O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Tecnologia inteligente

Direção eletromecânica

A direção assistida eletromecânica apoia os movimentos de direção do condutor.

A direção assistida eletromecânica adapta-se eletronicamente em função da velocidade do veículo, binário de rotação e ângulo de rotação.

Em caso de falha na direção assistida ou com o motor parado (por ex., rebocagem) o veículo continua a poder ser totalmente controlado.

Mas é necessária mais força para guiar.

Luzes de controlo e indicações para o condutor

(em vermelho) Direção avariada! Estacionar o veículo

Se a luz de controlo se mantiver acesa e for apresentada a indicação para o condutor, pode tratar-se de uma avaria na servo direção.

Não prossiga a viagem. Contacte um serviço de assistência técnica.

(em amarelo) Direção: anomalia no sistema! Pode continuar a viagem

Se se acender a luz de controlo, a direção pode reagir com maior dificuldade ou com mais sensibilidade do que costume. Além disso, ao viajar em linha reta, o volante pode ficar virado.

Conduza lentamente até uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

(em amarelo) Bloqueio da direção: avaria! dirija-se a um concessionário

Existe uma anomalia no bloqueio eletrónico da direção.

Visite assim que possível uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

ATENÇÃO

Trate imediatamente de reparar a anomalia do sistema numa oficina especializada: risco de acidente!

Aviso

Se a luz de controlo (em vermelho) ou (em amarelo) se acender brevemente, pode prosseguir a viagem.

Tração total

Válido para veículos: com tração integral

Nos veículos com tração integral, a força propulsora provém das quatro rodas.

Observações gerais

Na tração integral a força propulsora é distribuída pelas quatro rodas. Isso acontece automaticamente, em função do seu estilo de condução e das condições do respetivo piso.

O sistema de tração às quatro rodas atua em consonância com a elevada potência do motor.

A tração integral confere ao veículo prestações extraordinárias e excelentes caraterísticas em andamento, tanto em condições normais de condução como em condições extremas, com gelo e neve. Justamente por isso é necessário respeitar determinadas normas de segurança.

Pneus de inverno

Graças à tração integral, no inverno, a tração do veículo para a frente é boa, mesmo estando equipado com pneus de série. Não obstante, recomendamos que utilize na estação fria pneus de inverno ou de todo o tempo nas quatro rodas, visando um melhor comportamento em geral e na travagem em particular.

Correntes para a neve

Se for obrigatório o uso de correntes para a neve, deverá utilizá-las também nos veículos com tração integral .

Substituição de pneus

Nos veículos com tração integral só podem ser utilizados pneus com o mesmo tamanho.

Deve-se evitar também a utilização de pneus com relevo do piso diferente.

Veículo todo-o-terreno?

O seu SEAT não é um veículo todo-o-terreno: a distância da carroçaria ao solo não é suficiente para isso. Evite, por isso, conduzir em estradas por asfaltar.

ATENÇÃO

Gestão da energia

A capacidade de arranque é otimizada

A gestão da energia controla a distribuição de energia elétrica e otimiza deste modo a disponibilidade de energia elétrica para o arranque do motor.

Se um veículo não for utilizado durante um período mais longo, os dispositivos elétricos, por exemplo do imobilizador eletrónico, descarregam a bateria. Isto poderá levar em certos casos a que deixe de haver energia elétrica disponível suficiente para o arranque do motor.

O seu veículo dispõe de um sistema de gestão de energia inteligente para a distribuição da energia elétrica. A capacidade de arranque é deste modo substancialmente melhorada e a longevidade da bateria aumentada.

A gestão da energia consiste essencialmente de um diagnóstico da bateria, uma gestão da corrente de repouso e uma gestão dinâmica da energia.

Diagnóstico da bateria

O diagnóstico da bateria apura permanentemente o estado da bateria. A tensão, a corrente e a temperatura da bateria são registadas por meio de sensores. Deste modo é apurado o nível da carga da bateria e a sua performance.

Gestão da corrente de repouso

A gestão da corrente de repouso reduz o consumo de energia durante o tempo de paragem.

Com a ignição desligada comanda a alimentação de energia dos vários dispositivos elétricos. Neste processo são tomados em consideração os dados do diagnóstico da bateria.

Em função do nível de carga da bateria, vão sendo desligados os diversos dispositivos elétricos, um após o outro, para evitar uma descarga excessiva da bateria, mantendo assim a capacidade de arranque.

Gestão dinâmica da energia

A gestão dinâmica da energia distribui, em andamento, a energia produzida pelos vários dispositivos elétricos, conforme as necessidades.

Assegura que não seja consumida mais energia elétrica do que a que é produzida, contribuindo assim para um nível otimizado da carga da bateria.

Aviso

Descarregamento da bateria

A manutenção da capacidade de arranque tem prioridade máxima.

Em trajetos curtos, no ciclo urbano e na estação fria a bateria é fortemente solicitada.

Nestas situações é necessária muita energia elétrica, sendo produzida relativamente pouca.

Outra situação crítica é registada quando são ligados os dispositivos elétricos sem o motor estar a trabalhar. Neste caso é consumida energia sem que seja produzida.

Verificará que justamente nestas situações o sistema de gestão da energia regula ativamente a distribuição da energia.

No caso de tempos de imobilização mais prolongados

Se o seu veículo ficar imobilizado durante um período entre vários dias e várias semanas, os dispositivos elétricos vão sendo gradualmente ajustados para níveis de consumo mais baixos ou até desativados. O consumo de energia é assim reduzido e a capacidade de arranque mantida durante um período mais longo. Algumas funções de conforto como, por exemplo, abertura do veículo à distância, poderão não estar disponíveis em determinadas circunstâncias. As funções de conforto voltam a ficar disponíveis, depois de se ligar a ignição e de se dar arranque ao motor.

Com o motor desligado

Se ouvir rádio, por exemplo, com o motor desligado, a bateria descarrega.

Se o consumo de energia puser em perigo o funcionamento do motor, em veículos com sistema de informação para o condutor* será apresentado um texto.

Esta indicação para o condutor indica que deverá ligar o motor para que a bateria recarregue.

Com o motor em funcionamento

Embora seja produzida energia elétrica em andamento, a bateria pode descarregar-se.

Esta situação pode registar-se, sobretudo se for produzida pouca energia com um consumo elevado, e se o nível de carga da bateria não estiver nas melhores condições.

Para reequilibrar o nível da energia, os dispositivos que requerem mais energia são temporariamente regulados para níveis de consumo mais baixos ou até desativados. Especialmente sistemas de aquecimento consomem muita energia. Se verificar, por exemplo, que o aquecimento dos bancos* ou o desembaciador do vidro traseiro não aquecem, é sinal de que foram regulados para níveis de consumo mais baixos ou até desativados.

Os sistemas voltam a estar disponíveis, logo que a gestão esteja equilibrada.

Além disso, se for necessário poderá verificar que o regime de ralenti foi ligeiramente aumentado.

Isso será normal e não deverá constituir motivo de preocupação. Com o aumento do regime de ralenti é produzida a maior quantidade de energia necessária e a bateria é carregada.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conservação interior do veículo

Ecrã do rádio/Easy Connect* e painel de controlo* O ecrã pode limpar-se com um pano suave e um "produto de limpeza para ecrãs de cristal líquido" à venda em lojas especializadas. O pano de limpeza deve ser ligeiramente humedecido com o produto especial de limpeza de monitores.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Verificação e reposição dos níveis

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Park Pilot

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Comandar o Park Pilot Sinais sonoros e exibições do display do Park Pilot Exibição do percurso Condução com reboque Menu do Park Pilot

Manuais