O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Pôr em marcha e parar o motor

Ligar a ignição e fazer o arranque do motor com a chave

Condução
Fig. 163 Posições da chave da ignição.

Em veículos diesel pode acontecer que, com temperaturas mais baixas, o motor arranque ligeiramente mais tarde. Por isso, deverá manter pressionado o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal do travão (caixa de velocidades automática) até o motor começar a funcionar. Durante o pré-aquecimento, o aviso acende-se.

A duração do pré-aquecimento depende das temperaturas do líquido de refrigeração e do exterior. Com o motor à temperatura de funcionamento, ou com temperaturas exteriores superiores a +8ºC, a luz de controlo acende-se durante aproximadamente 1 segundo.

Isto significa que o motor pode ser arrancado imediatamente.

Se o motor não funcionar imediatamente, interrompa o processo de arranque e volte a tentar ao fim de 30 segundos. Para ligar o motor novamente, volte a colocar a chave na posição 1 .

Sistema Start-Stop*

Se parar e o sistema Start-Stop* desligar o motor, a ignição mantém-se ligada.

Caixa de velocidades automática: antes de sair do veículo, certifique-se de que a ignição está desligada e de que a alavanca seletora está na posição P.

Indicações para o condutor no ecrã do painel de instrumentos

Pressione a embraiagem

Esta indicação é visualizada se, nos veículos com caixa de velocidades manual, não pressionar o pedal da embraiagem ao arrancar o motor. O motor só pode ser posto a trabalhar se o pedal da embraiagem for pressionado.

Pressione o travão

Esta indicação aparece se, nos veículos com caixa de velocidades automática, não pressionar o pedal do travão ao arrancar o motor.

Selecione N ou P

Esta indicação visualiza-se ao colocar o motor a trabalhar ou ao pará-lo, quando a alavanca seletora da caixa de velocidades automática não se encontrar nas posições P o N.

Só se pode colocar o motor a trabalhar ou pará-lo nas posições indicadas.

Colocar P; o veículo pode deslocar-se; as portas só podem ser fechadas em P

Esta indicação para o condutor visualiza-se por motivos de segurança, em conjunto com um sinal sonoro de advertência se, depois de desligar o motor, a alavanca seletora da caixa de velocidades automática não estiver na posição P. Coloque a alavanca seletora em P, caso contrário o veículo pode mover-se.

Caixa de velocidades: alavanca seletora na posição de movimento!

Esta indicação para o condutor é visualizada quando, ao abrir a porta do condutor, a alavanca seletora não se encontrar em P. Adicionalmente, soa um zumbido. Coloque a alavanca seletora em P, caso contrário o veículo pode mover-se.

Ignição ligada

Esta indicação para o condutor é visualizada quando se abre a porta do condutor com a ignição ligada, e é acompanhada de um som de zumbido.

ATENÇÃO

Nunca ponha o motor a trabalhar em recintos fechados, visto que existe o risco de intoxicação.

CUIDADO

Evite os regimes de rotação elevados e não pise o acelerador a fundo enquanto o motor não tiver alcançado a sua temperatura de serviço, visto que existe o risco de ocorrerem danos no motor.

Aviso sobre o impacto ambiental

Não aquecer o motor com o veículo parado.

Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões poluentes desnecessárias do seu veículo.

Aviso

Desligar o motor com a chave

Parar o motor

Bloquear o volante

Em veículos com caixa de velocidades automática, a chave de contacto só pode retirar-se com a alavanca seletora na posição P.

Com a direção bloqueada, evita um possível roubo do veículo.

ATENÇÃO

CUIDADO

Ao submeter o motor a grandes esforços, depois de o parar ocorre uma acumulação térmica no seu compartimento, o que pode provocar uma avaria do mesmo. Por essa razão, deixe o motor a funcionar ao ralenti durante cerca de 2 minutos antes de o desligar.

Aviso

Botão de arranque*

Condução
Fig. 164 Na parte inferior da consola central: botão para ligar o motor.

O motor do veículo pode-se pôr em marcha com um botão para ligar o motor (Press & Drive). Para isso tem que ter uma chave do veículo válida dentro do habitáculo pela zona dos assentos dianteiros ou traseiros.

Nos veículos com o sistema Keyless Access, também se pode pôr o motor em marcha se a chave se encontrar na bagageira.

Abrindo a porta do condutor ao abandonar o veículo ativa-se o bloqueio eletrónico da coluna de direção se a ignição estiver desligada.

Ligar e desligar a ignição manualmente

Pressione brevemente uma vez o botão de arranque sem pisar o pedal do travão nem a embraiagem.

Tanto para veículos com caixa de velocidades manual como para automática, o texto do botão de arranque START ENGINE STOP pisca simulando o batimento de um coração quando o sistema esta pronto para ligar e desligar a ignição.

Desconexão automática da ignição

Se o condutor afasta-se do veículo levando consigo a chave do veículo e deixando a ignição conectada, a ignição se desliga automaticamente decorrido certo tempo. Se nesse momento estavam acesas a luzes de máximos, a luz de posição permanecerá acesa durante aprox. 30 minutos. A luz de posição pode-se apagar bloqueando o veículo ou manualmente.

