O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de visão periférica (Area View)

Introdução ao tema

Utilizando 4 câmaras, o sistema gera uma representação mostrada no ecrã do sistema de infotainment. As câmaras encontram-se na grelha do radiador, nos retrovisores exteriores e na porta da bagageira.

As funções e representações do sistema de visão periférica podem variar dependendo de se o veículo conta com ParkPilot ou não.

ATENÇÃO

A imagem das câmaras não permite calcular com precisão a distância à qual se encontram os obstáculos (pessoas, veículos, etc.), pelo que seu uso poderia provocar acidentes e lesões graves.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente que o sistema de visão periférica integra (Area View) não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. O maior confort que proporciona o sistema de visão periférica não deverá induzir nunca a correr nenhum risco que comprometa a segurança. Se se utilizar de forma negligente ou involuntária, pode provocar um acidente e resultar em lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

CUIDADO

CUIDADO

Para garantir o bom funcionamento do sistema, mantenha os sensores de ultrassons limpos, sem neve nem gelo, e não os tape com autocolantes ou outros objetos.

Sistema de visão periférica

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 212 Visualização do sistema de visão periférica: perspetiva aérea.

Pode-se escolher entre quatro vistas diferentes:

Sistemas de assistência para o condutor

Sistemas de assistência para o condutor

Combinando as imagens de todas as câmaras, gera-se a perspetiva aérea Fig. 212. A perspetiva aérea pode-se selecionar pressionando sobre o veículo dentro da zona.

Pressionando sobre as diferentes áreas Fig. 212 A a D da perspetiva aérea ou da perspetiva aérea reduzida, pode-se selecionar a vista correspondente.

Condições necessárias para utilizar o sistema de visão periférica

Vista das imagens das câmaras

A vista selecionada mostra-se no lado direito do ecrã. Na perspetiva aérea reduzida que se visualiza no lado esquerdo aparece a vista enquadrada em cor amarela. Adicionalmente, na margem direita da imagem mostram-se as opções de menu possíveis e as vistas (os denominados "modos") da câmara em questão.

A vista (modo) que esteja ativa nesse momento aparece destacada.

A perspetiva aérea reduzida pode ocultar-se pressionando sobre o símbolo e assim se pode mostrar a vista selecionada em todo o ecrã.

Instruções de uso

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 213 Consola central: tecla para ativar/desativar manualmente o sistema de visão periférica quando está em combinação com o sistema de estacionamento assistido (A) ou com o sistema Park Pilot traseiro (B).

Ligar e desligar o sistema de visão periférica
Conexão manual da visualização: Pressione uma vez o botão Fig. 213.
No ecrã do sistema de infotainment mostra-se a perspetiva aérea Fig. 212. Se se pressionar o botão circulando a mais de 15 km/h (9 mph), não se mostrará a imagem.
Conexão automática da visualização: Selecionar a marcha-atrás.
Mostra-se a vista da imagem da câmara por trás do veículo no modo de estacionamento em espinha com a perspetiva área reduzida.
Desconexão manual da visualização: Pressione novamente o botão Fig. 213.
OU: pressione uma tecla do sistema de infotainment montado de fábrica, por exemplo, a tecla RÁDIO .
OU: tocar na área de função .
Desconexão automática da visualização: Circule marcha a frente a mais de aprox. 15 km/h (9 mph).
OU: desligue a ignição. O menu do sistema de visão periférica deixa de se visualizar no momento.

Particularidades

Exemplos de ilusões óticas causadas pelas câmaras: As imagens das câmaras do sistema de visão periférica são apenas bidimensionais. Por falta de profundidade espacial, é difícil ou impossível apreciar no ecrã as depressões que possa existir no solo, os objetos que sobressaiam do solo ou as peças que sobressaiam de outros veículos.

Exemplos de ilusões óticas causadas pelas câmaras: Nas situações seguintes, os objetos ou outros veículos parecem mais próximos ou afastados no ecrã do que realmente estão.

Condução com reboque

O sistema de visão periférica na zona da câmara traseira oculta todas as linhas auxiliares de orientação quando o dispositivo de reboque montado de fábrica estiver ligado eletricamente com um reboque.

Aviso

Para se familiarizar com o sistema e as suas funções, a SEAT recomenda praticar o manuseamento do sistema de visão periférica num lugar sem demasiado tráfego ou num estacionamento.

