O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Precauções com um veículo utilitário

Este veículo pertence à classe dos utilitários cuja altura ao solo é mais alta e largura dos eixos é mais estreita em relação à altura do seu centro de gravidade, permitindo-lhe executar uma grande variedade de aplicações fora de estrada.

Característica de veículo utilitário

AVISO

Precauções com o veículo utilitário Cumpra sempre com as seguintes precauções para minimizar o risco de morte, ferimentos graves ou danos no veículo:

  • No caso de um acidente com capotamento, um passageiro sem cinto de segurança está significativamente mais sujeito a morrer do que outro que use o cinto de segurança. Sendo assim, o condutor e todos os passageiros devem colocar sempre os seus cintos de segurança.
  • Evite curvas apertadas ou manobras abruptas sempre que possível.

    O inadequado funcionamento deste veículo pode resultar numa perda de controlo ou capotamento, o que pode provocar morte ou ferimentos graves.

  • Carregar bagagem no suporte para bagagem no tejadilho (se equipado) faz com que o centro de gravidade do veículo se torne mais alto. Evite velocidades elevadas, arranques súbitos, curvas apertadas, travagens súbitas ou manobras abruptas uma vez que tal pode resultar em perda de controlo ou capotamento do veículo devido à sua má utilização.
  • Abrande sempre que existirem rajadas de vento laterais. Devido ao seu perfil e centro de gravidade mais alto, o seu veículo é mais sensível aos ventos laterais do que um veículo de passageiros normal. Abrandando terá um maior controlo.
  • Não conduza horizontalmente através de subidas acentuadas. É preferível subir ou descer a direito. O seu veículo (ou qualquer veículo todo-o-terreno similar) pode virar com muito mais facilidade para os lados do que para a frente ou para trás.

Condução fora da estrada

Quando conduzir o seu veículo fora da estrada, por favor cumpra com as seguintes precauções a fim de garantir o seu prazer de condução e ajudar a evitar as áreas interditas a veículos todo-o-terreno.

AVISO

Precauções de condução fora de estrada Cumpra sempre com as seguintes precauções para minimizar o risco de morte, ferimentos graves ou danos no seu veículo:

  • Conduza cuidadosamente quando o faz fora da estrada. Não corra riscos desnecessários conduzindo em lugares perigosos.
  • Não agarre nos raios do volante quando conduzir fora da estrada, uma vez que uma pancada forte pode provocar um esticão no volante e ferir as suas mãos. Mantenha ambas as mãos e especialmente os polegares no exterior do aro.
  • Verifique sempre se os travões ainda funcionam com eficiência imediatamente depois de ter conduzido sobre areia, lama, água ou neve.
  • Depois de conduzir através de relva alta, lama, rochas, areia, ribeiros, etc., verifique se há relva, arbustos, papel, trapos, pedras, areia, etc. aderentes ou presos por baixo da carroçaria. Remova quaisquer destes objetos estranhos. Se o veículo for usado com estes materiais presos ou aderentes à parte inferior da carroçaria, pode ocorrer um acidente ou um incêndio.
  • Sempre que conduzir fora da estrada ou em terreno acidentado, evite velocidades excessivas, saltos, curvas apertadas, pancadas em objetos, etc., uma vez que poderá originar uma perda do controlo ou capotamento do veículo causando a morte ou ferimentos graves. Também corre o risco de sofrer danos dispendiosos na suspensão e chassis do seu veículo.

 

ATENÇÃO

Para evitar danos provocados pela água Tome todas as medidas de segurança necessárias para assegurar que não ocorrem danos no motor ou noutros componentes.

  • Se entrar água para a admissão de ar do motor, dará origem a graves danos no motor.
  • Se entrar água para a caixa de velocidades automática, dará origem a uma deterioração da qualidade do engrenamento, trancamento da direção acompanhado de vibrações e, em última análise, danos.
  • A água pode lavar a massa dos rolamentos das rodas, provocando ferrugem e avaria prematuras e pode também penetrar nos diferenciais e na caixa de velocidades e transferência reduzindo a capacidade de lubrificação do óleo.

Quando conduzir através da água Se conduzir através da água, como por exemplo, ao atravessar cursos de água pouco fundos, verifique se o fundo do leito do rio é sólido. Passe devagar e evite zonas mais profundas.

Inspeção depois de condução fora da estrada

  • A areia e lama acumuladas nos tambores e à volta dos discos podem afetar a eficiência de travagem e danificar os componentes do sistema de travões.
  • Efetue uma inspeção de manutenção após cada dia de condução fora da estrada, através de terreno acidentado, areia, lama ou água.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sugestões de condução no inverno

Leve a cabo os preparativos e inspeções necessários antes de conduzir o veículo no inverno. Conduza sempre o veículo de forma adequada às condições climáticas do momento.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema áudio

Operações básicas Tipos de sistemas áudio Veículos com sistema de navegação e sistema multimédia

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de assistência em descidas

Acesa Causa possível / recurso Com representação em branco: sistema de assistência em descidas ativo. Com representação em cinza: sistema de assistência em descidas não ativo. Sistema ligado, não está em funcionamento.

Manuais