O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Detector de pedestres

Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City
Fig. 166 No display do instrumento combinado: A exibição de advertência. B Detector de pedestres.

O detector de pedestres pode ajudar a evitar acidentes com pedestres ou a minimizar as consequências de um acidente.

O sistema avisa de um colisão iminente, prepara o veículo para uma frenagem de emergência, auxilia a frear ou realiza uma frenagem automática.

Quando o condutor é avisado por meio de um alerta prévio do sistema, a indicação correspondente é exibida no display do instrumento combinado → Fig. 166.

Quando o sistema de monitoramento periférico estiver ligado, o detector de pedestres estará ativo como parte do sistema de monitoramento periférico.

Dependendo da versão, o detector de pedestres não está disponível em todos os países.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do detector de pedestres não pode superar os limites físicos e trabalha somente dentro dos limites do sistema. O conforto maior oferecido pelo detector de pedestres não deve incentivar a colocar a segurança em risco. A responsabilidade por frear em tempo hábil é sempre do condutor. Quando o detector de pedestres emitir um alerta, frear imediatamente o veículo com o freio ou desviar do pedestre.

  • O detector de pedestres não pode evitar sozinho acidentes e ferimentos graves.
  • O detector de pedestres pode emitir alertas indesejados em situações de condução complexas e executar uma intervenção de frenagem indesejada, por exemplo, em uma rua principal curva.
  • O detector de pedestres pode emitir alertas indesejados ou realizar intervenções de frenagens indesejadas em uma limitação da função, por exemplo, se o sensor do radar estiver coberto ou desajustado.
  • O condutor deve estar sempre preparado para assumir o controle o veículo.

Se o detector de pedestres iniciar um processo de frenagem, o pedal do freio fica "mais duro".

As intervenções de frenagem automáticas do detector de pedestres podem ser interrompidas pelo acionamento do pedal do acelerador ou por intervenção na direção.

Se o detector de pedestres não funcionar conforme descrito nesse capítulo, por exemplo, acontecer vários acionamentos indesejados, desativar o detector de pedestres e mandar uma empresa especializada verificá-lo.

Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Limites do sistema

O sistema de monitoramento periférico possui limites físicos e condicionados ao sistema. Assim, é possível que, por exemplo, sob o ponto de vista do condutor, o sistema de monitoramento periférico reaja inesperadamente ou com atraso.

Portanto, estar sempre atento e, se necessário, interferir diretamente! As condições a seguir podem fazer com que o sistema de monitoramento periférico não reaja, reaja tardiamente ou de modo inesperado em casos individuais:

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Função de frenagem de emergência City

Fig. 165 No display do instrumento combinado: exibição do alerta antecipado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Assistente de permanência na faixa (Lane Assist)

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Indicador do display e luzes de controle Funcionamento Desligar o assistente de permanência na faixa (Lane Assist) nas seguintes situações

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conduzir com o veículo carregado

Para garantir boas características de condução de um veículo carregado, observar o seguinte: Guardar todos os volumes de bagagem de forma segura . Acelerar de forma especialmente cautelosa e cuidadosa. Evitar manobras de direção e de frenagem súbitas. Frear antes do usual. Se necessário, observar as informações sobre condução com reboque. Se necessário, observar as informações sobre o bagageiro do teto. ATENÇÃO Se a carga deslizar, a estabilidade e a segurança de condução do veículo poderão ser bastante reduzidas, causando acidentes e ferimentos graves. Proteger a carga de maneira correta para que ela não deslize. Em caso de objetos pesados, utilizar fitas de amarração ou cintas tensoras adequadas. Encaixar o encosto do banco traseiro e o banco traseiro regulável de forma segura. Conduzir com a tampa do compartimento de bagagem aberta A condução com a tampa do compartimento de bagagem aberta representa um perigo especial.

Manuais