Menus do sistema de visão periférica (modos)

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 214 Visualização no ecrã do sistema de visão periférica: A - Câmara dianteira: vista todo-o-terreno B - Câmara traseira: vista todo-o-terreno

Sistemas de assistência para o condutor

Vistas da perspetiva aérea (vista de pássaro)

Vista

Visualização no ecrã de todas as câmaras

Modo principal

Representa-se o veículo e o meio mais próximo visto desde cima. Em função do equipamento pode mostrar-se também a visualização da trajetória do ParkPilot.
Vistas tridimensionais   Representa-se o veículo e o seu meio visto desde cima.

  Representa-se o veículo e seu meio visto desde cima em oblíquo.

  Representa-se o veículo e o seu meio visto em oblíquo

Passando o dedo pelo ecrã do sistema de infotainment na direção das setas, pode-se mudar o ângulo de visão nas vistas tridimensionais do veículo e seu meio.

Vistas da câmara dianteira (vista dianteira)

Vista

Visualização no ecrã da câmara dianteira

tráfego transversal na parte dianteira

Zona esquerda do ecrã: rua transversal no lado esquerdo.

Zona central do ecrã: área diretamente à frente do veículo.

Zona direita do ecrã: rua transversal no lado direito.

Estacionar em espinha

Mostra-se a zona à frente do veículo. No modo de ajuda visualizam-se linhas de orientação.
Todo-o-terreno

Mostra-se a zona situada diretamente à frente do veículo vista desde cima. Por exemplo, num declive para ver a zona diretamente à frente do veículo. A linha vermelha mostra-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo.

Vistas da câmara lateral (vista lateral)

Vista

Visualização no ecrã das câmaras laterais

Lados direito e esquerdo

Representam-se as zonas situadas diretamente ao lado do veículo vistas desde cima para poder rodear com mais precisão os possíveis obstáculos. As linhas auxiliares laranjas mostram-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo.
Lado esquerdo

Mostra-se a zona situada diretamente junto ao veículo no lado do condutor ou no lado do acompanhante vista em oblíquo e possibilita-se a visualização dos ângulos mortos ao longo do veículo.

A linha auxiliar laranja mostra-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo.

Lado direito

Vistas da câmara traseira (vista traseira)

Vista

Visualização no ecrã da câmara traseira

Estacionar em espinha

Mostra-se a zona situada por trás do veículo. No modo de orientação, visualizam-se linhas auxiliares.
Estacionar em linha

A posição inicial do veículo ao iniciar esta função é um fator determinante do lugar no qual finalizar a manobra o assistente.
Todo-o-terreno ou função de engatar um reboque

Representa-se a parte traseira do veículo.

A linha auxiliar vermelha marca a distância de segurança.

Nos veículos com dispositivo de reboque montado de fábrica mostram-se linhas auxiliares semicirculares de cor verde e vermelho. As linhas auxiliares indicam a distância com respeito ao dispositivo de reboque. A distância entre as linhas auxiliares (verdes e vermelha) é de aprox. 0,3 m. A linha auxiliar de cor laranja indica, em função da rotação do volante, a direção prá-calculada do dispositivo de reboque.

Em veículos sem dispositivo de reboque montado de fábrica, a distância da linha auxiliar vermelha ao veículo é de aprox. 0,4 m. Não se mostra nenhuma outra linha auxiliar.

Tráfego transversal na parte traseira

Zona esquerda do ecrã: rua transversal no lado esquerdo.

Zona central do ecrã: área diretamente por trás do veículo.

Zona direita do ecrã: rua transversal no lado direito.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Auxílio de estacionamento (Park Pilot)

Descrição Em função do equipamento do veículo, poderá usufruir de diferentes sistemas de assistência ao estacionamento e manobra.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Assistente de marcha-atrás (Rear View Camera)

Advertências de utilização e segurança ATENÇÃO O assistente de marcha-atrás não permite calcular com precisão a distância a que os obstáculos se encontram (pessoas, veículos, etc.) nem pode salvar os limites próprios do sistema, pelo que a sua utilização poderia chegar a provocar acidentes e lesões graves se utilizado de forma negligente ou sem a atenção adequada. O condutor deve vigiar sempre o espaço envolvente para garantir uma condução segura. A lente da câmara amplia e distorce o campo visual, e os objetos são mostrados no ecrã de forma diferente da realidade ou pouco precisa.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Volante da direção

Procedimento de ajuste 1. Segure o volante da direção e empurre a alavanca para baixo. 2. Ajuste para a posição ideal, movendo o volante horizontal e verticalmente.

Manuais