O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Óleo do motor

Observações gerais

O motor vem de fábrica com um óleo especial multigrade que pode ser utilizado em todas as épocas do ano.

Como a utilização de óleo de boa qualidade é uma premissa para o correto funcionamento do motor e da sua longevidade, quando for necessário adicionar ou substituir o óleo deve sempre utilizar óleos que cumpram os requisitos das normas VW.

As especificações indicadas na página seguinte (normas VW) devem estar presentes na embalagem do óleo de serviço; sempre que figurem na embalagem do óleo as especificações para motores a gasolina e a diesel, este óleo poderá ser utilizado indistintamente em ambos os tipos de motores.

É recomendável efetuar a mudança de óleo, indicada no Programa de manutenção, num serviço técnico ou numa oficina especializada.

As especificações do óleo válidas para o motor do seu veículo podem ser consultadas em Propriedades dos óleos.

Intervalos de manutenção

Os intervalos de manutenção podem ser flexíveis (serviço de longa duração) ou fixos (em função do tempo ou da quilometragem).

Se no verso da capa do livro Programa de manutenção constar PR QI6, isso significa que o seu veículo tem programado o serviço de longa duração, enquanto se aparecerem as siglas QI1, QI2, QI3, QI4 ou QI7, o serviço de manutenção será em função do tempo ou da quilometragem.

Intervalos de manutenção flexíveis (Intervalos de Serviço de Longa Duração*)

Foram desenvolvidos óleos especiais e controlos que, em função das caraterísticas e perfis individuais de condução, permitem ampliar os intervalos de mudança de óleo (Intervalos de Serviço de Longa Duração).

Esses óleos são condição indispensável para o prolongamento destes intervalos de manutenção, pelo que devem ser utilizados, tendo sempre em conta o seguinte:

Intervalos de manutenção fixos*

Caso o seu veículo não disponha do "Intervalo de Serviço de Longa Duração" ou este tenha sido desativado (por opção própria), pode utilizar óleos para intervalos de manutenção fixos que constam também em Propriedades dos óleos.

Neste caso, o seu veículo tem um intervalo de manutenção fixo de 1 ano ou de 15 000 km (o que ocorrer primeiro) caderno Programa de manutenção.

Veículos com filtro de partículas para motores diesel*

No Programa de manutenção pode ver se o seu veículo está equipado com filtro de partículas para motores diesel.

Nos veículos com filtro de partículas para motores diesel deve repor-se apenas óleo VW 507 00, que é um óleo de baixa formação de cinzas. A utilização de outros tipos de óleo provocará uma maior acumulação de fuligem e reduzirá a vida útil do DPF. Por isso:

Verificação do nível de óleo do motor

Verificação e reposição dos níveis
Fig. 222 Vareta de medição do nível de óleo.

O nível do óleo do motor é controlado através da vareta do óleo.

Verificar o nível do óleo

Em função do estilo de condução e das condições de utilização o consumo de óleo pode atingir 0,5 l/1000 km. Nos primeiros 5000 quilómetros o consumo poderá ser superior.

O nível do óleo do motor terá de ser, por isso, periodicamente controlado (de preferência sempre ao reabastecer o depósito e antes de viagens mais longas).

ATENÇÃO

Os trabalhos que se efetuam no motor ou no compartimento do motor devem ser efetuados com precaução.

Antes de realizar quaisquer trabalhos no compartimento do motor, tenha em conta as respetivas recomendações.

CUIDADO

Se o nível do óleo se encontrar por cima da zona A , não ponha o motor em funcionamento.

Pode causar danos no motor e no catalisador.

Informe o serviço técnico.

Reposição do nível de óleo do motor

Verificação e reposição dos níveis
Fig. 223 Tampão do bocal de enchimento do óleo do motor no compartimento do motor.

Antes de abrir o capô do motor, deverá ler e ter em conta as respetivas recomendações em Trabalhar no compartimento do motor.

A localização do bocal de enchimento do óleo do motor pode ver-se na figura correspondente ao compartimento do motor.

Especificação do óleo do motor.

ATENÇÃO

O óleo é um produto inflamável. No reabastecimento evite deixar cair óleo sobre peças do motor quentes.

CUIDADO

Se o nível do óleo se encontrar por cima da zona A , não ponha o motor em funcionamento.

Pode causar danos no motor e no catalisador.

Dirija-se a uma oficina especializada.

Aviso sobre o impacto ambiental

O nível do óleo não pode estar, em caso algum, acima da zona A . De contrário, pode ser aspirado óleo através da ventilação do cárter da cambota, sendo lançado na atmosfera pelo sistema de escape.

Aviso

Antes de efetuar uma viagem longa, recomenda-se a aquisição de óleo de motor de acordo com a respetiva especificação VW e levá-lo no veículo. Assim terá sempre óleo do motor adequado para poder ir acrescentando, caso seja necessário.

Mudança de óleo do motor

O óleo do motor deve ser mudado durante ações de manutenção.

Recomendamos que se dirija a um serviço técnico para efetuar a mudança de óleo.

No Programa de manutenção são indicados os intervalos necessários para as mudanças de óleo.

ATENÇÃO

Para poder efetuar pessoalmente a mudança do óleo do motor, deve possuir a necessária formação técnica.

CUIDADO

Não adicione nenhum lubrificante ao óleo do motor. Poderia danificar o motor. Os danos causados por esses aditivos estão excluídos da garantia.

Aviso sobre o impacto ambiental

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Compartimento do motor

Verificação de níveis Fig. 221 Figura orientadora da posição dos elementos.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de refrigeração

Repor líquido de refrigeração Reabasteça o líquido de refrigeração quando o nível do mesmo descer abaixo da marca MIN (mínimo).

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Configurações do menu Rádio

Configurações para todas as fontes No menu principal Rádio, toque no botão . Scan - reprodução automática de curtos pedaços de todas as estações disponíveis da atual faixa de frequência Som - regulações do som Botões das setas: - definir a função dos botões Memórias- mudar entre as emissoras memorizadas nos botões de estação Emissoras - mudar entre todas as emissoras disponíveis na frequência de rádio selecionada Programa de trânsito (TP) - ligar/desligar a receção do programa de trânsito Texto do rádio - Ligar/desligar o rádio de texto (FM e DAB) Organizar l. emissoras: - organizar os tipos de estações de rádio na lista de emissoras Grupos - Ordenação de grupos após programa transmitido Alfabeto - ordenar por ordem alfabética de acordo com o nome de estação Logos das emissoras - gestão manual dos logos das estações Eliminar memória - apagar as emissoras memorizadas nos botões de estação Ajustes avançados - outras definições, que depende da banda de frequência selecionada (FM e DAB)

Manuais