O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Conservação externa do veículo

Lavar o veículo

Quanto mais tempo os resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas das árvores, poeiras das estradas e industriais, manchas de alcatrão, partículas de fuligem, sal antigelo e outros sedimentos agressivos permanecerem aderidos à superfície do veículo, mais persistente será o seu efeito destruidor. As temperaturas elevadas resultantes por exemplo de uma exposição ao sol, e o orvalho noturno aumentam o efeito cáustico.

No final da época de aplicação de sais anti-gelo é imprescindível lavar também minuciosamente a parte inferior do veículo.

Lavagens automáticas

Antes de uma lavagem automática é necessário observar as precauções habituais (fechar as janelas e o teto de abrir). No caso de haver peças especiais montadas no seu veículo, por exemplo, spoiler, porta-bagagens no tejadilho ou antena para rádio, deverá alertar o responsável da lavagem automática.

Dê preferência às lavagens automáticas sem escovas.

Lavagem do veículo com aparelhos de limpeza de alta pressão

Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Este preceito aplica-se especialmente à pressão e à distância do jato. Mantenha uma distância suficientemente grande em relação a materiais macios como tubos de borracha ou material insonorizante, assim como em relação aos sensores do auxílio de estacionamento*, que se encontram no para-choques traseiro.

Não utilizar em circunstância nenhuma agulhetas de jato redondo ou jato de remoção de sujidades.

Lavagem manual do veículo

Na lavagem manual começar por dissolver a sujidade com água abundante e enxaguá-la o melhor possível.

Limpar em seguida o veículo com uma esponja macia, uma luva de lavagem ou uma escova própria sem exercer uma grande pressão.

Realizar os movimentos de cima para baixo, começando no tejadilho. Só utilizar sabão se houver sujidades persistentes.

Lavar meticulosamente a esponja ou a luva de lavagem a pequenos intervalos.

Guardar para o fim as rodas, embaladeiras etc. Utilizar para este efeito uma segunda esponja.

ATENÇÃO

CUIDADO

CUIDADO

Aviso sobre o impacto ambiental

Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. As zonas referidas encontram-se preparadas para que a água com eventuais resíduos de óleo não entre nas canalizações de esgoto. Em certas regiões é proibida a lavagem de veículos fora das zonas previstas para esse fim.

Sensores e lentes das câmaras

CUIDADO

Conservar e dar brilho

Conservação

A conservação protege a pintura do veículo.

A partir do momento em que, com a superfície limpa, a água deixa de escorrer sob a forma de gotas, dever-se-á voltar a proteger o veículo com uma boa cera de conservação.

Mesmo que seja regularmente aplicada uma cera de conservação na lavagem automática, recomenda-se que proteja a pintura com uma aplicação de cera pelo menos duas vezes por ano.

Por outro lado, é muito mais fácil remover os vestígios de insetos que aderem, em especial na estação mais quente, à zona dianteira do capô e ao para-choques dianteiro, se a pintura tiver sido recentemente tratada com conservante.

Polimento

O polimento só é necessário quando a pintura do seu veículo tiver perdido o brilho e este já não for recuperável com a aplicação de conservantes.

Se o polimento aplicado não contém conservantes, seguidamente deverá ser aplicado um produto de conservação.

CUIDADO

Peças e frisos decorativos

As peças e frisos decorativos prateados consistem, por razões de defesa ambiental, de alumínio puro (sem crómio).

Para eliminar manchas e sedimentos nos frisos, deverá utilizar produtos de conservação com pH neutro - ou seja, não poderá recorrer a produtos de conservação para cromados.

Os produtos de polimento da pintura não são também adequados à conservação de peças e frisos decorativos. Também os produtos de limpeza intensiva alcalinos muitas vezes utilizados antes da entrada do veículo numa lavagem automática, podem dar origem, quando secam, a manchas baças ou leitosas.

Os concessionários SEAT comercializam produtos de limpeza ecológicos, testados e aprovados para o seu veículo.

Peças de plástico

As peças de plástico exteriores limpam-se com uma lavagem habitual. No caso de sujidade mais entranhada as peças de plástico podem ser também tratadas com produtos de limpeza e conservação de plásticos. Os produtos de conservação da pintura não são adequados à conservação de peças de plástico.

