O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Serviço de inverno

Pneus de inverno

Em condições de inverno rigoroso o uso de pneus de inverno melhora substancialmente as qualidades de condução do veículo. Devido à sua construção (largura, mistura de borracha, configuração do perfil) os pneus de verão têm menor aderência sobre o gelo e a neve. Isto aplica-se especialmente a veículos equipados com pneus largos ou pneus de alta velocidade (com o código H, V ou Y no flanco do pneu).

Só poderá utilizar pneus de inverno que tenham sido homologados para o seu veículo.

As medidas destes pneus para o seu veículo figuram na documentação do veículo (p. ex. o certificado CE de conformidade ou COC1) ).

A documentação do veículo difere de país para país. Os pneus de inverno perdem grande parte das suas qualidades quando o perfil do pneu se reduziu a uma profundidade de 4 mm.

Também o envelhecimento afeta as propriedades dos pneus de inverno - mesmo que exista ainda uma profundidade do perfil superior a 4 mm.

Os pneus de inverno têm as seguintes limitações de velocidade conforme os códigos de velocidade.

1) COC = certificate of conformity.

Rodas

Deve-se colocar um autocolante com essa chamada de atenção no campo visual do condutor, nos veículos que podem ultrapassar esses limites de velocidade. Esses autocolantes podem ser adquiridos no seu concessionário SEAT ou numa oficina especializada.

Ter em atenção eventuais disposições legais diferentes consoante o país.

Em vez de pneus de inverno podem utilizar-se também os chamados "pneus para todo o tempo" .

Utilização de pneus V de inverno

Tenha em atenção que quando se utilizam pneus de inverno na versão V, nem sempre é tecnicamente admissível uma velocidade máxima de 240 km/h (149 mph) que poderá ser substancialmente restringida no seu veículo.

A velocidade máxima destes pneus depende diretamente das cargas máximas sobre os eixos admissíveis do seu veículo e da capacidade de carga dos pneus que estão montados.

Recomendamos-lhe que se dirija a um concessionário SEAT, para se informar da velocidade máxima dos seus pneus V, com base nos dados do veículo e dos pneus.

ATENÇÃO

A velocidade máxima admissível para os seus pneus de inverno não pode ser ultrapassada em circunstância nenhuma, pois os pneus poderão ficar danificados e poderá perder-se o controlo do veículo, com o consequente risco de acidente.

Aviso sobre o impacto ambiental

Volte a montar atempadamente os pneus de verão, pois numa estrada sem neve e sem gelo, o veículo tem um melhor comportamento com pneus de verão. Os ruídos de rolamento são também menores, o desgaste dos pneus é menor e, acima de tudo, o consumo de combustível mais moderado.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Roda de emergência

Generalidades Fig. 228 Roda de emergência: piso de carga levantado.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Dados técnicos

Características técnicas Importante Os dados nos documentos oficiais do veículo têm sempre prioridade em relação aos dados presentes no manual de instruções.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Luzes

Introdução ao tema As luzes só funcionam com a ignição ligada, desde que não seja indicado nada em contrário. Utilize para a posição básica do interruptor de luz a posição .

Manuais