Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Regulagem de altura do cinto de segurança
Fig. 13 Ao lado dos bancos dianteiros:
regulagem de altura do cinto de segurança.
Com o auxílio da regulagem de altura do cinto de segurança para os bancos dianteiros, é possível regular a posição dos cintos de segurança na área do ombro conforme a estatura para que o cinto possa ser colocado corretamente:
- Pressionar o dispositivo regulador no sentido da seta e mantê-lo pressionado → Fig. 13.
- Deslocar o dispositivo regulador para cima ou para baixo até que o cinto de segurança esteja regulado sobre o meio do ombro, Posição do cadarço do cinto de segurança.
- Soltar o dispositivo regulador.
- Verificar se o dispositivo regulador foi encaixado puxando o cinto de segurança algumas vezes.
ATENÇÃO
Nunca regular a altura do cinto de segurança durante a condução.
Enrolador automático do cinto de segurança, pré-tensionador do cinto de segurança e limitador de força do cinto de segurança
Os cintos de segurança do veículo são parte do conceito de segurança do veículo e são compostos pelas importantes funções a seguir:
Enrolador automático do cinto de segurança Cada cinto de segurança está equipado com um enrolador automático do cinto de segurança na parte sobre a região do ombro do cinto de segurança. Puxando-se lentamente o cinto de segurança ou em condução normal, é garantida a total liberdade de movimentos na região do ombro do cinto de segurança. Porém, na retirada rápida do cinto de segurança, frenagens súbitas, viagem por montanhas, curvas e aceleração, o enrolador automático do cinto de segurança bloqueia o cinto de segurança.
Em situações de condução críticas (por exemplo, numa frenagem de emergência ou num sobresterço/subesterço), os cintos de segurança dianteiros colocados podem ser tensionados automaticamente pelo sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo. Se não ocorrer um acidente ou quando a situação de condução crítica tiver passado, ambos os cintos de segurança são soltos novamente. O sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo está novamente preparada para ser acionada, Sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo.
Pré-tensionador dos cintos de segurança Os cintos de segurança para os ocupantes do veículo nos bancos dianteiros e, se for o caso, das extremidades dos bancos traseiros estão equipados com pré-tensionadores do cinto de segurança.
Os pré-tensionadores do cinto de segurança são acionados por sensores e tensionam os cintos de segurança na direção contrária de extração em colisões frontais, laterais e traseiras mais graves.
Um cinto de segurança solto é tensionado e, deste modo, pode reduzir o movimento para frente dos ocupantes do veículo ou o movimento dos ocupantes do veículo na direção do impacto.
O pré-tensionador do cinto de segurança trabalha junto com o sistema de airbag. O pré-tensionador do cinto de segurança não é acionado com um capotamento, quando os airbags laterais não são acionados.
Um pó fino poderá ser gerado no acionamento.
Isto é perfeitamente normal e não representa risco de incêndio no veículo.
Tensionamento reversível do cinto de segurança (sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo) Em determinadas situações de condução (por exemplo, em frenagens bruscas, no sobresterço e no subesterço), pode ocorrer um tensionamento reversível dos cintos de segurança, Sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo.
Limitador de força do cinto de segurança Um limitador de força do cinto de segurança minimiza a força do cinto de segurança que atua sobre o corpo em caso de acidente.
No sucateamento do veículo ou de peças individuais do sistema, devem ser observadas todas as prescrições de segurança.
Empresas especializadas conhecem estas prescrições.
Serviço e descarte dos pré-tensionadores dos cintos de segurança
Em trabalhos no pré-tensionador do cinto de segurança, bem como na desinstalação e instalação de outras peças do veículo durante reparos, o cinto de segurança pode ser danificado imperceptivelmente. Como consequência, os pré-tensionadores dos cintos de segurança podem não funcionar corretamente em caso de acidente ou sequer funcionar.
Para que a eficácia dos pré-tensionadores dos cintos de segurança não seja prejudicada e as peças desmontadas não causem ferimentos ou contaminem o ambiente, prescrições devem ser observadas. As Concessionárias Volkswagen conhecem essas prescrições.
ATENÇÃO
O tratamento incorreto e até mesmo reparos realizados nos cintos de segurança, enroladores do cinto de segurança automáticos e pré-tensionadores dos cintos de segurança aumentam o risco de ferimentos graves ou fatais. O pré-tensionador do cinto de segurança poderia não ser acionado, apesar de necessário, ou ser acionado inesperadamente.
- Reparos e regulagens, bem como a desinstalação e instalação de peças nos pré-tensionadores dos cintos de segurança ou nos cintos de segurança só podem ser realizados por uma Concessionária Volkswagen.
- Os pré-tensionadores dos cintos de segurança e os enroladores dos cintos de segurança automáticos não podem ser reparados e devem, sim, ser substituídos.
Os módulos dos airbags e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança podem conter perclorato. Observar as determinações legais no descarte.