O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Condução em diagonal na ladeira

Condução off-road
Fig. 148 Dirigir na linha de inclinação.

Condução off-road
Fig. 149 Em posições inclinadas: desembarcar do lado do veículo voltado para cima da ladeira.

A condução em diagonal na ladeira é uma das posições mais perigosas ao conduzir off-road.

Pode parecer inofensivo, porém nunca subestimar as dificuldades e os perigos ao conduzir em diagonal na ladeira! Um veículo em uma posição lateral à ladeira pode escorregar sem controle, tombar ou capotar. Isto pode causar ferimentos graves ou fatais em todos os ocupantes do veículo.

Antes da condução verificar sempre se não existe uma outra rota mais segura.

Se tiver de ser conduzido em posição inclinada, o solo deve ser o mais possível firme e plano. Em solos escorregadios ou moles, o veículo pode escorregar lateralmente e tombar. Assegurar-se sempre de que a inclinação não venha a ser muito grande devido a ondulações. Se este for o caso, o veículo pode tombar e capotar.

Se o veículo se encontrar numa posição inclinada acentuada, as rodas do lado que se encontra mais baixo jamais devem entrar em contato com concavidades do solo ou valas. As rodas do lado que se encontra mais alto jamais devem transitar sobre elevações como pedras, troncos de árvores ou outros obstáculos.

Se o veículo ameaçar tombar, manobrar imediatamente para a "direção da queda" e acelerar levemente → Fig. 148. Se não for possível conduzir na linha de inclinação, conduzir ladeira acima e acelerar levemente.

O centro de gravidade do veículo deve se encontrar o mais baixo possível. O peso de todos os ocupantes do veículo deve ser distribuído uniformemente. As pessoas maiores ou mais pesadas devem sentar no lado do veículo que se encontra mais alto. A bagagem de teto deve ser removida e os objetos pesados presos, pois o veículo poderia tombar devido a um escorregamento repentino dos objetos.

ATENÇÃO

Jamais tentar conduzir em diagonal na ladeira.

Especialmente se a ladeira for muito acentuada para o veículo. O veículo poderia escorregar, tombar e capotar. Para evitar o risco de acidentes e ferimentos graves, observar o seguinte:

  • Jamais subestimar as dificuldades e os perigos ao conduzir em diagonal na ladeira.

    Jamais escolher rotas inseguras ou assumir um risco que pudesse colocar você e os outros passageiros em perigo. Em caso de dúvida sobre a segurança da rota, retornar e selecionar um outro percurso.

  • Na condução em diagonal na ladeira, o veículo pode perder o apoio, deslizar lateralmente, tombar ou capotar e rolar ladeira abaixo.
  • Jamais contatar com as rodas o lado que se encontra mais baixo nas concavidades do solo ou em valas. As rodas do lado que se encontra mais alto jamais devem transitar sobre elevações como pedras, troncos de árvores ou outros obstáculos.
  • Antes de conduzir em diagonal na ladeira, assegurar que possa ser dirigido na linha inclinada. Se isso não for possível, selecionar um outro percurso. Se o veículo ameaçar tombar, manobrar imediatamente na linha de inclinação e acelerar levemente → Fig. 148.
  • Se o veículo parar com uma grande inclinação lateral na ladeira, devem ser evitados movimentos abruptos e descontrolados no veículo. O veículo pode, neste momento, perder ao apoio, escorregar lateralmente, capotar e rolar ladeira abaixo.
  • Se o veículo parar com uma grande inclinação lateral na ladeira, uma pessoa jamais deve desembarcar do veículo pela porta que estão voltadas ladeira abaixo. Isso pode ocasionar um deslocamento lateral do centro de gravidade total. O veículo pode tombar ou capotar e rolar ladeira abaixo.

    Para evitar isso, abandonar o veículo somente pelo lado, cuidadosamente, que indica ladeira acima → Fig. 149.

  • Ao descer, assegurar-se de que a porta aberta ladeira acima não feche devido ao próprio peso ou devido a desatenção e possa ocasionar ferimentos.

Atravessar valas

ATENÇÃO

Jamais atravessar valas se o ângulo de rampa e inclinação for muito acentuado para o veículo e as valas forem muito profundas. O veículo poderia tombar, escorregar ou capotar.

NOTA

Se for conduzido na direção da vala em ângulo reto, as rodas dianteiras caem dentro da vala. O veículo pode ficar preso com a parte inferior do chassi, permanecer preso e sofrer danos. Com isso, apesar de tração nas quatro rodas e bloqueio de diferencial engatado, é raramente possível uma saída da vala.

Conduzir na areia e na lama

Conduzir sempre com a mesma velocidade através de areia ou lama, não executar nenhum câmbio de marcha manual e não parar.

Se as rodas não podem mais agarrar, girar o volante rapidamente de um lado para outro. Com isso pode ser atingida rapidamente uma melhor adesão dos pneus das rodas dianteiras para estas condições do solo.

Conduzir na areia

Em nenhuma hipótese reduzir a pressão dos pneus para conduzir na areia. Se, entretanto, para a condução através de areia, a pressão dos pneus tiver sido reduzida, a pressão correta dos pneus deve ser sempre restaurada, antes que seja novamente conduzido. A condução com pressão reduzida dos pneus pode ocasionar a perda do controle sobre o veículo e aumenta o risco de ferimentos sérios e fatais.

