O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Substituir uma roda

Ferramentas de bordo

Emergências
Fig. 68 Na bagageira, debaixo da cobertura da superfície de carga: ferramentas de bordo.

  1. Adaptador de segurança do parafuso da roda*
  2. Argola de reboque
  3. Chave de rodas*
  4. Manivela do macaco
  5. Macaco*
  6. Gancho para extrair os parafusos centrais da roda*
  7. Retirar os protetores dos parafusos da roda.

Parafuso central da roda*

Para poder aceder aos parafusos das rodas, têm de ser removidos os parafusos centrais.

Desmontar

Montar

Protetores dos parafusos da roda*

Emergências
Fig. 69 Roda: parafusos da roda com capas de proteção.

Extrair

Parafusos da roda

Emergências
Fig. 70 Parafuso antirroubo com capa de proteção e adaptador.

Aviso

Anote o código do parafuso de segurança da roda e guarde-o num lugar seguro, fora do veículo. Quando necessite um adaptador como peça de substituição pode obtê-lo no Concessionário SEAT, indicando o número de código.

Desapertar os parafusos da roda

Emergências
Fig. 71 Roda: desapertar os parafusos da roda.

ATENÇÃO

Desaperte ligeiramente os parafusos de roda (uma volta) antes de elevar o veículo com o macaco*. De contrário, corre o risco de acidente.

Elevar o veículo

Emergências
Fig. 72 Travessa: marcas.

Emergências
Fig. 73 Longarina: colocação do macaco do veículo.

ATENÇÃO

CUIDADO

O veículo não deve ser levantado pela travessa.

Coloque o macaco* exclusivamente nos pontos de receção na longarina. Caso contrário, o veículo pode ficar danificado.

Desmontar e montar uma roda

Depois de ter desapertado os parafusos e de ter levantado o veículo com o macaco, substitua a roda.

Desmontar a roda

Montar a roda

Ao montar pneus com sentido de rotação obrigatório.

Os parafusos das rodas têm de estar limpos e leves. Verificar as superfícies de apoio da roda e do cubo da roda. Remover eventual sujidade que exista nestas superfícies antes de se montar a roda.

Pneus com sentido de rotação obrigatório

Um pneu com piso unidirecional pode ser identificado pelas setas no flanco do pneu, que assinalam o sentido da marcha. É imprescindível respeitar o sentido de rotação indicado ao montar as rodas para garantir as propriedades ideais deste tipo de pneus no que diz respeito à aderência, ruídos, desgaste e aquaplaning.

Se, excecionalmente, tiver de montar a roda sobresselente* no sentido contrário ao da rotação, conduza com cuidado, pois assim o pneu não possui as propriedades ideais de andamento. Isto é muito importante se o piso estiver molhado.

Para voltar aos pneus de piso unidirecional, substitua o furo quanto antes e restabeleça o sentido obrigatório de rotação de todos os pneus na direção correta.

Trabalhos posteriores

Correntes para a neve

Utilização

As correntes para a neve são apenas para as rodas dianteiras.

Depois de circular alguns metros, verifique se assentam corretamente; corrija a sua posição, se necessário, seguindo as instruções de montagem do fabricante. Respeite a velocidade máxima de 50 km/h (30 mph).

Se, mesmo com as correntes colocadas, houver o perigo de ficar atascado, recomenda-se que desative a regulação antiderrapagem das rodas motrizes (ASR) no ESC.

Em condições de inverno rigoroso as correntes para a neve melhoram não só a propulsão, como também o comportamento na travagem.

Por razões de ordem técnica só é permitido o uso de correntes para a neve em determinadas combinações de jantes e pneus:

Emergências

Se utilizar correntes para neve, deve desmontar eventuais parafusos de roda e os aros decorativos das jantes.

Ao circular por estradas onde já não houver neve, deve desmontar as correntes. As propriedades de andamento pioram e os pneus danificam-se rapidamente, podendo ficar inutilizáveis.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Atuação em caso de furo

Ações preliminares Pare o veículo numa superfície horizontal e num lugar seguro, o mais afastado possível do trânsito. Puxe o travão de estacionamento. Ligue as luzes de emergência. Caixa de velocidades manual: engate a 1.ª velocidade. Caixa de velocidades automática: coloque a alavanca seletora em P. Caso leve reboque, separe-o do veículo. Tenha à mão as ferramentas de bordo e o pneu sobresselente. Respeite as disposições legais de cada país (colete refletor, triângulos de pré-sinalização, etc.). Faça sair todos os ocupantes do veículo e mantenha-os afastados da zona de perigo (por ex., por trás do rail de proteção).

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Reboque de emergência do veículo

Reboque Fig. 74 Para-choques dianteiro, direita: argola de reboque enroscada. Fig. 75 Para-choques traseiro, direita: argola de reboque enroscada.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Desativar os airbags

Desativação dos airbags É possível desativar o airbag frontal do passageiro dianteiro com o interruptor da chave " Fig. 23 - A. Se for necessário, recomendamos que os outros airbags sejam desativados num concessionário de serviço ŠKODA.

Manuais