O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Tipos de combustível

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

O tipo de combustível a ser abastecido depende da motorização do veículo. Na parte interna da portinhola do tanque há uma etiqueta adesiva de fábrica com as indicações do tipo de combustível necessário para o veículo.

A Volkswagen recomenda abastecer com combustível com baixo teor de enxofre ou sem enxofre para garantir um baixo consumo de combustível e evitar danos ao motor.

Se, durante a condução, o motor funcionar de forma irregular ou ocorrerem solavancos, isto poderá ser atribuído a um combustível de qualidade ruim ou baixa, por exemplo, água no combustível.

Ao surgirem esses sinais, reduzir imediatamente a velocidade e procurar a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima conduzindo somente com rotação média e com baixa demanda do motor. Se estes sinais surgirem imediatamente após o abastecimento, o motor deve ser desligado imediatamente e deve-se procurar auxílio técnico especializado, também para evitar danos secundários.

Gasolina

Tipos de gasolina Veículos com motor a gasolina devem ser conduzidos com gasolina sem chumbo de acordo com a norma europeia EN 228. Pode ser abastecido combustíveis com um teor máximo de etanol de 10 % (E10).

Se não estiver à disposição gasolina da norma citada, podem ser obtidas informações junto às Concessionárias Volkswagen sobre quais gasolinas são adequadas para o veículo.

Os tipos de gasolina diferenciam-se na octanagem. O veículo pode ser abastecido com gasolina de octanagem mais alta que a necessidade do motor. Porém, isso não oferece nenhuma vantagem com relação ao consumo de combustível ou à potência do motor.

Aditivos para gasolina A qualidade da gasolina influencia o comportamento de funcionamento, a performance e a vida útil do motor. Portanto, abastecer com gasolina de qualidade que contenha aditivos para gasolina adequados para o respectivo combustível pelo fabricante do combustível. Esses aditivos para gasolina protegem contra corrosão, limpam o sistema de combustível e previnem contra sedimentos no motor.

Se ocorrerem avarias durante a condução que podem estar relacionadas às propriedades do combustível, procurar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen. Nas Concessionárias Volkswagen pode ser obtidos Service Additive (aditivos de serviço) especiais para limpeza. Com eles, podem ser eliminadas falhas de funcionamento causadas pela sedimentação no sistema de combustível e no motor. Somente podem ser utilizados Service Additive liberados pela Volkswagen e na respectiva dosagem liberada.

A utilização de aditivos para gasolina inadequados pode causar sérios danos ao motor e danificar o catalisador. Aditivos para gasolina com metal não devem ser usados em nenhuma hipótese. Aditivos contendo metal também podem estar nos aditivos para gasolina que são oferecidos para melhorar o poder antidetonante ou para aumentar a octanagem. Normalmente, não são utilizados aditivos para gasolina adquiridos separadamente.

NOTA

  • Antes do abastecimento com gasolina, verificar se a informação da norma de combustível na bomba de combustível corresponde aos pré-requisitos do veículo.
  • Abastecer somente com combustível com a octanagem suficiente em conformidade com a norma mencionada. Caso contrário, podem ocorrer danos graves no motor e no sistema de combustível. Outras consequências também podem ser a diminuição da potência e a falha do motor.
  • Se, em caso de emergência, o veículo precisar ser abastecido com gasolina de octanagem muito baixa, o motor deverá ser conduzido somente com rotação média e com menor demanda. Evitar altas rotações e demandas intensas do motor. Caso contrário, podem ocorrer danos no motor! Assim que possível, reabastecer com combustível de octanagem suficiente.
  • A utilização de aditivos para gasolina inadequados pode causar sérios danos ao motor e danificar o catalisador.
  • Os combustíveis identificados na bomba de combustível como contendo metal não devem ser utilizados, nem os combustíveis LRP que também contêm aditivo com metal em alta concentração. Perigo de danos ao motor!
  • Além de uma piora na eficácia do catalisador, um abastecimento com combustível com chumbo ou outros aditivos com metal também pode ocasionar danos significativos ao catalisador e ao motor.

Óleo diesel

Óleo diesel O óleo diesel precisa corresponder à norma europeia EN 590. Se não estiver à disposição óleo diesel da norma citada, podem ser obtidas informações junto às Concessionárias Volkswagen sobre quais óleos diesel são adequados para o veículo.

