O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Outras características interiores

Outras características interiores

Palas de sol

  1. Posição frontal: Vire-a para baixo.
  2. Posição lateral: Vire-a para baixo, desengate-a e rode-a para o lado.

Outras características interiores

Espelhos de cortesia

Faça deslizar a tampa para abrir.

A luz acende quando abre a tampa.

Outras características interiores

ATENÇÃO Para evitar a descarga da bateria não deixe as luzes de cortesia ligadas por longos períodos de tempo, quando o motor estiver desligado.

Cinzeiro portátil (se equipado)

O cinzeiro pode ser instalado no suporte para copos.

Outras características interiores

AVISO
  • Quando não estiver a utilizar o cinzeiro, mantenha-o fechado. Em caso de travagem súbita ou de mudança de direção abrupta pode ocorrer um acidente em resultado do ocupante ser surpreendido pelo cinzeiro aberto ou pelas cinzas esvoaçantes.
  • Para evitar um incêndio, apague completamente os fósforos e as pontas de cigarros antes de os colocar no cinzeiro e, de seguida, certifique-se que o cinzeiro fica devidamente fechado.
  • Para evitar um incêndio, não coloque papéis ou outro tipo de objeto inflamável no cinzeiro.

Tomadas de corrente

Utilize uma fonte de alimentação para produtos eletrónicos que usem menos de 12 VDC/10 A (consumo de energia de 120 W).

Certifique-se que quando utiliza dispositivos eletrónicos, o consumo de energia de todas as tomadas de corrente é inferior a 120 W.

Abra a tampa.

À frente

Outras características interiores

Atrás

Outras características interiores

ATENÇÃO
  • Para evitar danos nas tomadas de corrente instale a cobertura ou feche a tampa das tomadas de corrente que não estiver a utilizar.

    Objetos estranhos ou líquidos que entrem nas tomadas de corrente podem causar um curto-circuito.

  • Para evitar a descarga da bateria não utilize as tomadas de corrente por mais tempo do que o necessário, quando o motor estiver desligado.

Apoio de braços

Para utilizar o apoio de braços, rebata-o.

Outras características interiores

ATENÇÃO Para evitar danos no apoio de braços, não coloque demasiada carga sobre o mesmo.

Ganchos para casacos

Os ganchos para casacos são fornecidos juntamente com as pegas de cortesia traseiras.

AVISO Não coloque um cabide para casacos ou outro tipo de objeto duro ou afiado no gancho. Se os airbags do SRS de cortina deflagrarem, esses itens podem ser projetados e provocar a morte ou ferimentos graves.

Pegas de cortesia

Uma pega de cortesia instalada no tejadilho pode ser usada para suportar o seu corpo enquanto se senta.

AVISO Não utilize a pega de cortesia para entrar ou sair do veículo ou para se erguer do seu banco.

Se o fizer, pode danificar a pega de cortesia ou esta pode cair e magoá-lo.

 

ATENÇÃO Para evitar danos na pega de cortesia, não pendure nem coloque nenhum objeto pesado na mesma.

ERA-GLONASS

O ERA-GLONASS é um serviço telemático que utiliza dados e a tecnologia de telemóvel integrada do Sistema Global de Navegação por Satélite (GLONASS) para ativar as seguintes chamadas de emergência: chamadas automáticas de emergência (Notificação automática de colisão) e chamadas manuais de emergência (pressionando a tecla "SOS").

Este serviço é exigido pelas Normas da União Aduaneira Eurasiática.

Componentes do sistema

  1. Microfone
  2. Tecla "SOS"
  3. Luzes dos indicadores

Outras características interiores

Serviços de notificação de emergência

Notificação automática de colisão Se um airbag deflagrar, o sistema foi concebido para, automaticamente, fazer uma chamada para a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP).* O agente que lhe responder recebe a localização do veículo e são feitas tentativas para falar com os ocupantes do veículo a fim de avaliar o nível de emergência. Se os ocupantes não conseguirem comunicar, o agente trata, automaticamente, a chamada como uma emergência, contacta o prestador de serviços de emergência mais próximo para descrever a situação e pede que seja enviada assistência até ao local.

*: Em alguns casos, a chamada pode não ser efetuada.

Tecla de assistência de emergência ("SOS") Em caso de emergência, pressione a tecla "SOS" para contactar a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP). O agente que lhe responder irá determinar a localização do seu veículo, avaliar a emergência e enviar a assistência necessária.

Se, acidentalmente, pressionar a tecla "SOS", informe o agente de que não está numa situação de emergência.

Luzes dos indicadores

Quando o interruptor do motor for colocado na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque), a luz do indicador vermelho irá acender durante 10 segundos e, de seguida, a luz do indicador verde irá acender durante 2 segundos, indicando que o sistema está ativo. As luzes dos indicadores informam o seguinte:

AVISO

Quando não conseguir efetuar a Chamada de Emergência

  • Pode ocorrer qualquer um dos seguintes. Nestas situações, contacte a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP) através de outros meios ou telefones públicos.
    • Pode ser difícil ligar para a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP) mesmo dentro da área de rede do telemóvel devido ao nível de receção ou se a linha estiver ocupada.

