O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de controle

Acesa

Causa possível / recurso

Rótula de engate do dispositivo de reboque não travada.

Verificar o travamento do dispositivo de reboque.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem rapidamente para verificação da função. Elas se apagam após alguns segundos.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Condições técnicas

Se o veículo tiver sido equipado de fábrica com um dispositivo de reboque, todos os aspectos técnicos e legais necessários para a condução com reboque já foram considerados.

Como solução para instalação posterior, utilizar somente um dispositivo de reboque liberado para o peso bruto admissível do reboque que será puxado. O dispositivo de reboque deve ser adequado para o veículo e para o reboque, e deve estar fixado com segurança no chassi do veículo.

Utilizar somente um dispositivo de reboque liberado pela Volkswagen para o veículo. Verificar e observar sempre as indicações do fabricante do dispositivo de reboque. Nunca montar um "distribuidor de peso" ou "um compensador de carga" como dispositivo de reboque.

Dispositivo de reboque montado no para-choque Nunca montar um dispositivo de reboque no para-choque ou em sua fixação. Um dispositivo de reboque não deve reduzir o efeito do para-choque. Não realizar nenhuma alteração no sistema de escape e no sistema de freio. Verificar periodicamente se o dispositivo de reboque está assentado firmemente.

Sistema de arrefecimento do motor A condução com um reboque exige mais do motor e do sistema de arrefecimento. O sistema de arrefecimento deve conter líquido de arrefecimento suficiente e estar projetado para a carga adicional da condução com reboque.

Freio do reboque Se o reboque possuir um sistema de freio próprio, observar as determinações válidas. O sistema de freio do reboque nunca deve ser conectado ao sistema de freio do veículo.

Cabo de ruptura Utilizar sempre um cabo de ruptura entre o veículo e o reboque.

Lanternas traseiras do reboque As lanternas traseiras do reboque devem corresponder às determinações legais.

Nunca conectar as lanternas traseiras do reboque diretamente ao sistema elétrico do veículo. Em caso de dúvida sobre se o reboque está conectado corretamente ao sistema elétrico, consultar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda uma Concessionária Volkswagen.

Espelhos retrovisores externos Se a área de tráfego atrás do reboque não puder ser vista com os espelhos retrovisores externos de série do veículo de tração, serão necessários espelhos retrovisores externos complementares conforme as determinações específicas de cada país. Os espelhos retrovisores externos devem ser ajustados antes da condução e proporcionar um campo de visão traseiro suficiente.

Potência máxima do reboque

Condução com reboque

ATENÇÃO

Um dispositivo de reboque inadequado ou montado incorretamente pode ocasionar a soltura do reboque e provocar ferimentos graves.

NOTA

  • Se as lanternas traseiras do reboque não forem conectadas corretamente, os componentes eletrônicos do veículo poderão ser danificados.
  • Se o reboque consumir corrente em excesso, os componentes eletrônicos do veículo poderão ser danificados.
  • Nunca conectar o sistema elétrico do reboque diretamente com as conexões elétricas das lanternas traseiras ou com outra fonte de corrente. Utilizar somente conexões adequadas para a alimentação de corrente do reboque.

Em razão da maior demanda do veículo com condução com reboque frequente, a Volkswagen recomenda que as manutenções sejam efetuadas também entre os intervalos de inspeção.

Quando o peso total do reboque for maior do que 2.500 kg, em alguns países é necessário levar um extintor de incêndio adicional.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Condução com reboque

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de controle Condições técnicas Rótula de engate destravável eletricamente Montar o suporte de bicicletas na rótula de engate giratória Engatar e conectar o reboque Carregar o reboque Condução com um reboque Instalar o dispositivo de reboque posteriormente Controle de estabilidade do conjunto

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Rótula de engate destravável eletricamente

Fig. 225 À esquerda do compartimento de bagagem: botão para destravamento da rótula de engate.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Substituição de rodas

Preparativos Por razões de segurança, as seguintes instruções devem ser observadas antes de mudar uma roda na estrada. Estacionar o veículo o mais longe possível do na medida do possível do tráfego em movimento - selecionar para isso um subsolo plano e firme. Desligar o motor. Em caso de veículos com caixa de velocidades manual engrenar a 1ª Engrenagem. Em veículos com caixa de velocidades automática coloque a alavanca seletora na posição P. Ligar o travão de estacionamento. Ligar as luzes de emergência e instalar o triângulo de sinalização à distância prescrita. Pedir a todos os passageiros que saiam do veículo. Durante a substituição do pneu, os passageiros não devem permanecer na estrada (de preferência, p. ex. devem posicionar-se atrás dos rails de proteção). Se estiver acoplado um reboque, deverá ser desacoplado.

Manuais