A qualidade do combustível influencia o comportamento de funcionamento, a performance e a vida útil do motor. Portanto, abastecer com combustível de qualidade que contenha aditivos que melhoram a qualidade pelo fabricante do combustível.

Para óleo Diesel com maior teor de enxofre são válidos intervalos menores de manutenção → caderno Plano de manutenção. A relação de países nos quais há um teor de enxofre maior no óleo diesel pode ser obtida em uma Concessionária Volkswagen.

Aditivos para combustível obtidos separadamente, aditivos para melhorar a fluidez ou produtos semelhantes não podem ser misturados adicionalmente ao óleo diesel. Se ocorrerem avarias durante a condução que podem estar relacionadas às propriedades do combustível, procurar uma empresa especializada para realizar uma análise do erro.

Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen. Nas Concessionárias Volkswagen pode ser obtidos Service Additive (aditivos de serviço) especiais para limpeza. Com eles, podem ser eliminadas falhas de funcionamento causadas pela sedimentação no sistema de combustível e no motor. Somente podem ser utilizados Service Additive liberados pela Volkswagen e na respectiva dosagem liberada.

Diesel de inverno Na utilização de "diesel de verão", podem ocorrer avarias de funcionamento em temperaturas abaixo de 0 ºC (+32 ºF), pois o combustível pode ficar mais denso pela segregação de parafina. Por esse motivo, existe na Alemanha, por exemplo, o "diesel de inverno", que é operacionalmente seguro mesmo abaixo de -20 ºC (-4 ºF).

Em países com outras condições climáticas, na maioria das vezes são oferecidos óleos diesel que apresentam outro comportamento em relação à temperatura. A Concessionária Volkswagen e os postos de gasolina dos respectivos países fornecem informações sobre os óleos diesel comuns no país.

É normal que o motor a diesel frio apresente ruídos mais altos em temperaturas de inverno do que no clima quente. Além disso, os gases do escapamento podem ser ligeiramente azulados na partida e na fase de aquecimento.

Pré-aquecimento do filtro

Os veículos a diesel estão equipados com um sistema de pré-aquecimento do filtro. Com isso, o sistema de combustível abastecido com diesel de inverno, que é resistente a temperaturas de até -20 ºC   (-4 ºF), torna-se operacionalmente seguro até mesmo em temperaturas de cerca de -24 ºC (-11 ºF).

Porém, se o combustível tiver se tornado tão denso em temperaturas abaixo de -24 ºC (-11 ºF) que o motor não ligue mais, colocar o veículo para aquecer durante algum tempo em uma garagem aquecida ou oficina.

ATENÇÃO

Nunca utilizar um acelerador de partida. Um acelerador de partida pode explodir ou ocasionar uma alta e súbita rotação do motor, o que pode causar ferimentos graves e danos ao motor.

NOTA

  • Antes do abastecimento com óleo diesel, verificar se a informação da norma de combustível na bomba de combustível corresponde aos pré-requisitos do veículo.
  • Abastecer somente com combustível com a octanagem suficiente em conformidade com a norma mencionada. Caso contrário, podem ocorrer graves avarias de funcionamento.
  • O veículo não é adequado para a utilização de biodiesel e jamais pode ser abastecido e conduzido com biodiesel. Caso contrário, podem ocorrer danos ao sistema de combustível e ao motor!
  • Remover o combustível derramado no veículo com água e sabão todo, para evitar danos no veículo.
  • O motor a diesel foi desenvolvido exclusivamente para a utilização com óleo diesel. Por esse motivo, não utilizar gasolina, óleo combustível ou outros combustíveis inapropriados. As substâncias que compõem esses tipos de combustível podem danificar significativamente o sistema de combustível e o motor.
  • Na utilização de óleo diesel com maior teor de enxofre, a vida útil do filtro de partículas de diesel pode se reduzir consideravelmente.

NOTA Nas temperaturas externas frias, não misturar gasolina ao óleo diesel porque isso pode causar danos significativos ao sistema de injeção do motor.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Abastecer

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Abastecer combustível

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Purificação do gás de escape em veículos a diesel (AdBlue)

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de advertência e de controle Informações sobre AdBlue Reabastecer com AdBlue

 Renault Duster - Manual de Instruções > Iluminações e sinalizações externas

Lanternas Gire a extremidade da haste 1 até o símbolo ficar na direção do marcador 2.   Faróis baixos Gire a extremidade do manípulo 1 até o símbolo ficar na direção da marcação 2.

Manuais