      Nestas situações pode não ser possível ligar com a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP) e deste modo não será capaz de efetuar chamadas de emergência e informar aos departamentos de emergência mesmo que o sistema tente ligar com a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP).

    • Quando o veículo está fora da área de rede, não é possível contactar a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP).
    • Quando qualquer equipamento relacionado (tal como a tecla do painel "SOS", luzes indicadoras, microfone, altifalante, DCM, antena, ou qualquer fio ligado ao equipamento.) tem alguma anormalidade, dano ou esteja partido, a Chamada de Emergência não pode ser efetuada.
    • Durante a Chamada de Emergência, o sistema efetua várias tentativas de chamada à Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP). Contudo, se não conseguir efetuar a ligação à Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP) devido à fraca receção de ondas de rádio, o sistema pode não conseguir ligar à rede e a chamada pode ser cortada. A luz indicadora vermelha irá piscar 30 segundos aproximadamente para indicar que a conexão não foi efetuada.
    • Este dispositivo pode não funcionar se sofrer um impacto.
  • Se a voltagem da bateria diminuir ou não for efetuada a conexão, o sistema pode não conseguir aceder à Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP).

Quando substituir o DCM por um novo

  • Tem de ser ativado o ERA-GLONASS. Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Para sua segurança

  • Conduza com segurança.

    A função deste sistema é auxiliá-lo na Chamada de Emergência em caso de acidente, tal como acidentes de viação ou emergências médicas, e este sistema não o protege a si nem os passageiros. Conduza com precaução e utilize sempre o cinto de segurança para sua proteção.

  • Em situação de emergência, dê prioridade à vida.
  • Se sentir o cheiro a queimado ou outro odor invulgar, saia da viatura e dirija-se para um local seguro de imediato.
  • A partir do momento em que o sistema detetar um embate, a resposta automática pode nem sempre ser sincronizada com o acionamento do sistema de airbags. (Se o veículo sofrer um embate na parte de trás, etc.)

 

AVISO

Para sua segurança

  • O airbag pode não deflagrar mesmo em situação de acidente, se não for um impacto muito forte. Nestas situações o sistema pode não efetuar automaticamente chamadas de emergência. O sistema também pode não efetuar automaticamente chamadas de emergência mesmo que o airbag tenha insuflado. Se qualquer um destes ocorrer, informe a Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP), recorrendo à tecla "SOS".
  • Por questões de segurança, não efetue Chamadas de Emergência enquanto conduz.

    Efetuar chamadas enquanto conduz pode fazer com que não utilize o volante da direção devidamente, o que pode provocar um acidente.

    Pare o veículo e verifique a segurança do local antes de efetuar a chamada.

  • Quando mudar os fusíveis, utilize apenas os que correspondem à norma descrita.

    Se utilizar outros fusíveis que não os descritos, poderá causar uma ignição ou fumo no circuito podendo provocar um incêndio.

  • Utilizar o sistema na ocorrência de fumo ou odores poderá causar um incêndio.

    Pare imediatamente de utilizar o sistema e dirija-se a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

 

ATENÇÃO

De modo a evitar danos Não derrame nenhum líquido na tecla "SOS" do painel, etc. e embata com algo na mesma.

Se a tecla "SOS" do painel avariar Poderá não conseguir efetuar Chamadas de Emergência ou informá-lo devidamente acerca das condições do sistema. Se a tecla "SOS" do painel estiver partida, dirija-se a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Se o altifalante ou o microfone estiver com uma avaria durante a Chamada de Emergência ou Verificação da Manutenção Não será possível entrar em contacto com um operador da Central Pública de Atendimento de Chamadas de Emergência (PSAP).

Se qualquer um destes equipamentos estiver partido, dirija-se a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Características do compartimento de bagagem

Ganchos para fixação da carga Levante os ganchos para os utilizar. Os ganchos para fixação de carga são fornecidos para fixar objetos soltos. AVISO Para evitar ferimentos, volte a colocar os ganchos nas suas posições de acondicionamento sempre que os mesmos não estejam em uso.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Manutenção e cuidados

Limpeza e proteção do exterior do veículo Efetue o seguinte para proteger o seu veículo e mantê-lo em excelentes condições: Efetue o serviço de cima para baixo, aplique generosamente água na carroçaria, jantes e por baixo do veículo para remover sujidade e poeira. Lave a carroçaria utilizando uma esponja ou um pano macio, tal como uma camurça. Para remover marcas mais difíceis, utilize sabão suave para automóveis e enxague cuidadosamente com água. Limpe toda a água. Encere o veículo quando a cobertura à prova de água estiver deteriorada.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilizar cintos de segurança

Introdução ao tema Os cintos de segurança corretamente colocados oferecem uma boa proteção, em caso de acidente. Eles reduzem o risco de ferimentos e aumentam as possibilidades de sobrevivência, em caso de acidente grave.

Manuais