O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Condução com reboque

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

Observar as prescrições específicas do país para a condução com reboque e para a utilização de um dispositivo de reboque.

Normalmente, o veículo é desenvolvido para o transporte de pessoas e pode ser utilizado para puxar um reboque quando com equipamento técnico adequado. Esta carga de reboque adicional influencia a resistência, o consumo de combustível e a performance do veículo e pode, sob determinadas condições, diminuir os intervalos de serviço.

A condução com um reboque representa não apenas uma carga maior para o veículo, mas também exige uma maior concentração do condutor.

Em temperaturas de inverno, montar os pneus de inverno no veículo e no reboque.

Carga de apoio

A carga de apoio máxima admissível da barra de reboque sobre a rótula de engate do dispositivo de reboque não pode exceder 100 kg.

Veículos com sistema Start-Stop

Em um dispositivo de reboque instalado de fábrica ou em um dispositivo de reboque instalado posteriormente pela Volkswagen, o sistema Start-Stop funciona normalmente. Não precisam ser observadas particularidades especiais.

Se o reboque acoplado não for reconhecido ou em dispositivos de reboque não instalados pela Volkswagen, antes da condução com reboque, o sistema Start-Stop deve ser desativado manualmente por meio do botão na parte inferior do console central e permanecer desativado durante toda a condução com reboque.

Veículos com seleção do perfil de condução

Quando um reboque for acoplado, o perfil de condução Eco não é disponibilizado em caso de dispositivo de reboque instalado de fábrica e em um dispositivo de reboque instalado posteriormente pela Volkswagen.

Se o veículo for ajustado no perfil de condução Eco, no momento que quando o reboque for acoplado ocorre automaticamente uma troca para o perfil de condução Normal. Se o reboque acoplado não poder ser identificado ou em dispositivos de reboque não instalados pela Volkswagen antes da condução com reboque o perfil de condução Normal precisa ser selecionado manualmente.

Se o reboque tiver sido desconectado, é preciso desligar uma vez e religar a ignição para poder religar o perfil de condução Eco.

ATENÇÃO

O transporte de passageiros em um reboque coloca vidas em risco e pode ser ilegal.

ATENÇÃO

O uso inadequado do dispositivo de reboque pode causar ferimentos e acidentes.

  • Usar o dispositivo de reboque apenas se ele estiver fixado de maneira correta e sem danos.
  • Não realizar nenhuma modificação ou reparo no dispositivo de reboque.
  • Para reduzir o risco de ferimentos em colisões traseiras e, para pedestres e ciclistas ao estacionar o veículo, sempre recolher ou remover, quando possível, a rótula de engate quando o reboque não estiver sendo utilizado.
  • Nunca montar um acoplamento de reboque "com distribuição de peso" ou com "compensação de carga" como dispositivo de reboque. O veículo não foi desenvolvido para estes tipos de dispositivo de reboque. O dispositivo de reboque pode falhar e o reboque pode se soltar do veículo.

ATENÇÃO

A condução com um reboque e o transporte de objetos pesados ou com superfícies grandes pode alterar as características de condução e causar acidentes.

  • Fixar sempre a carga de maneira correta com fitas de amarração ou cintas tensoras adequadas e em boas condições de uso.
  • Adequar a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Reboques com o centro de gravidade mais alto podem tombar mais facilmente do que reboques com o centro de gravidade mais baixo.
  • Evitar manobras de direção e de frenagem abruptas e súbitas.
  • Atenção especial durante as ultrapassagens.
  • Reduzir imediatamente a velocidade ao perceber o mais leve movimento pendular do reboque.
  • Com um reboque, não conduzir com velocidade superior a 80 km/h (50 mph) - em casos excepcionais também 100 km/h (62 mph). Isto também é válido para países em que a velocidade máxima permitida seja mais elevada. Observar velocidades máximas específicas de países que, para veículos com reboques, podem estar abaixo daquelas para veículos sem reboques.
  • Nunca tentar "estabilizar" por meio de acelerações um conjunto que estiver oscilando.

ATENÇÃO

Com dispositivo de reboque não instalado pela Volkswagen, o sistema Start-Stop deve ser sempre desativado manualmente na condução com reboque. Caso contrário, pode haver uma avaria do sistema de freio, o que pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Sempre desativar manualmente o sistema Start-Stop quando um reboque for fixado a um dispositivo de reboque não instalado pela Volkswagen.

Desligar sempre o sistema de alarme antifurto antes de o reboque ser engatado ou desengatado. Caso contrário, o sensor de inclinação pode disparar o alarme involuntariamente.

Não conduzir com um reboque durante os primeiros 1.000 km no caso de motor novo.

A Volkswagen recomenda retirar ou dobrar para dentro, quando possível, a rótula de engate antes de viagens sem reboque. No caso de um impacto traseiro, os danos causados podem ser maiores em veículos com a rótula montada do que em veículos sem a rótula montada.

Em algumas versões do veículo, o dispositivo de reboque é necessário para rebocar veículos. Por esta razão, a rótula de engate retirada do dispositivo de reboque deve ser sempre levada no veículo.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Bagageiro do teto

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Fixar os suportes de base e o bagageiro do teto Carregar o bagageiro do teto

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de controle

Acesa Causa possível / recurso Rótula de engate do dispositivo de reboque não travada.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Interior do veículo

Vista geral do lado do passageiro dianteiro Fig. 37 Vista geral do lado do passageiro dianteiro (veículos com direção à esquerda). Em veículos com direção à direita, a disposição dos elementos é espelhada. Fig. 38 Painel de instrumentos com a porta do passageiro dianteiro aberta (veículos com direção à esquerda). Em veículos com direção à direita, a disposição dos elementos é espelhada.

Manuais