O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Regras gerais e orientações para condução

Regras de conduta durante a condução off-road

Um condutor responsável também protege a natureza na condução off-road. A condução sobre vegetação rasteira ou campos pode destruir habitats de animais e plantas.

Orientações para condução

Para a condução off-road valem regras especiais:

NOTA

  • Assegurar sempre que a altura livre do solo sob o veículo seja suficiente. Se o veículo encontrar no solo, podem resultar danos graves na parte inferior do veículo. O dano pode ocasionar a parada do veículo e tornar impossível que a condução continue.
  • Não arrastar a embreagem durante a condução off-road ou deixar o pé sobre o pedal da embreagem. Em terrenos ondulados o acoplamento pode engatar inadvertidamente, o que pode levar a perda de controle sobre o veículo. Além disso, é perdida a conexão de força entre o motor e a transmissão. Além disso, a condução com embreagem arrastada leva ao desgaste rápido das pastilhas de embreagem.

Itens úteis off-road

A lista de controle cita apenas alguns objetos da versão, que podem ser muito úteis em conduções off-road. Se houver uma manual de instruções ou de montagem dos equipamentos adicionais citados, levá-los e observá-los nas conduções off-road.

Lista de controle

Objetos úteis para a condução off-road:

Lista de controle (continuação)

Trocar a marcha corretamente

A escolha da marcha correta depende do terreno.

Antes de conduzir em uma parte difícil do trecho, pode ser proveitoso parar e pensar sobre qual marcha deve ser escolhida ou engatada. Após algumas conduções off-road ganha-se experiência sobre qual a marcha é a mais adequada, em combinação com a assistência e os bloqueios do diferencial, para determinadas partes do terreno.

Informações básicas

Transmissão automática

Conduzir sobre galhos e pedras

Utilizar o modo off-road.

Conduzir no máximo com velocidade de passo sobre passagens pedregosas.

Se uma pedra não se deixa contornar, conduzir cuidadosamente com a roda dianteira sobre a pedra e, a seguir, conduzir para além dela lentamente.

NOTA

  • Jamais transpor objetos muito grandes com o veículo no centro nem apenas de um lado, por exemplo, sobre pedaços de rocha ou tocos de madeira. Objetos mais altos do que a altura livre do solo danificam os componentes do veículo ao transpassar e podem ocasionar a quebra do veículo.
  • Da mesma forma, objetos menores do que a altura livre do solo existente podem entrar em contato com a parte inferior do veículo e ocasionar danos ou falha no veículo. Isso é válido principalmente quando, na frente ou atrás do objeto, houver uma depressão ou um solo movediço. Válido também em casos nos quais conduza-se em velocidade muito alta sobre o objeto e o veículo fica suspenso.

O vazamento do óleo do motor ou do fluido de freio pode poluir o meio ambiente. Os fluidos devem ser removidos e descartados de forma tecnicamente e ambientalmente correta.

Travessia de águas

passagem de partes de terreno inundados pode ocasionar danos no veículo.

Os níveis de água até o canto inferior da carroceria, por exemplo, poças de água ou águas paradas, podem ser ultrapassados cuidadosamente com o veículo. Jamais permanecer parado na água, não conduzir em marcha a ré e jamais desligar o motor.

ATENÇÃO

Água corrente pode desenvolver forças enormes e arrastar o veículo consigo. Isso pode ocasionar situações muito perigosas, que podem causar acidentes e ferimentos graves ou fatais.

  • Jamais permanecer parado na água.
  • A água no compartimento do motor pode ocasionar o colapso do veículo na água.
  • Solo macio, obstáculos dentro d'água e baixios podem causar um colapso do veículo na água. Isso pode ocasionar situações críticas.

NOTA

Na travessia de trechos alagados, peças do veículo, por exemplo, motor, transmissão, chassi ou sistema elétrico, podem ser danificados seriamente.

  • Somente atravessar água num local com solo firme, que sejam mais rasas do que a profundidade do vau máxima admissível.
  • Jamais conduzir através de sal, superfícies com sal ou água salgada, pois o sal pode causar corrosão. Lavar imediatamente com água doce todas as peças do veículo que tenham entrado em contato com a água salgada.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Esclarecimento de alguns termos técnicos

Fig. 146 Representação esquemática: rampa máxima. Fig. 147 Representação esquemática: ângulo de inclinação lateral.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Condução em terrenos com neve

Montar correntes para neve somente nas rodas dianteiras antes de conduzir em terrenos com neve. Mesmo partes do terreno que parecem inofensivas podem ser perigosas . Isso vale especialmente para seções onde não são visíveis quaisquer sulcos ou outras faixas de rodagem.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilização do Infotainment

Zonas do ecrã Fig. 163 Zonas do ecrã Descrição da apresentação no ecrã " Fig. 163 Linha de estado com indicações da hora e da temperatura exterior e com outras informações Informações e operação do menu atual Superfícies de contacto do menu atual

Manuais