O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Conservação interior do veículo

Ecrã do rádio/Easy Connect* e painel de controlo*

O ecrã pode limpar-se com um pano suave e um "produto de limpeza para ecrãs de cristal líquido" à venda em lojas especializadas. O pano de limpeza deve ser ligeiramente humedecido com o produto especial de limpeza de monitores.

O painel de controlo do Easy Connect* tem de ser previamente limpo com um pincel, a fim de que não penetrem sujidades dentro do aparelho, nem entre os botões e a caixa.

Em seguida, recomendamos que se limpe o painel de comando do Easy Connect* com um pano húmido com água e produto de limpeza.

CUIDADO

Peças de plástico e pele sintética

As peças de plástico e o couro artificial podem ser limpos com um pano húmido. Se isso não for suficiente, só poderão ser utilizados na limpeza e conservação destas peças produtos de limpeza e conservação de plásticos especiais sem solventes.

Tecidos e revestimentos têxteis

Os tecidos e os revestimentos têxteis (por exemplo, bancos, revestimentos das portas, etc.) devem limpar-se regularmente com um aspirador. Desta forma, eliminam-se as partículas de sujidade da superfície que podiam ficar incrustadas no tecido com a utilização.

Não se deve limpar com vapor, visto que a sujidade penetraria mais no tecido.

Limpeza normal Para a limpeza geral, normalmente recomendamos a utilização de uma esponja macia ou um pano de microfibra que não solte pelo, à venda em estabelecimentos comerciais. Apenas as alcatifas e os tapetes devem limpar-se com escovas, já que as outras superfícies de material têxtil podem ficar danificadas com a utilização das mesmas.

Em caso de sujidade geral superficial pode realizar-se com um produtor de limpeza de espuma, à venda nos estabelecimentos comerciais.

A espuma distribui-se com uma esponja suave sobre a superfície têxtil a tratar e deixa-se atuar de forma ligeira. Contudo, deve-se evitar que o tecido fique molhado.

Deve-se retirar a espuma com panos absorventes e secos, como os de microfibra, e depois de secar, deve-se aspirar.

Limpeza de manchas As manchas provocadas por bebidas (por ex., café ou sumos de frutas, etc.) podem eliminar-se com um produto de limpeza para roupa delicada diluído em água. Aplica-se o produto de limpeza diluído com uma esponja.

No caso de manchas difíceis de remover, pode aplicar-se e deixar atuar uma pasta de limpeza diretamente sobre a mancha. Em seguida, é necessário efetuar um tratamento com água limpa de forma a remover os restos do produto de limpeza. Para tal, aplica-se água com um pano ou uma esponja húmidos e seca-se aplicando panos absorventes e secos.

As manchas de chocolate ou de maquilhagem removem-se aplicando uma pasta de limpeza (por exemplo, com sabão de potássio).

Posteriormente o sabão deve ser removido com água (esponja húmida).

Para o tratamento de gordura, óleo, batom ou tinta de esferográfica pode-se aplicar álcool.

Aplicar material absorvente às partículas de gordura ou corantes soltos. Caso seja necessário, efetuar um tratamento posterior com uma pasta de limpeza e água.

Caso se trate de uma sujidade geral importante nos estofos e revestimentos têxteis, recomendamos que entregue estes trabalhos a uma empresa de limpeza profissional especializada que possa limpar os estofos e os revestimentos têxteis, aplicando sabão ou através de extração por aspersão.

Aviso

Os fechos em velcro da roupa abertos podem deteriorar os estofos. Assegure-se de que estão fechados.

Pele natural

Generalidades A nossa gama de couros é ampla. Trata-se essencialmente de diversos tipos de couro de superfície lisa, com diversas colorações.

A intensidade da concentração da cor é determinante para o aspeto final e para a estrutura.

Se se detetar na superfície do couro a mão da Natureza, tratar-se-á de um couro de boa qualidade que proporciona excelentes condições de climatização aos bancos. Os pequenos veios, o grão, picadas de insetos, estrias de engorda bem como as nuances na coloração permanecem visíveis e constituem marcas de autenticidade do material.

