O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Porta da mala (bagageira)

Porta da bagageira com abertura e fechamento elétricos*

Abertura e fecho
Fig. 129 Porta da bagageira aberta: tecla para fechar a porta imediatamente.

Abertura e fecho
Fig. 130 Consola central: tecla para abrir e fechar a porta da bagageira.

Abrir a porta da bagageira

Destrancar a porta da bagageira

Interromper a abertura ou o fecho

Uma vez iniciados, a abertura e o fecho da porta da bagageira podem-se interromper pressionando uma das teclas .

Continue abrindo ou fechando a porta com a mão. Para isso é necessário um esforço superior.

Se voltar a pressionar uma das teclas , a porta mover-se-á de novo na direção de saída.

Se a porta da bagageira encontrar resistência ou algum obstáculo durante a abertura ou o fecho automáticos, a abertura ou o fecho interromper-se-á imediatamente. No caso do processo de fecho, a porta volta a abrir-se um pouco.

Particularidade em caso de levar um reboque

Se o dispositivo de reboque montado de fábrica estiver ligado eletricamente com um reboque, a porta da bagageira elétrico só se pode abrir ou fechar com as teclas dispostas na mesma.

Sons de sinalização

Durante todo o processo de abertura ou de fecho da porta da bagageira, soam os sinais acústicos. Exceção: quando se abrir a porta manualmente mediante o punho ou mediante a função Easy Open com o movimento do pé ou se fechar mediante a tecla disposta na mesma Fig. 129.

Modificar e memorizar o ângulo de abertura

Se o espaço disponível detrás ou em cima do veículo for menor que a zona do percurso da porta da bagageira, pode-se modificar o ângulo de abertura da porta.

Para memorizar um ângulo de abertura novo, a porta da bagageira tem que estar aberta pelo menos até metade.

Memorizar o ângulo de abertura A memorização será confirmada pelo piscar das luzes de emergência e por um aviso sonoro.

Restabelecer e memorizar o ângulo de abertura

Para que a porta da bagageira se volte a abrir por completo, é necessário restabelecer e memorizar de novo o ângulo de abertura.

Proteção automática contra sobreaquecimento

Se se acionar o sistema repetidamente de forma muito seguida, este desliga-se automaticamente para evitar um sobreaquecimento.

Assim que o sistema voltar a esfriar, pode voltar-se a utilizar a função. Até então, a porta da bagageira só se pode abrir e fechar com a mão empregando bastante força.

Se com a porta da bagageira aberta se desligar a bateria do veículo ou se se fundir o fusível correspondente, terá que reinicializar o sistema. Para isso, é necessário fechar a porta por completo uma vez.

ATENÇÃO

Se se acumular muita neve na porta da bagageira ou for muita carga montada nele, pode acontecer que a porta não se possa abrir ou que, uma vez aberta, baixe por si só devido ao peso adicional e pode provocar lesões graves.

ATENÇÃO

Se se fechar a porta da bagageira de forma inadequada ou sem prestar a devida atenção, podem-se produzir lesões graves.

Não deixe nunca o veículo sem vigilância nem permita que as crianças brinquem dentro ou junto a ele, sobretudo se a porta da bagageira estiver aberta. As crianças poderiam introduzir-se na bagageira, fechar a porta e ficar trancados. Um veículo fechado pode aquecer ou arrefecer de forma extrema, segundo a época do ano, o que poderia ocasionar lesões graves, doenças ou inclusive a morte.

CUIDADO

Antes de abrir ou fechar a porta da bagageira, assegure-se de que existe espaço suficiente para abri-la ou fechá-la, p. ex., quando levar um reboque engatado ou se encontrar numa garagem.

Trancagem automática da porta da bagageira

Ao trancar o veículo pressionando o botão do comando à distância com a porta da bagageira aberta, a mesma tranca-se automaticamente depois de fechado.

Pode ativar a função de prolongamento do limite para o trancar automático da porta da bagageira. Com esta função ativada e com a porta da mala destrancada ao pressionar o botão na chave com comando à distância, pode voltar a abrir a porta da bagageira durante um determinado período de tempo.

Se deseja, pode ativar ou desativar a função de prolongamento do limite para a trancagem automática da porta da bagageira, dirigindo-se a um serviço autorizado SEAT, que lhe proporcionará toda a informação necessária.

Antes de efetuar o trancar automático, existe um risco de intrusão no veículo. Recomendamos que tranque sempre o veículo pressionando o botão do comando à distância ou o interruptor de fecho centralizado.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Introdução.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Alarme antirroubo

Descrição A função do alarme antirroubo consiste em dificultar a abertura ou o roubo do veículo por estranhos. O alarme antirroubo ativa-se automaticamente ao fechar o veículo com a chave. As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão duas vezes ao abrir e desativar o alarme. As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão uma vez ao fechar e ativar o alarme.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Elevadores de vidros elétricos

Abertura e fecho elétrico das janelas Fig. 131 Pormenor da porta do condutor: comandos para os vidros dianteiros.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Óleo de motor

Especificação Para saber qual tipo de óleo utilizar no seu veículo, dirija-se a uma oficina especializada Se esse óleo não está disponível, também pode adicionar outros óleos. Para evitar danos no motor, até à próxima mudança de óleo só pode ser abastecido uma única vez no máx. 0,5 l de óleo de motor das seguintes especificações: Motores a gasolina: VW 504 00, VW 502 00, VW 508 00, ACEA A3/ACEA B4 ou API SN, (API SM); Motores a gasóleo: VW 507 00, ACEA C3 ou API CJ-4.

Manuais