O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Cadeiras de criança

Indicações importantes sobre o airbag frontal do passageiro

Funcionamento
Fig. 28 Pala do sol do lado do passageiro: autocolante do airbag.

Funcionamento
Fig. 29 Na moldura posterior da porta do passageiro: autocolante relativo ao airbag.

Na pala do sol do passageiro e/ou na moldura posterior da porta do passageiro, há um autocolante com informação importante sobre o airbag do passageiro.

Fixação da cadeira de crianças

Funcionamento
Fig. 30 Nos bancos traseiros: eventuais montagens da cadeira para crianças.

A figura Fig. 30 A mostra a fixação básica do sistema de retenção para crianças com os anéis de fixação inferiores e o cinto de fixação superior. A figura Fig. 30 B mostra a fixação do sistema de retenção para crianças com o cinto de segurança do veículo.

As cadeiras de criança de tipo universal podem ser fixadas aos bancos com o cinto de segurança, sendo assinaladas na tabela por meio de um U.

Para a utilização correta das cadeiras nos lugares traseiros, é necessário ajustar os encostos traseiros até que não estejam em contacto com a cadeira para crianças do lugar traseiro, no caso de estar em sentido contrário ao da marcha. No caso de sistemas de retenção em sentido da marcha, há que ajustar o respaldo anterior até que não tenha contacto com os pés do menino.

Para adaptar o banco do acompanhante à cadeira de criança e colocar a banda do cinto na posição ideal, ajuste o encosto do banco do acompanhante o máximo possível para a frente 1).

No caso de querer montar uma cadeira de tipo semiuniversal, na qual o sistema de fixação ao carro aconteça mediante cinto de segurança e pé de apoio, não deverá montar nunca no banco traseira central já que a distância ao solo é menor do que nos restantes lugares e os pés de apoio não permitirão que se mantenha a cadeira suficientemente estável.

1) É necessário cumprir com a legislação vigente da cada país e as normas do fabricante para uso e montagem de cadeiras infantis.

Funcionamento

a) É necessário cumprir com a legislação vigente da cada país e as normas do fabricante para uso e montagem de cadeiras infantis.
b) Para casos de cadeiras semiuniversais onde o sistema de fixação é o cinto de segurança do veículo e o pé de apoio, não utilizá-las no lugar traseiro central.

X: Não é compatível para montagem de cadeiras nesta configuração.

U: Adequado para os sistemas de retenção universais utilizados neste grupo de peso.

UF: Aceitável para sistemas de retenção infantil de categoria universal virados para a frente homologados para este grupo de massas.

*: Os bancos sem regulação em altura deverão colocar-se na sua posição mais atrás possível. Os bancos com regulação em altura deverão de colocar-se na sua posição mais atrás e elevada possível.

Os sistemas incluem a fixação do sistema de retenção para crianças com um cinto de fixação superior (Top Tether) e com pontos de fixação inferiores no banco.

Fixação da cadeira para crianças com o sistema "ISOFIX" e Top Tether*

As cadeiras para crianças podem fixar-se nos bancos traseiros laterais de uma forma rápida, fácil e segura através do sistema "ISOFIX " e Top Tether*.

Cada um dos bancos traseiros laterais conta com dois anéis de fixação "ISOFIX". Em alguns veículos, os anéis estão fixos à armação do banco e noutros ao piso traseiro. Os anéis "ISOFIX" estão localizados entre o encosto e o assento do banco traseiro Fig. 31. Os anéis Top Tether* estão localizados na zona traseira dos encostos traseiros (atrás do encosto ou na zona do porta-bagagens) Fig. 32.

Para saber a compatibilidade dos sistemas "ISOFIX" no veículo, consulte a tabela seguinte.

O peso corporal permitido ou o dado relativo ao tamanho A até F está indicado na etiqueta que se encontra nas cadeiras de crianças com a homologação "universal" ou "semiuniversal".

Funcionamento

IUF: Adequado para sistemas de retenção infantil ISOFIX universais orientados para a frente, homologados para a sua utilização neste grupo de massa.

IL: Adequado para determinados sistemas de retenção infantil (SRI) ISOFIX que aparecem na lista anexa. Trata-se de SRI ISOFIX que podem ser da categoria veículo específico, restringido ou semiuniversal.

X: Posição ISOFIX não adequada para sistemas de retenção infantil ISOFIX neste grupo de peso ou classe de tamanho.

Fixação da cadeira de criança com sistema "ISOFIX/iSize"

Funcionamento
Fig. 31 Anéis de fixação ISOFIX/iSize.

É obrigatório ter em conta as instruções do fabricante do banco.

Funcionamento

i-U: Posição válida para sistemas de retenção infantis homologados ao abrigo da ECE R129 no sentido da marcha e no sentido contrário ao da marcha.

X: Posição não válida para sistemas de retenção infantil homologados ao abrigo da ECE R129.

Fixação da cadeira de criança com as correias de fixação Top Tether*

Funcionamento
Fig. 32 Posição dos anéis Top Tether na parte posterior do banco traseiro.

As cadeiras para crianças com sistema Top Tether incorporam uma correia para aplicação no ponto de fixação do veículo, que se encontra na parte posterior do encosto do banco traseiro e proporcionam uma maior retenção.

O objetivo desta correia é, em caso de colisão, diminuir o movimento para a frente da cadeira de criança, para assim reduzir o risco de lesões que a cabeça poderia sofrer ao embater no interior do veículo.

Utilização do Top Tether em cadeiras montadas viradas para trás

Atualmente, são muito poucas as cadeiras de segurança para crianças que ficam viradas para trás e que integram Top Tether. Leia atentamente e siga as instruções do fabricante da cadeira de segurança, para saber a forma adequada para a instalação da correia Top Tether.

Fixação do Top Tether* no ponto de fixação

Funcionamento
Fig. 33 Correia de fixação: ajuste e montagem em função do cinto Top Tether.

Fixar a correia de fixação

Soltar a correia de fixação

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Airbags

Airbags dianteiros Fig. 20 Airbag do condutor no volante. Fig. 21 Airbag do passageiro no painel de instrumentos.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Arranque do veículo

Fechadura da ignição Fig. 34 Posições da chave da ignição.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Abertura e fecho

Portas Fig. 1 Chave com comando à distância: botões. Fig. 2 Porta do condutor: interruptor do fecho centralizado.

Manuais