O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de observação do travagem (Front Assist) incluída freada de emergência City e deteção de peões

Introdução ao tema

O sistema de observação do meio, incluída a função de travagem de emergência City e a deteção de peões, pode contribuir a evitar acidentes por alcance.

O sistema de observação do meio pode alertar ao condutor dentro das limitações do sistema de colisões iminentes, preparar o veículo em caso de perigo a uma travagem de emergência, prestar suporte durante a travagem e induzir uma travagem automática.

A função de travagem de emergência City e a deteção de peões são parte integrante do sistema de observação do meio.

O Front Assist não substitui a atenção do condutor.

Advertência da distância

Se o sistema detetar que a segurança está em risco por circular demasiado perto do veículo precedente, pode avisar o condutor através de uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando circular a uma velocidade entre aproximadamente 60 km/h (37 mph) e 250 km/h (156 mph) Fig. 184.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor.

Pré-aviso (advertência prévia)

Se o sistema detetar uma possível colisão com o veículo precedente, pode avisar o condutor através de um sinal sonoro e uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph) Fig. 184.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor. Ao mesmo tempo, prepara-se o veículo para uma possível travagem de emergência.

Advertência crítica

Se o condutor não reage ao pré-aviso, o sistema pode intervir de forma ativa nos travões, quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph), provocando um breve solavanco para avisar sobre o perigo iminente de colisão.

Travagem automática

Se o condutor também não reage face à advertência crítica, o sistema pode travar o veículo automaticamente aumentando progressivamente a força de travagem quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). Reduzindo a velocidade em caso de uma possível colisão, o sistema pode contribuir para reduzir as consequências de um acidente.

Assistência à travagem

Se o Front Assist avisar que o condutor não trava o suficiente em caso de perigo de colisão, o sistema pode aumentar a força de travagem e evitar desta forma a colisão quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). A assistência à travagem apenas tem lugar quando o pedal de travão permanece pressionado com força.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente incorporada no Front Assist não pode superar os limites impostos pelas leis da física. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor.

Se o Front Assist emite uma advertência, então, em função das circunstâncias de trânsito, deverá travar imediatamente pressionando o travão ou evitar o obstáculo.

Aviso

Avisos de advertência e indicações no ecrã

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 184 No ecrã do painel de instrumentos: indicações de advertência.

Advertência da distância

Se se ultrapassa a distância de segurança em relação ao veículo precedente, no ecrã do painel de instrumentos aparece um aviso a esse respeito .

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Avisos de controlo e de advertência.

Aviso

Quando o Front Assist está ligado, as indicações no ecrã do painel de instrumentos de outras funções podem ficar ocultadas, por exemplo, entrada de uma chamada.

Sensor de radar

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 185 Na parte frontal depois do emblema da SEAT: sensor de radar.

Na parte frontal, depois do emblema da SEAT, vai montado um sensor de radar para captar a situação do tráfego Fig. 185. Este sensor permite detetar veículos que circulem à frente, até uma distância de aproximadamente 120 m.

A visibilidade do sensor de radar pode ser afetada por sujidade, de, por exemplo, lama ou neve, ou por influência do meio ambiente, como, por exemplo, chuva ou neblina. Neste caso, o sistema de vigilância Front Assist não funciona. No visor do painel de instrumentos aparece a seguinte mensagem: Front Assist: Sensor sem visibilidade! Se for necessário, limpe a zona do emblema SEAT .

Quando o sensor de radar voltar a funcionar corretamente, o Front Assist voltará a estar disponível automaticamente. A mensagem desaparecerá do ecrã do painel de instrumentos.

O funcionamento do Front Assist pode ser afetado em caso de reflexão inversa forte do sinal de radar. Isto pode ocorrer, por exemplo, num parque de estacionamento fechado ou devido à presença de objetos metálicos (p. ex., calhas na estrada ou placas utilizadas em obras).

A zona situada em frente e à volta do sensor de radar não se deve cobrir com autocolantes, faróis adicionais ou semelhantes, uma vez que poderia ter uma influência negativa sobre o funcionamento do Front Assist.

Se se realizarem modificações estruturais no veículo, por exemplo, se se rebaixar a suspensão ou se se modificar o spoiler dianteiro, o funcionamento do Front Assist pode ser afetado. Por isso, apenas devem ser realizadas modificações estruturais em oficinas especializadas.

Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Se forem realizados trabalhos de reparação de forma incorreta na parte dianteira do veículo, o sensor de radar pode ficar desajustado e, por consequência, o funcionamento do Front Assist pode ficar afetado. Por isso, apenas devem ser realizados trabalhos de reparação em oficinas especializadas. Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

CUIDADO

Se sentir que o sensor de radar está avariado ou desajustado, desligue o Front Assist. Desta forma, evitará danos possíveis. Neste caso, certifique-se que o regulam.

Utilizar sistema de observação do meio Front Assist

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 186 No ecrã do painel de instrumentos: indicação de Front Assist desativado.

O sistema de vigilância Front Assist está ativo sempre que se liga a ignição.

Quando o Front Assist está desativado, também estão desativadas a função de pré-aviso (advertência prévia) e a advertência da distância.

A SEAT recomenda deixar o Front Assist sempre ativado. Exceções, Desativar o sistema de observação do meio Front Assist temporariamente nas seguintes situações.

Ativar e desativar o sistema de vigilância Front Assist

Com a ignição ligada, o Front Assist pode ativar-se e desativar-se da seguinte forma:

Quando o sistema de vigilância Front Assist está desativado, o painel de instrumentos informará da sua desativação com o indicador seguinte Fig. 186.

