O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > AdBlue e o seu reabastecimento

Introdução ao tema

Para reduzir as emissões de substâncias nocivas nos veículos de motores a gasóleo com o catalisador SCR, é injetado no sistema de escape antes do catalisador, a solução de ureia AdBlue.

Utilizar apenas AdBlue que corresponde à norma ISO 22241-1. Não misturar aditivos AdBlue.

O consumo de AdBlue depende do estilo de condução, da temperatura de funcionamento do sistema e das condições meteorológicas.

O volume do depósito do AdBlue é de cerca de 12 litros.

ATENÇÃO AdBlue pode causar irritações na pele, nos olhos e nos órgãos respiratórios.

Se a solução AdBlue entrar em contato com os olhos e a pele, deverá lavar imediatamente a parte afetada com água. Eventualmente, recorrer a ajuda de um médico.

CUIDADO AdBlue ataca a superfície de alguns materiais (por ex. peças pintadas, plásticos, tecidos). As partes contaminadas com AdBlue devem ser limpas com um pano húmido e com muita água fria. Remover AdBlue seco com água morna e uma esponja.

Aviso

  • A solução AdBlue congela a uma temperatura de -11 º C e inferior. O sistema dispões de um aquecimento automático para garantir a operacionalidade em caso de baixas temperaturas.
  • Recomendamos a utilização de recipientes reabastecedores de AdBlue da gama de peças originais ŠKODA.
  • A vida útil da solução AdBlue é de 4 anos. Se o conteúdo do tanque não for utilizado durante esse período, então este deve ser mudado por uma oficina especializada. Para o reabastecimento não utilizar AdBlue onde a data de expiração já expirou.
  • AdBlue é uma marca registrada da VDA. AdBlue também é conhecido como AUS 32 (Aqueous Urea Solution) ou DEF (Diesel Exhaust Fluid).

Verificar o nível

O nível do AdBlue é controlado automaticamente.

Se a distância que ainda pode ser percorrida com a quantidade de AdBlue no depósito descer a em 2400 km, aparece no painel de instrumentos a luz de controlo e um pedido de reabastecer AdBlue.

No painel de instrumentos também aparece uma indicação sobre a quantidade de reabastecimento máxima de AdBlue.

Se a distância que ainda pode ser percorrida com a quantidade de AdBlue no depósito descer a 0 km, então não é possível arrancar o motor. Neste caso, reabasteça, se possível, AdBlue até ao nível máximo.

A distância que ainda pode ser percorrida com a quantidade de AdBlue no depósito pode ser indicada mediante os dados de viagem.

Fig. 295 Abrir a tampa do depósito / desenroscar a fechadura do depósito / encaixar a fechadura do depósito na tampa do depósito
Fig. 295 Abrir a tampa do depósito / desenroscar a fechadura do depósito / encaixar a fechadura do depósito na tampa do depósito

AdBlue pode ser abastecido por você através de um bocal de combustível num posto de gasolina ou um recipiente de recarga, eventualmente numa oficina especializada.

Recomendamos para o reabastecimento com um recipiente reabastecedor utilizar peças originais da ŠKODA.

Ao reabastecer AdBlue, deve observar a indicação indicada no painel de instrumentos em conjunto com a luz de controlo sobre a quantidade máximo e mínimo de AdBlue .

Reabastecer AdBlue nas seguintes condições.

Reabastecer

O depósito de AdBlue está cheio, quando já não correr mais nenhum AdBlue do recipiente reabastecedor ou assim que a pistola bomba de enchimento desligar pela primeira vez. Não continuar o reabastecimento de AdBlue.

Antes de continuar a viagem ligar apenas a ignição durante 30 s, para que o reabastecimento possa ser detetado pelo sistema. Só depois ligar o motor.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Combustível

Introdução ao tema Fig. 292 Autocolantes com indicação do combustível

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Compartimento do motor

ATENÇÃO Nunca deverá cobrir o motor com materiais isolantes adicionais (p. ex., com um cobertor) - Existe perigo de incêndio!

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistemas de apoio à condução

A fim de potenciar a segurança e o desempenho da condução, os seguintes sistemas funcionam automaticamente em resposta a várias situações de condução. Contudo, tenha em mente que estes sistemas são complementares e que não deve confiar demasiadamente nos mesmos, quando operar o veículo.

Manuais