O couro natural não possui uma camada de tinta de revestimento. Por este motivo é mais sensível. Não deverá perder esta realidade de vista quando os estofos de couro são especialmente estafados por crianças, animais e outros fatores de influência.

Os tipos de couro que contam com uma camada de revestimento de tinta mais ou menos abrangente são, pelo contrário, mais robustos.

Isto reflete-se positivamente na resistência do material ao desgaste na utilização do dia-a-dia. As caraterísticas naturais deixam de estar, porém, em muitos casos visíveis, embora a qualidade não fique por isso afetada.

Conservação e manuseamento Devido à exclusividade dos tipos de couro utilizados e às suas particularidades (tais como a sua reação aos óleos, lubrificantes, sujidade, etc.) são necessários alguns cuidados no seu uso e conservação. Poderá assim suceder que peças de vestuário escuras (em especial quando estão húmidas e a tintura é deficiente) tinjam os estofos de couro dos bancos. As partículas de pó e de sujidade introduzidas nos poros, pregas e costuras podem ter um efeito abrasivo e danificar a superfície do couro. O couro deverá ser, por isso, submetido a uma conservação periódica, em conformidade com a solicitação a que está sujeito. Ao fim de um tempo de utilização mais longo os seus bancos de couro adquirirão uma "patine" típica e inconfundível. Trata-se de uma caraterística do couro natural que testemunha a sua qualidade.

Para preservar o valor do material natural ao longo de toda a sua vida útil deverão ser respeitadas as seguintes recomendações:

CUIDADO

Aviso

Limpar e cuidar dos estofos de couro

O couro natural requer uma atenção e conservação muito especiais.

Limpeza normal

Sujidades mais entranhadas

Remoção de nódoas

Conservação do couro

Se tiver quaisquer dúvidas relativamente à conservação dos revestimentos em couro no seu veículo, recomendamos que contacte o seu concessionário SEAT. O concessionário informa-o também sobre o programa de produtos para a conservação do couro, como por exemplo:

CUIDADO

O couro não pode ser nunca tratado com substâncias solventes (p. ex. gasolina, terebintina, cera, graxa para calçado e outros produtos do género).

Limpar o estofo Alcântara

Remoção de pó e sujidade

Remoção de nódoas

Não utilizar nos estofos de Alcântara produto de limpeza de couro.

No caso de poeiras e sujidade pode utilizar-se um sabão especial.

As partículas de pó e de sujidade introduzidas nos poros, pregas e costuras podem ter um efeito abrasivo e danificar a superfície do couro. Evite uma exposição direta prolongada ao sol dos revestimentos em Alcântara, a fim de que não percam a cor. É normal uma ligeira alteração da cor devida ao uso.

CUIDADO

Cintos de segurança

Os cintos de segurança muito sujos podem obstruir o seu enrolamento automático. Os cintos automáticos têm de estar totalmente secos antes de serem enrolados.

CUIDADO

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conservação externa do veículo

Lavar o veículo Quanto mais tempo os resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas das árvores, poeiras das estradas e industriais, manchas de alcatrão, partículas de fuligem, sal antigelo e outros sedimentos agressivos permanecerem aderidos à superfície do veículo, mais persistente será o seu efeito destruidor. As temperaturas elevadas resultantes por exemplo de uma exposição ao sol, e o orvalho noturno aumentam o efeito cáustico.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Tecnologia inteligente

Direção eletromecânica A direção assistida eletromecânica apoia os movimentos de direção do condutor. A direção assistida eletromecânica adapta-se eletronicamente em função da velocidade do veículo, binário de rotação e ângulo de rotação.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Água dos lavadores dos vidros

Fig. 256 No compartimento do motor: tampa do reservatório de água dos lavadores dos vidros. Verificar regularmente o nível de água dos lavadores do para-brisa e, se necessário, reabastecer.

Manuais