Ligar ou desligar a função de pré-aviso

A função de pré-aviso (advertência prévia) pode ativar-se ou desativar-se no sistema Easy Connect com o botão e os botões de função Setup e Assistência ao condutor.

O sistema mantém o ajuste realizado na próxima vez que se liga a ignição.

A SEAT recomenda ter a função de pré-aviso sempre ativada.

Em função do sistema de infotainment montado no veículo pode adaptar-se a função de pré-aviso da forma seguinte:

SEAT recomenda circular com a função em modo "Médio".

Ativar ou desativar a advertência da distância

Se se ultrapassa a distância de segurança em relação ao veículo precedente, no ecrã do painel de instrumentos aparece um aviso a esse respeito . Nesse caso, aumente a distância de segurança.

A advertência da distância pode ativar-se ou desativar-se no sistema Easy Connect com o botão e os botões de função Setup e Assistência ao condutor.

O sistema mantém o ajuste realizado na próxima vez que se liga a ignição.

A SEAT recomenda ter a advertência da distância sempre ativada.

Desativar o sistema de observação do meio Front Assist temporariamente nas seguintes situações

Nas seguintes situações, deve desativar-se o sistema de vigilância Front Assist devido às limitações do mesmo:

ATENÇÃO

Se o Front Assist não se desligar nas situações descritas, podem ocorrer acidentes e lesões graves.

Limitações do sistema

O sistema de vigilância Front Assist tem certas limitações físicas inerentes ao sistema.

Assim, por exemplo, em determinadas circunstâncias algumas reações do sistema podem ser inoportunas ou tardias do ponto de vista do condutor. Por isso, deve estar-se sempre atento para intervir caso seja necessário.

As seguintes condições podem fazer com que o sistema de vigilância Front Assist não reaja ou que o faça demasiado tarde:

Função de travagem de emergência City

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 187 No ecrã do painel de instrumentos: indicação do pré-aviso.

A função de travagem de emergência City faz parte do sistema de vigilância Front Assist e está ativa sempre que este sistema está ligado.

Consoante o equipamento, a função de travagem de emergência City pode ativar-se ou desativar-se no sistema Easy Connect com o botão e os botões de função Setup e Assistência ao condutor .

A função de travagem de emergência City capta, a velocidades entre 4 km/h (2.5 mph) e 30 km/h (19 mph) aproximadamente, a situação do trânsito à frente do veículo até uma distância de 15 m aprox.

Ao detetar uma possível colisão com um veículo que circule à frente, o veículo prepara-se para uma possível travagem de emergência.

Se o condutor não reagir perante um perigo de colisão, o sistema pode travar o veículo automaticamente aumentando progressivamente a força de travagem com o objetivo de reduzir a velocidade, para o caso de acontecer uma colisão. Desta forma, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de um acidente.

Indicação do estado no display

A desaceleração automática por parte da função de travagem de emergência City é exibida no ecrã do painel de instrumentos mediante a indicação do pré-aviso Fig. 187 1).

1) O símbolo é a cores nos painéis de instrumentos com ecrã a cores.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente incorporada na função de travagem de emergência City não pode superar os limites impostos pelas leis da física. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor.

Aviso

Deteção de peões*1)

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 188 No ecrã do painel de instrumentos: A - Indicação do pré-aviso. B - Deteção de peões desativada.

O sistema de deteção de peões pode contribuir para evitar acidentes com peões ou a reduzir as consequências de um acidente.

O sistema adverte em caso de perigo de colisão, prepara o veículo para uma travagem de emergência, assiste na travagem e realiza uma travagem automática.

Se o sistema deteta uma possível colisão com um peão, adverte o condutor mediante um sinal acústico e uma indicação no ecrã do painel de instrumentos Fig. 188.

O sistema de deteção de peões, incluído o pré-aviso, liga-se automaticamente quando se liga a ignição.

SEAT recomenda ter o sistema de deteção de peões sempre ligado. As exceções descritas para o sistema de observação do meio são igualmente válidas para a deteção de peões.

Desligar ou ligar o sistema de deteção de peões Com a ignição ligada, o sistema de deteção de peões pode ligar-se ou desligar-se como se segue:

Quando se desliga o sistema de proteção de peões, no ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação relativa Fig. 188 B. O sistema de deteção de peões desativa-se juntamente com a função Front Assist.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente que o assistente de saída do estacionamento integra não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor. Se o sistema de deteção de peões emitir uma advertência, trave o veículo imediatamente com o pedal do travão ou esquive do peão, em função das circunstâncias do tráfego.

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Situações de condução especiais

Fig. 182 (A) Veículo numa curva. (B) Motociclo que circula à frente, fora do raio de alcance do sensor de radar. Fig. 183 (C) Mudança de faixa de um veículo.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de aviso de saída da via de circulação (Lane Assist)

ATENÇÃO A tecnologia inteligente do sistema de aviso de saída da via de circulação não pode superar os limites impostos pelas leis da física e da própria natureza do sistema. Uma utilização descuidada ou descontrolada do sistema de aviso de saída da via de circulação pode provocar acidentes e lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor. Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança relativamente aos veículos precedentes às condições de visibilidade, condições meteorológicas, ao estado da estrada e ao trânsito. Mantenha sempre as mão no volante, de forma a estar preparado para o virar a qualquer momento. O sistema de aviso de saída da via de circulação não deteta todas as marcas das estradas.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Kit de reparo dos pneus

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Componentes do kit de reparo dos pneus Preparações Vedar e encher os pneus Controle após 10 minutos de condução

Manuais