O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Reboque de emergência do veículo

Reboque

Emergências
Fig. 74 Para-choques dianteiro, direita: argola de reboque enroscada.

Emergências
Fig. 75 Para-choques traseiro, direita: argola de reboque enroscada.

Argolas de reboque

Fixe a barra ou o cabo nas argolas.

As argolas de reboque encontram-se na bagageira, debaixo da cobertura da superfície de carga, juntamente com as ferramentas do veículo.

Aparafuse a argola na rosca Fig. 74 ou Fig. 75 e aperte-a com a chave de roda.

Cabo ou barra de reboque

A barra de reboque oferece maior segurança e menor risco de danos.

Aconselha-se o cabo de reboque no caso de não ter barra. Deve ser elástico para não produzir danos no veículo.

Condutor do veículo rebocador

Modo de condução

Rebocar um veículo exige uma certa prática, sobretudo com o cabo de reboque. Os condutores devem saber o quão difícil é rebocar um veículo. Os condutores inexperientes não o devem fazer.

Durante a condução, evite que se gerem forças de tração inadequadas ou esticões. Nas manobras de reboque em estradas não asfaltadas existe o perigo de uma sobrecarga nas peças de fixação.

Ligue a ignição para que as luzes indicadoras de mudança de direção, os limpa para-brisas e os lava para-brisas possam funcionar.

Verifique se o volante se desbloqueia e pode mover-se.

Em veículos com caixa de velocidades manual, coloque a alavanca em ponto morto. Com caixa de velocidades automática, a alavanca em N.

Para travar, pise o travão com força. Com o motor parado, o servofreio não funciona.

A direção assistida só funciona com a ignição ligada e o veículo em circulação, sempre que a bateria estiver suficientemente carregada.

Caso contrário, deverá fazer mais força.

Tenha o cuidado de manter sempre o cabo bem esticado.

Arranque por reboque

Se o motor não pegar, deverá começar por tentar que arranque através da bateria de outro veículo. Só se deverá tentar pegar o veículo por reboque se a carga da bateria não funcionar. Isto consegue-se aproveitando o movimento das rodas.

Os veículos com motor a gasolina só podem ser rebocados ao longo de uma distância curta, pois, de contrário, pode chegar gasolina não queimada ao catalisador.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Substituir uma roda

Ferramentas de bordo Fig. 68 Na bagageira, debaixo da cobertura da superfície de carga: ferramentas de bordo. Adaptador de segurança do parafuso da roda* Argola de reboque Chave de rodas* Manivela do macaco Macaco* Gancho para extrair os parafusos centrais da roda* Retirar os protetores dos parafusos da roda.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Ajuda no arranque

Cabos auxiliares de arranque Os cabos auxiliares de arranque têm de ter uma seção transversal suficiente. Se o motor não pegar por descarga da bateria, pode-se utilizar no arranque a bateria de outro veículo.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de reconhecimento da sinalização de trânsito (Sign Assist)

Fig. 53 No display do instrumento combinado: exemplos de limites de velocidade e proibição de ultrapassagem com placas adicionais associadas. O sistema de reconhecimento da sinalização de trânsito captura através de uma câmera na base do espelho retrovisor interno as sinalizações de trânsito padrão à frente do veículo e informa sobre os limites de velocidade e de ultrapassagem reconhecidos. Dentro dos limites do sistema, o sistema também mostra sinalizações adicionais, por exemplo, limitações temporais , placas para condução com reboque ou limitações com a pista molhada. O sistema também pode, se for o caso, exibir os limites de velocidade atualmente válidos em trechos sem placas.

Manuais