O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Combustível

Introdução ao tema

Fig. 292 Autocolantes com indicação do combustível
Fig. 292 Autocolantes com indicação do combustível

No lado de dentro da tampa do depósito está indicado o combustível prescrito para o seu veículo " Fig. 292.

A capacidade de combustível para veículos com tração dianteira é de cerca 50 litros, em veículos com tração nas quatro rodas cerca de 55 litros, dos quais 6 litros são de reserva.

ATENÇÃO Os combustíveis ou vapores de combustível são explosivos - Existe o perigo de morte!

CUIDADO

  • Nunca deixe esvaziar totalmente o depósito! Devido à alimentação irregular de combustível podem surgir falhas de ignição - existe o perigo de dano de partes do motor bem como do sistema de escape.
  • Limpe, imediatamente, o combustível derramado sobre a pintura do veículo - Existe o perigo de danos na pintura.
  • Caso pretende utilizar o seu veículo num país não previsto para o funcionamento do veículo, entre em contacto com um concessionário ŠKODA. Esse diz-lhe se o combustível especificado pelo fabricante é oferecido no país de destino, eventualmente, se o fabricante é de acordo que o veículo pode ser conduzido com outro combustível.

Abastecer gasolina e gasóleo

Fig. 293 Abrir a tampa do depósito / desenroscar a fechadura do depósito / encaixar a fechadura do depósito na tampa do depósito
Fig. 293 Abrir a tampa do depósito / desenroscar a fechadura do depósito / encaixar a fechadura do depósito na tampa do depósito

Fig. 294 Bocal de abastecimento de combustível em veículos com motores diesel
Fig. 294 Bocal de abastecimento de combustível em veículos com motores diesel

Abastecer sob as seguintes condições.

  • O veículo está destrancado.
  • A ignição está desligada.
  • O aquecimento estacionário e ventilação está desligado.

Logo que a pistola de abastecimento pare a primeira vez, o depósito está cheio. Não continuar o abastecimento.

Proteção contra abastecimento errado em veículos com motores diesel

O bocal de abastecimento de combustível em veículos com motores diesel poderá estar equipado com uma proteção contra abastecimento errado " Fig. 294.

Se a pistola de abastecimento de diesel não assentar corretamente no bocal de abastecimento de combustível, terá de ser movida num e noutro sentido, aplicando uma ligeira pressão, até ser inserida corretamente.

O diâmetro do bico de diesel podem em alguns países ser idêntico com o do bico de gasolina. Em viagens nestes países a proteção contra enchimento errado deve ser montada por uma oficina especializada.

Gasolina sem chumbo

No lado de dentro da tampa do depósito está indicado o combustível prescrito para o veículo " Fig. 292.

O veículo só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo que contém, no máximo 10% de bioetanol (E10).

A gasolina sem chumbo tem de estar em conformidade com a norma europeia EN 228 (na Alemanha também DIN 51626-1 ou E10 para a gasolina sem chumbo com um índice de octanas 91 ou 95 e DIN 51626-2 ou E5 para a gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 e 98).

Gasolina recomendada 95/min. 92 ou 93 RON/ROZ

Recomendamos de utilizar gasolina 95 ROZ.

Opcionalmente pode utilizar gasolina 92 ou 93 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

Em caso de emergência pode utilizar gasolina 91 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

Gasolina prevista, no mínimo, 95 RON/ROZ

Utilize gasolina de, no mín., 95 ROZ.

Em caso de emergência pode utilizar gasolina 91. 92 ou 93 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

Gasolina prevista 98/(95) RON/ROZ

Recomendamos de utilizar gasolina 98 ROZ.

Opcionalmente pode utilizar gasolina 95 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

Em caso de emergência pode utilizar gasolina 91. 92 ou 93 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

CUIDADO Devem ser observadas as seguintes instruções, caso contrário, existe o perigo de danificar o motor e o sistema de escape.

  • Se é utilizado gasolina com um índice de octanas menor que previsto, então deve continuar a conduzir com rotações médias e carga mínima do motor. Logo que possível, reabasteça com gasolina cujo índice de octanas corresponda ao recomendado.
  • Gasolina com índice de octanas inferior a 91 nem pode ser utilizado em caso de emergência!
  • Se inadvertidamente tiver abastecido com um combustível diferente da gasolina sem chumbo correspondente às normas supracitadas (p. ex. gasolina com chumbo), não ponha o motor a trabalhar nem ligue a ignição.

CUIDADO Aditivos de gasolina (aditivos)

  • A gasolina sem chumbo de acordo com as normas prescritas cumpre todas as condições para um funcionamento suave do motor. Por isso recomendamos de misturar a gasolina sem aditivos de combustível (aditivos) - existe o perigo de danificar o motor ou o sistema de escape.
  • Os seguintes aditivos e adjuvantes não podem ser utilizados - existe o perigo de danificar o motor ou o sistema de escape!
    • Aditivos com componentes metálicos (aditivos metálicos), em especial com teor de manganês e ferro.
    • Combustíveis com conteúdo metálico (p.ex., LRP lead replacement petrol).

Aviso

  • A gasolina sem chumbo com um índice de octanas mais elevado do que o recomendado pode ser utilizada sem restrições.
  • Nos veículos para os quais é recomendada gasolina 95/min 92 ou 93 ROZ, a utilização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ não aumentará o rendimento do motor nem reduzirá o consumo de combustível.
  • Nos veículos para os quais é recomendada gasolina no mín. 95 ROZ, a utilização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ poderá aumentar o rendimento do motor e diminuir o consumo de combustível.

Combustível diesel

No lado de dentro da tampa do depósito está indicado o combustível prescrito para o veículo " Fig. 292.

O seu veículo só pode funcionar com gasóleo correspondente à norma europeia EN 590 (na Alemanha DIN 51628, na Áustria ÖNORM C 1590, na Rússia GOST R 52368-2005 / EN 590:2004).

O gasóleo pode conter no máximo 7% de biodiesel (B7 - na Alemanha, de acordo com a norma DIN 52638, na Áustria ÖNORM C 1590, na França EN 590).

Funcionamento sob diferentes condições climáticas

Utilizar apenas um combustível diesel de acordo com as condições meteorológicas atuais ou esperadas. Deve perguntar o pessoal da estação de serviço se o combustível diesel corresponde a estas condições.

CUIDADO Devem ser observadas as seguintes instruções, caso contrário, existe o perigo de danificar o motor e o sistema de escape.

  • Se tiver abastecido com um combustível diferente do gasóleo correspondente às normas supracitadas (p. ex., gasolina), não ponha o motor a trabalhar nem ligue a ignição!
  • Não pode ser utilizado o biocombustível RME!

CUIDADO Aditivos para combustível

  • O combustível diesel de acordo com as normas prescritas cumpre todas as condições para um funcionamento suave do motor. Por isso recomendamos de misturar o combustível diesel sem aditivos de combustível (aditivos) - existe o perigo de danificar o motor ou o sistema de escape.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Verificações e reposição dos níveis

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > AdBlue e o seu reabastecimento

Introdução ao tema Para reduzir as emissões de substâncias nocivas nos veículos de motores a gasóleo com o catalisador SCR, é injetado no sistema de escape antes do catalisador, a solução de ureia AdBlue.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Seleção do modo de condução (Driving Mode Selectiion)

Introdução ao tema Através da seleção do modo de condução, o comportamento de condução pode ser adaptado ao estilo de condução. Estão disponíveis os seguintes modos de condução Eco, Normal, Sport, Individual e Snow.

Manuais