Componentes de carbono

As peças de carbono do seu veículo têm uma superfície pintada. Não requerem nenhum tratamento especial e são limpas tal como as restantes peças pintadas.

Imperfeições na pintura

As pequenas imperfeições na pintura, como sejam riscos, arranhões, pancadas de pedras, deverão ser imediatamente retocadas, antes que se forme ferrugem. Para este efeito os concessionários SEAT comercializam lápis para retoques ou latas de tinta em spray adequados à pintura do seu veículo.

O código da tinta original da pintura do seu veículo figura na etiqueta de dados do veículo.

Se, no entanto, se tiver já formado ferrugem, ela deverá ser totalmente eliminada num serviço de assistência técnica.

Janelas

Uma boa visibilidade aumenta a segurança no trânsito.

Os vidros não devem ser nunca limpos com spray de remoção de insetos nem com cera, a fim de não prejudicar a função das escovas do limpa-vidros (trepidação).

Os resíduos de borracha, óleo, gordura ou silicone podem ser removidos com um produto limpa-vidros ou com um produto de remoção de silicone. Contudo, os resíduos de cera só podem ser removidos com um produto especial.

Para mais informações detalhadas, consulte o seu concessionário SEAT.

Os vidros deverão ser também periodicamente limpos por dentro.

Para enxugar os vidros utilizar um pano ou uma camurça destinados a esse efeito. A camurça utilizada na limpeza da carroçaria tem o inconveniente de conter resíduos de conservante.

ATENÇÃO

O para-brisas não deve tratar-se com agentes de revestimento impermeáveis à água para vidros. Em condições desfavoráveis de visibilidade, por ex. com chuva, escuridão ou quando o sol se encontra no seu ponto mais baixo, pode acontecer um encandeamento mais intenso: risco de acidente! Além disso, as escovas do para-brisas podem fazer ruído.

CUIDADO

Jantes

A fim de que o aspeto decorativo das jantes se mantenha por muito tempo, é necessária uma conservação periódica. Se os sais anti-gelo e o pó de abrasão dos travões não forem enxaguados periodicamente, o material será atacado.

Utilize sempre um produto de limpeza especial sem ácidos. Este produto pode ser adquirido nos concessionários SEAT e no comércio da especialidade. O tempo de atuação do produto não pode ser ultrapassado.

Os produtos de limpeza ácidos podem atacar a superfície dos parafusos das rodas.

Não podem ser utilizados produtos de polimento da pintura nem outros produtos abrasivos para conservação das jantes. No caso de a camada protetora da pintura ter sido danificada, p. ex., devido à projeção de pedras, dever-se-á proceder à sua reparação imediata.

ATENÇÃO

Tenha em atenção que ao lavar as rodas a presença de humidade, gelo e sais antigelo pode prejudicar a eficácia da travagem, pelo que existe o risco de acidente.

Tubo de escape final

Se os sais antigelo e o pó de abrasão dos travões não forem enxaguados periodicamente, o material do tubo de escape final será afetado.

Para eliminar as partículas nocivas não se devem utilizar produtos de limpeza para jantes, pintura ou cromado ou qualquer outro produto abrasivo. Limpe os tubos finais de escape com produtos de limpeza adequados para aço inoxidável.

Os concessionários SEAT comercializam produtos de limpeza testados e aprovados para o seu veículo.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Acessórios e modificações técnicas

Acessórios, peças de substituição e trabalhos de reparação Informe-se devidamente antes de adquirir acessórios e peças para o seu veículo.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conservação interior do veículo

Ecrã do rádio/Easy Connect* e painel de controlo* O ecrã pode limpar-se com um pano suave e um "produto de limpeza para ecrãs de cristal líquido" à venda em lojas especializadas. O pano de limpeza deve ser ligeiramente humedecido com o produto especial de limpeza de monitores.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Assistência ao estacionamento

Introdução ao tema A assistência ao estacionamento (designada em seguida apenas sistema) ajuda o condutor a estacionar em lugares de estacionamento longitudinais ou transversais adequados e para sair de lugares de estacionamento longitudinais.

Manuais