O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de refrigeração

Repor líquido de refrigeração

Reabasteça o líquido de refrigeração quando o nível do mesmo descer abaixo da marca MIN (mínimo).

Verificação do nível do líquido de refrigeração

Reposição do nível do líquido de refrigeração

Uma perda de líquido de refrigeração faz pensar, em primeiro lugar, na existência de fugas. Visite sem demora uma oficina especializada para examinar o sistema de refrigeração.

Se o sistema de refrigeração estiver estanque, só podem ocorrer perdas se o líquido de refrigeração atingir uma temperatura excessiva e começar a ferver, saindo sob pressão do sistema de refrigeração.

ATENÇÃO

ATENÇÃO

Se no sistema de refrigeração não existe suficiente líquido anticongelante o motor pode falhar e, consequentemente, podem ocorrer lesões graves.

CUIDADO

Não abasteça líquido de refrigeração se já não existir líquido no depósito de expansão! Pode entrar ar no sistema de refrigeração.

Nesse caso, não continue a conduzir. Contacte um serviço de assistência técnica. Caso contrário, corre o risco de sofrer danos no motor.

CUIDADO

Os aditivos originais nunca devem ser misturados com líquidos de refrigeração que não tenham sido homologados pela SEAT. Caso contrário, corre-se o risco de provocar danos graves no motor e no sistema de refrigeração do mesmo.

Aviso sobre o impacto ambiental

O líquido de refrigeração e os aditivos do mesmo podem contaminar o meio ambiente.

Se existe alguma fuga de um líquido de funcionamento, este deve ser recolhido e eliminado de forma a respeitar o meio ambiente.

Líquido dos travões

Repor líquido dos travões

Verificar o nível do líquido dos travões

O nível do líquido dos travões deve encontrar-se sempre entre as marcas MIN e MAX.

Se o nível do líquido dos travões diminuir consideravelmente num curto espaço de tempo ou se ficar abaixo da marca MIN, poderá existir uma fuga no sistema de travagem.

Contacte um serviço de assistência técnica.

O nível do líquido dos travões também é indicado por uma luz de controlo no ecrã do painel de instrumentos.

Nos veículos com direção à direita o reservatório está instalado do outro lado do compartimento do motor.

Substituir o líquido dos travões

No Programa de manutenção encontrará os intervalos regulares para substituir o líquido dos travões. Recomendamos substituí-lo num concessionário SEAT, durante a realização de um serviço de inspeção.

ATENÇÃO

CUIDADO

O líquido dos travões não deve entrar em contacto com a pintura do veículo, visto que é abrasivo.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Óleo do motor

Observações gerais O motor vem de fábrica com um óleo especial multigrade que pode ser utilizado em todas as épocas do ano. Como a utilização de óleo de boa qualidade é uma premissa para o correto funcionamento do motor e da sua longevidade, quando for necessário adicionar ou substituir o óleo deve sempre utilizar óleos que cumpram os requisitos das normas VW.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Depósito do limpa-vidros

Verificar e repor o nível do depósito limpa-vidros Verifique regularmente o nível do depósito limpa-vidros e reponha quando necessário.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções: Função BSM (Monitor do Ponto Cego) Assiste o condutor a tomar uma decisão quando muda de faixa de rodagem Função RCTA (Alerta de Tráfego Traseiro) Assiste o condutor quando faz marcha-atrás

Manuais