O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Jantes

Se uma jante estiver empenada ou muito corroída, deve substitui-la. De outro modo, o pneu pode separar-se da jante ou provocar a perda de controlo do veículo.

Escolha das jantes

Quando substituir as jantes, deve ter o cuidado de garantir que estas são equivalentes às que retirou no que respeita à capacidade de carga, diâmetro, largura da tala e desvio lateral*.

Jantes para substituição estão disponíveis em qualquer concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

*: Convencionalmente referenciado como "offset".

A Toyota não recomenda a utilização de:

Precauções com as jantes de alumínio

Quando substituir as jantes (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) As jantes do seu Toyota estão equipadas com válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus que permitem que o sistema de aviso de pressão dos pneus forneça um aviso antecipado em caso de uma perda de pressão de enchimento dos pneus. Sempre que as jantes são substituídas, as válvulas e os transmissores de aviso da pressão dos pneus têm de ser instalados.

AVISO

Quando substituir as jantes

  • Não utilize jantes de medida diferente da recomendada no Manual do Proprietário, uma vez que pode resultar em perda do controlo do veículo.
  • Nunca utilize uma câmara-de-ar numa jante concebida para ser usada com um pneu sem câmara. Doutra forma, pode ocorrer um acidente, provocando morte ou ferimentos graves.

Quando instalar as porcas das rodas

  • Certifique-se que instala as porcas com a extremidade cónica virada para dentro, em contacto com a jante. Se instalar as porcas com extremidade cónica virada para fora pode fazer com que a jante parta e eventualmente salte durante a condução, o que pode provocar um acidente com risco de morte ou ferimentos graves.

Manutenção que pode ser feita por si

  • Nunca utilize óleo ou massa nos parafusos ou porcas das jantes.

    A utilização de óleo ou massa pode fazer com que se aperte as porcas em demasia, podendo provocar danos nos parafusos ou jantes. Adicionalmente, pode originar o desaperto das porcas, causando um acidente com risco de morte ou ferimentos graves.

    Limpe qualquer óleo ou massa dos parafusos ou porcas.

Proibição de utilização de jantes defeituosas Não utilize jantes rachadas ou deformadas.

Fazê-lo pode causar perda de ar do pneu durante a condução, podendo provocar um acidente.

 

ATENÇÃO

Substituir as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

  • Como a reparação ou substituição dos pneus pode afetar as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus, certifique-se que faz a manutenção dos pneus num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado, noutro profissional igualmente qualificado e equipado ou oficina qualificada. Além disso, certifique-se que adquire as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Certifique-se que apenas utiliza jantes genuínas Toyota no seu veículo. As válvulas e os transmissores de aviso da pressão dos pneus podem não funcionar corretamente com jantes não genuínas.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Pressão dos pneus

Certifique-se que mantém a correta pressão dos pneus. Deve verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Filtro do ar condicionado

O filtro do ar condicionado deve ser substituído frequentemente para manter a eficácia do sistema de ar condicionado.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistema de regulação automática da distância (ACC)

Introdução ao tema O sistema de regulação automática da distância (a seguir denominado apenas ACC) mantem constante a velocidade regulada e simultaneamente a distância em relação ao veículo da frente, sem ter de acionar o pedal de gás ou do travão.

Manuais