Conduzir na lama

Não modificar a velocidade nem a direção. Os pneus podem perder a sua adesão na lama. Se o veículo escorrega, dirigir para a direção correspondente, para restaurar o controle sobre o veículo.

ATENÇÃO

A condução através de lama, areia e lodo pode ser perigosa. O veículo pode escorregar descontroladamente, conquanto exista um perigo maior de ferimentos. Conduzir sempre cuidadosamente, se tiver de conduzir através de areia, lama e lodo.

  • Jamais escolher rotas inseguras ou assumir um risco que pudesse colocar você e os outros passageiros em perigo. Em caso de dúvida sobre a segurança da rota, retornar e selecionar um outro percurso.

ATENÇÃO

Uma pressão dos pneus incorreta pode causar um acidente grave ou fatal.

  • Uma pressão dos pneus incorreta ocasiona um desgaste maior dos pneus e piora o comportamento de condução do veículo.
  • Uma pressão incorreta dos pneus pode gerar superaquecimento e danos repentinos aos pneus, inclusive estouro dos pneus e soltura da banda de rodagem, o que pode levar à perda de controle do veículo.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Condução em terrenos com neve

Montar correntes para neve somente nas rodas dianteiras antes de conduzir em terrenos com neve. Mesmo partes do terreno que parecem inofensivas podem ser perigosas . Isso vale especialmente para seções onde não são visíveis quaisquer sulcos ou outras faixas de rodagem.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Veículo atolado

Para embalar o veículo à frente e a ré, é necessário treinamento e muita habilidade. Se for feito um erro na operação de embalo à frente e a ré, o veículo pode enterrar mais ainda e não se pode resolver a situação sem a ajuda de terceiros.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Inscrição dos pneus e tipo de pneu

Fig. 270 Inscrição dos pneus internacional. → Fig. 270 Inscrição dos pneus (exemplo) Significado 1 Nome do produto Denominação dos pneus individuais do fabricante. 2 DOT O pneu atende aos pré-requisitos legais do Ministério dos Transportes dos EUA responsável pelas normas de segurança dos pneus (Department of Transportation). 3 JHCO CHWS 2213 Número de inscrição dos pneus (TIN a) - em alguns casos, somente na parte interna da roda) e data de fabricação: JHCO CHWS Código da fábrica fabricante e dados do fabricante do pneu sobre as dimensões e características. 2213 Data de fabricação: 22ª semana do ano de 2013. Informações ao usuário final sobre valores de comparação entre os pneus básicos disponíveis (procedimentos de teste normatizados) 4 TREADWEAR 280 Expectativa de vida relativa do pneu com base em um teste padrão específico para os E.U.A. Um pneu com a especificação 280 se desgasta 2,8 vezes mais lentamente do que o pneu normal, com um índice Treadwear de 100. O respectivo desempenho do pneu depende das respectivas condições de utilização e pode variar significativamente dos valores normais devido o comportamento de direção, a manutenção, as diferentes particularidades da pista e as condições climáticas. 5 TRACTION AA Capacidade de frenagem do pneu em pista molhada (AA, A, B ou C). Essa é medida em condições controladas em pistas de testes certificadas. Pneus marcados com C têm uma potência de tração baixa. O índice de tração atribuído ao pneu é baseado em pistas de teste retas e não inclui a aceleração, saídas laterais em curvas nem a aquaplanagem e tração sob carga máxima. 6 TEMPERATURA A Resistência do pneu à temperatura em testes com velocidades mais elevadas (A, B ou C). Pneus com identificadores A e B superam os pré-requisitos legais. A avaliação da temperatura se baseia em pneus com a pressão correta e exclui o excesso de pressão. Velocidade excessivas, pressão incorreta e excesso de pressão podem ocasionar sozinhos ou em conjunto um aquecimento ou danos nos pneus. 7 88 H Índice de carga e código de velocidade. 8 Rotação e seta Identificação do sentido de rodagem do pneu. OU: Outside Identificação do lado externo do pneu. 9 MAX INFLATION 350 KPA (51 psi / 3,51 bar) Limitação para a pressão de ar máxima nos EUA. 10 M+S ou M/S ou Indicação para pneus adequados para o inverno (pneus para lama e para neve). Pneus com cravos são identificados depois do S com um E. 11 TWI Indica a posição do indicador de desgaste (Tread Wear Indicator). 12 Nome da marca, logotipo Fabricante. 13 Feito na Alemanha País de fabricação. 14 Identificação especifica para a China (China Compulsory Certification). 15 023 Identificação especifica para o Brasil. 16 E4 e4 0200477 Identificação segundo prescrições internacionais com número do país emissor da aprovação. Pneus aprovados conforme o regulamento ECE são identificados com E, pneus conforme o regulamento EG com e. Em seguida, segue o número de autorização multidígito. 17 RADIAL TUBELE Pneu radial sem câmara. 18 P 195 / 65 R 15 XL Descrição do tamanho: P Identificação para veículos de passeio. 195 Largura do pneu de lado a lado em mm. 65 Proporção altura e largura em % R Código do tipo de construção radial. 15 Diâmetro do aro em polegadas. XL Pneu de modelo mais robusto ("Extra Loa 19 CARGA MÁXIMA 615 KG (1235 LBS) Especificação para a capacidade máxima de carga por roda nos EUA. 20 SIDEWALL 1 PLY RAYON Especificações dos componentes da subestrutura do pneu:1 camada Rayon (seda sintética). TREAD 4 PLIES

Manuais