O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Assistente para engarrafamentos

Descrição e funcionamento

O assistente para engarrafamentos ajuda o condutor a manter o veículo na sua via e a circular em fila em caso de retenções ou tráfego lento.

O assistente para engarrafamentos é uma função adicional do assistente de aviso de saída da via (Lane Assist) e combina as funções deste com as do controlo adaptativo de velocidade (ACC). Por isso, leia atentamente e sem falta estes dois capítulos e tenha em conta as limitações dos sistemas e as indicações sobre os mesmos.

Funcionamento do assistente para engarrafamentos

O assistente para engarrafamentos pode manter, a uma velocidade abaixo dos 60 km/h (40 mph), uma distância (temporária) ajustada previamente pelo condutor relativamente ao veículo que circula à frente e ajudar a permanecer na via.

Para isso, o sistema controla automaticamente o acelerador, o travão e a direção, desacelera o veículo em caso necessário até detê-lo por completo perante um veículo que se detenha e volta a iniciar a marcha automaticamente.

O assistente para engarrafamentos foi sido desenhado somente para ser utilizado em autoestradas e estradas largas. Por isso, não o utilize nunca no tráfego urbano.

Ligar e desligar o assistente para engarrafamentos

Estando ativo o Lane Assist liga-se ou desliga-se o assistente de engarrafamentos no sistema de infotainment através da tecla e os botões de função Setup e Assistência ao condutor.

A ativação consegue-se ativando o Lane Assist e a direção central de via no sistema de infotaiment. Se direção central de via não estiver ativa, o sistema de assistente de engarrafamentos não está ativo.

O assistente para engarrafamentos também pode desligar-se através da tecla para sistemas de assistência para o condutor juntamente com o assistente de saída de via (Lane Assist).

Requisitos técnicos para utilizar o assistente para engarrafamentos

O assistente para engarrafamentos não está ativo (o aviso de controlo do assistente de aviso de saída da via (Lane Assist) acende-se a amarelo)

Situações nas quais há que desligar o assistente para engarrafamentos

Devido às limitações do sistema, o assistente para engarrafamentos dever-se-á desligar sempre nas seguintes situações:

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente que o assistente de saída para engarrafamentos integra não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. Se o assistente para engarrafamentos se utilizar de forma negligente ou involuntária, podem acontecer acidentes e lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de aviso de saída da via de circulação (Lane Assist)

ATENÇÃO A tecnologia inteligente do sistema de aviso de saída da via de circulação não pode superar os limites impostos pelas leis da física e da própria natureza do sistema. Uma utilização descuidada ou descontrolada do sistema de aviso de saída da via de circulação pode provocar acidentes e lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor. Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança relativamente aos veículos precedentes às condições de visibilidade, condições meteorológicas, ao estado da estrada e ao trânsito. Mantenha sempre as mão no volante, de forma a estar preparado para o virar a qualquer momento. O sistema de aviso de saída da via de circulação não deteta todas as marcas das estradas.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Assistente para emergências (Emergency Assist)

Descrição e funcionamento O assistente para emergências (Emergency Assist) deteta se há inatividade por parte do condutor e pode manter automaticamente o veículo na sua via, bem como pará-lo por completo em caso necessário. Deste modo, o sistema pode ajudar ativamente a evitar um acidente.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Android Auto

Introdução ao sujeito Uma conexão de ligação só é possível com um dispositivo externo suportado com a aplicação Android Auto instalada. Através da conexão do dispositivo externo por meio de Android Auto, todos os dipositivos Bluetoothatualmente conectado serão separados e o dispositivo externo é conectado automaticamente como telefone principal.

Manuais