O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se o seu veículo precisar de ser rebocado

Se for necessário o reboque, recomendamos que seja feito por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado, como por exemplo um serviço comercial de pronto-socorro, utilizando um camião tipo levantamento das rodas ou um camião tipo caixa plana.

Utilize um sistema de correntes de segurança para todos os reboques e respeite as normas governamentais e locais.

Modelos 2WD (Tração às 2 rodas): Se rebocar o seu veículo com um camião tipo levantamento das rodas pela parte da frente, as rodas traseiras do veículo e os eixos devem estar em boas condições. Se estiverem danificados, use uma zorra de reboque ou um camião de caixa plana.

Modelos 4WD (Tração às 4 rodas): Se rebocar o seu veículo com um camião tipo levantamento das rodas, use uma zorra de reboque.

Situações nas quais é necessário contactar um concessionário antes do reboque

As seguintes situações podem indicar um problema com a sua caixa de velocidades. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado, outro profissional igualmente qualificado e equipado ou um serviço comercial de reboque antes do reboque.

Reboque com um camião tipo guincho

Não reboque com um camião tipo guincho para evitar danos na carroçaria.

Medidas a tomar em caso de emergência

Reboque com um camião tipo levantamento das rodas

Pela parte da frente (modelos 2WD)

Medidas a tomar em caso de emergência

Liberte o travão de estacionamento.

Pela parte da frente (modelos 4WD)

Medidas a tomar em caso de emergência

Use uma zorra de reboque sob as rodas traseiras.

Pela parte de trás

Medidas a tomar em caso de emergência

Use uma zorra de reboque sob as rodas da frente.

Utilização de um camião tipo caixa plana

Se utilizar correntes ou cabos para prender o seu veículo, os ângulos sombreados a preto devem ser de 45º.

Não aperte demasiado as fixações ou o veículo pode ficar danificado.

Medidas a tomar em caso de emergência

Reboque de emergência

Se o serviço de reboque não estiver disponível em caso de emergência, o seu veículo pode ser temporariamente rebocado utilizando cabos ou correntes presos aos olhais de reboque de emergência. Só deve recorrer a esta medida em estradas pavimentadas de piso duro, por uma distância máxima de 80 km e a uma velocidade inferior a 30 km/h.

Deve manter-se um condutor dentro do veículo para efetuar manobras e operar os travões. As rodas, trem da transmissão, eixos, direção e travões do veículo devem estar em bom estado.

Nos veículos com caixa de velocidades automática ou Multidrive, só pode ser utilizado o olhar de reboque da frente.

Procedimento durante o reboque de emergência

1. Tire o olhal de reboque.

2. Retire a tampa do olhal usando uma chave de fendas de cabeça achatada.

Para proteger a carroçaria, coloque um pano entre a chave de fendas e o veículo, como mostrado na figura.

Medidas a tomar em caso de emergência

3. Insira o olhal de reboque no orifício e aperte parcialmente, à mão.

Medidas a tomar em caso de emergência

4. Aperte o olhal de reboque firmemente com uma chave de porcas de roda ou barra de metal duro.

Medidas a tomar em caso de emergência

5. Fixe firmemente os cabos ou correntes ao olhal de reboque.

Tenha cuidado para não danificar a carroçaria do veículo.

6. Entre no veículo a ser rebocado e coloque o motor em funcionamento.

Se o motor não arrancar, coloque o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

Veículos com sistema Stop & Start: Antes de rebocar o veículo, coloque o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou desligue-o (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) e, de seguida, coloque o motor em funcionamento.

7. Mude a posição de engrenamento para N e liberte o travão de estacionamento.

Durante o reboque Se o motor não estiver em funcionamento, a assistência elétrica aos travões e direção não funciona, tornando a travagem e a direção mais difíceis.

Chave de porcas de roda A chave de porcas de roda encontra-se no compartimento da bagagem.

AVISO

Cumpra com as seguintes precauções.

Não o fazer pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Quando rebocar o veículo

Modelos 2WD: Certifique-se que transporta o veículo com as rodas da frente ou com as quatro rodas levantadas do chão. Se o veículo for rebocado com as rodas da frente em contacto com o chão, a transmissão e as peças relacionadas podem ficar danificadas.

Modelos 4WD: Certifique-se que transporta o veículo com as quatro rodas levantadas do chão.

Se o veículo for rebocado com as rodas em contacto com o chão, a transmissão ou as peças relacionadas podem ficar danificadas e o veículo pode cair do camião.

Durante o reboque

  • Quando rebocar usando cabos ou correntes, evite arranques bruscos, etc., que colocam uma pressão excessiva nos olhais de reboque, cabos ou correntes.

    Os olhais de reboque, cabos ou correntes podem ficar danificados e os desperdícios partidos podem atingir pessoas e provocar danos graves.

  • Não coloque o interruptor do motor para a posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) nem o desligue (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

    Existe a possibilidade de trancar a coluna da direção e não ser possível operá-la.

Instalação de olhais de reboque no veículo Certifique-se que os olhais de reboque estão instalados de forma segura.

Se os olhais de reboque não estiverem firmemente instalados podem soltar-se durante o reboque.

 

ATENÇÃO

Para evitar danos no veículo quando efetua o reboque utilizando um camião tipo levantamento das rodas

  • Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Não reboque o veículo a partir da parte traseira do mesmo quando o interruptor do motor estiver na posição "LOCK" ou a chave tiver sido removida. O mecanismo de bloqueio da direção não é suficientemente forte para manter as rodas da frente em linha reta.
  • Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Não reboque o veículo a partir da parte traseira do mesmo quando o interruptor do motor estiver desligado. O mecanismo de bloqueio da direção não é suficientemente forte para manter as rodas da frente em linha reta.
  • Quando levantar o veículo, certifique-se que a distância mínima ao solo para rebocar é mantida na extremidade oposta do veículo elevado. Sem a distância adequada, o veículo pode ficar danificado durante o reboque.

Para evitar danos na carroçaria quando efetua um reboque utilizando um camião tipo guincho Não reboque com um camião tipo guincho, nem pela parte da frente, nem pela parte de trás do veículo.

Para evitar danos no veículo durante o reboque de emergência Não prenda os cabos ou as correntes aos componentes da suspensão.

Quando rebocar um veículo equipado com sistema Stop & Start (se equipado) Quando for necessário rebocar o veículo com as 4 rodas em contacto com o piso, execute o procedimento que se segue antes de iniciar o reboque a fim de proteger o sistema.

Coloque o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou desligue-o (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) uma vez e, de seguida, coloque o motor em funcionamento. Se o motor não entrar em funcionamento, coloque o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Medidas a tomar em caso de emergência

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se notar algo de errado

Se notar algum dos seguintes sintomas, o seu veículo provavelmente precisa de afinações ou uma reparação. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, logo que possível.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

Fig. 178 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade. Fig. 179 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade.

Manuais