Função de arranque de emergência

Se não detetar nenhuma chave válida no habitáculo, terá que realizar um arranque de emergência. No ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação a esse respeito.

Este pode ser o caso quando, por exemplo, a pilha do botão chave do veículo estiver muito gasta ou totalmente gasta:

Desativação de emergência

Caso não se possa desligar o motor pressionando brevemente o botão de arranque, deverá realizar-se uma desativação de emergência:

Função para voltar a ligar o motor

Se uma vez parado o motor não se detetar nenhuma chave válida no interior do veículo, só se disporá de 5 segundos para voltar a ligá-lo. Aparecerá uma advertência correspondente no ecrã do painel de instrumentos.

Decorrido este tempo, o motor não se poderá voltar a ligar sem uma chave válida no interior do veículo.

Desconexão automática da ignição em veículos com sistema Start-Stop

A ignição do veículo desliga-se automaticamente quando o veículo está parado e o desligamento automático do motor está ativo se:

Depois da desconexão automática da ignição, se a luz de médios está acesa, a luz de posição permanece acesa durante aprox. 30 minutos (se a bateria tem carga suficiente).

Se o condutor bloquear o veículo ou apagar a luz de posição apaga-se.

ATENÇÃO

Qualquer movimento acidental do veículo pode causar lesões graves.

ATENÇÃO

Se se utilizarem as chaves do veículo de forma negligente ou sem prestar a devida atenção, podem ocorrer acidentes e lesões graves.

Aviso

Pôr o motor em marcha

Válido para veículos: com Keyless Access

Passo Pôr o motor em marcha com o botão de arranque (Press & Drive).
1. Pise o pedal do travão e continue a pressioná-lo, até que tenha executado o passo 5.
1a. Em veículos com caixa de velocidades manual: pise a embraiagem a fundo e mantenha pressionada até que o motor arranque.
2. Coloque a alavanca da caixa em ponto morto ou a alavanca seletora na posição P ou N.
3. Pressione brevemente o botão de arranque Fig. 164 sem pisar o acelerador. Para que o motor arranque, deve ter uma chave válida no veículo.

Depois de arrancar o motor, a iluminação do botão START ENGINE STOP altera para iluminação fixa indicando que o motor arrancou.

4. Se o motor não arranca, interrompa a tentativa e repita passado aprox. 1 minuto. Se for necessário, realize um arranque de emergência.
5. Desligue o travão de estacionamento eletrónico quando pretender começar a circular.

ATENÇÃO

Não saia nunca do veículo deixando o motor em marcha, sobretudo se tem uma marcha ou uma relação de marchas engatadas. O veículo poderia pôr-se em movimento repentinamente ou poderia suceder algo estranho que provocasse danos, um incêndio ou lesões graves.

ATENÇÃO

Um aerossol para o arranque a frio poderia explodir ou provocar um aumento repentino do regime do motor.

CUIDADO

Aviso

Desligar o motor

Válido para veículos: com Keyless Access

Passo Apagar o motor com o botão de arranque
1. Pare o veículo completamente.
2. Pise o travão e continue a pressioná-lo, até que tenha executado o passo 4.
3. Se o seu veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática, coloque a alavanca seletora na posição P.
4. Ative o travão de estacionamento eletrónico.
5. Pressione brevemente o botão de arranque Fig. 164. O botão START ENGINE STOP volta a piscar. Se o motor não se desligar, realize uma desativação de emergência.
6. Se o veículo estiver equipado com caixa de velocidades manual, engrene a 1.ª ou a marcha-atrás.

ATENÇÃO

Não desligue nunca o motor enquanto o veículo estiver em movimento. Isto poderia provocar a perda do controlo do veículo, acidentes e lesões graves.

CUIDADO

Se se solicitar muito o motor durante bastante tempo, pode sobreaquecer depois de desligar.

Para evitar danos no motor, antes de o desligar, deixe-o ao ralentí durante aprox. 2 minutos na posição neutra.

Aviso

Após desligar o motor, é possível que o ventilador do radiador continue a funcionar no compartimento do motor alguns minutos mais, inclusive com a ignição desligada. O ventilador do radiador desliga-se automaticamente.

Função "My Beat"

Para veículos com chave de confort existe a função "My Beat". Esta função oferece uma indicação adicional do sistema de arranque do veículo.

Ao aceder ao veículo, p. ex., mediante a abertura de portas com comando a distância, o botão START ENGINE STOP pisca chamando a atenção sobre a tecla correspondente ao sistema de arranque.

Com a conexão/desconexão da ignição, a iluminação do botão START ENGINE STOP pisca.

Com a ignição desligada, decorridos uns segundos, o botão START ENGINE STOP deixa de piscar e apaga-se.

Com o motor arrancado, a iluminação do botão START ENGINE STOP permanece fixa, indicando que o motor está em marcha. Ao parar o motor mediante o botão START ENGINE STOP , este volta a piscar.

Em veículos com sistema Start-Stop, a função "My Beat" também oferece informação adicional:

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Condução

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Travar e estacionar

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilização do Infotainment

Zonas do ecrã Fig. 163 Zonas do ecrã Descrição da apresentação no ecrã " Fig. 163 Linha de estado com indicações da hora e da temperatura exterior e com outras informações Informações e operação do menu atual Superfícies de contacto do menu atual

Manuais