação das palas do sol para o condutor e passageiro: Baixar o protetor contra o sol na direção do para-brisas. A pala do sol pode ser puxada para fora da fixação e ser virada para a porta Fig. 137 1 . Desloque a pala do sol na direção da porta, longitudinalmente para trás.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Bateria

A bateria 1 não necessita de manutenção. Você não deve nem abrir nem acrescentar líquido. A bateria é específica (presença de um tubo de desgaseificação que possibilita a saída de gases corrosivos e explosivos ao exterior). Portanto deve ser substituída por uma bateria que permita a ligação deste tubo flexível.

Manuais