O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Direção

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

A servoassistência da direção não é hidráulica, mas sim eletromecânica. A vantagem desta direção é que não são necessárias mangueiras hidráulicas, fluido hidráulico, uma bomba, filtros ou outras peças. O sistema eletromecânico economiza combustível. Enquanto um sistema hidráulico precisa de uma pressão de óleo constante, a alimentação de energia da direção eletromecânica é necessária somente ao manobrar.

A servoassistência da direção eletromecânica é adequada automaticamente de acordo com a velocidade de condução, com o torque da direção e com o ângulo de direção das rodas. A direção eletromecânica funciona somente com o motor em funcionamento.

Em veículos com seleção do perfil de condução, o comportamento da servoassistência de direção pode ser influenciado por meio do perfil de condução selecionado.

ATENÇÃO

Se a servoassistência da direção não estiver funcionando, o volante só poderá ser girado com dificuldade e a manobra do veículo será dificultada.

  • A servoassistência da direção funciona somente com o motor em funcionamento.
  • Nunca desligue o motor ou a ignição com o veículo em movimento. O travamento eletrônico da coluna de direção pode engatar e pode não ser mais possível manobrar o veículo.

Luzes de advertência e de controle

Acesa

Causa possível / recurso

Direção eletromecânica não funciona.

A direção deve ser verificada imediatamente por uma Concessionária Volkswagen.

Direção eletromecânica reduzida.

A direção deve ser verificada imediatamente por uma Concessionária Volkswagen.

Se a luz de advertência amarela após uma nova partida do motor e uma viagem curta não mais acender, não é preciso procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.

OU: A bateria do veículo estava desconectada e foi conectada novamente.

Conduzir por um pequeno trecho a 15 - 20 km/h (9 - 12 mph).

Piscando

Causa possível / recurso

Travamento eletrônico da coluna de direção avariado.

Não prosseguir! Procurar auxílio técnico especializado.

Coluna da direção tensionada.

Girar o volante um pouco de um lado para outro.

OU: a coluna de direção não está destravada ou travada.

Retirar a chave do veículo da ignição e ligar novamente a ignição. Se for o caso, observar a mensagem no display do instrumento combinado.

Não prosseguir se após ligar a ignição, a coluna de direção permanecer travada. Procurar auxílio técnico especializado.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem rapidamente para verificação da função. Elas se apagam após alguns segundos.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Informações sobre a direção

Para dificultar o furto do veículo, a direção deve ser sempre travada ao deixar o veículo.

Travamento eletrônico da coluna de direção

Veículos com Keyless Access: a coluna de direção é travada quando a porta do condutor é aberta com a ignição ligada. Para isso, o veículo deve estar parado e, se for o caso, a alavanca seletora deve estar na posição P.

Somente se a porta do condutor for aberta e a ignição for desligada o travamento da coluna da direção do veículo será ativado pela chave do veículo ou pelo sensor da maçaneta da porta.

Bloqueio da direção mecânico

Veículos sem Keyless Access: a coluna de direção é travada quando a chave do veículo é retirada do cilindro de ignição com o veículo parado.

Bloqueio do volante ativar Bloqueio do volante desativar
Estacionar o veículo. Girar um pouco o volante para aliviar o bloqueio da direção.
Retirar a chave do veículo da ignição. Introduzir a chave do veículo no cilindro da ignição.
Girar um pouco o volante para engatar o bloqueio da direção de forma audível. Manter o volante na posição e ligar a ignição.

Direção eletromecânica

A servoassistência da direção eletromecânica é adequada automaticamente de acordo com a velocidade de condução, com o torque da direção e com o ângulo de direção das rodas. A direção eletromecânica funciona somente com o motor em funcionamento.

Quando a servoassistência da direção estiver reduzida ou danificada, será necessário aplicar bem mais força que o usual para manobrar.

Servoassistência da direção

A servoassistência da direção fornece ao condutor uma assistência de direção em situações de condução críticas. Forças de direção adicionais apoiam o condutor na direção.

Direção progressiva

A direção progressiva oferecida opcionalmente reduz o ângulo de direção necessário sobre todas as situações de condução. A direção progressiva funciona somente com o motor em funcionamento.

Em tráfego urbano ao estacionar, exige-se pouca movimentação do volante ao realizar manobras, bem como em curvas acentuadas.

Em trânsito de estrada ou em condução na estrada a direção progressiva, por exemplo, em curvas, oferece uma percepção de direção esportiva direta e dinâmica perceptível.

ATENÇÃO

A servoassistência da direção auxilia o condutor juntamente com o programa eletrônico de estabilidade a manobrar o veículo em situações de condução críticas. O condutor precisa manobrar o veículo obrigatoriamente. O veículo não é manobrado pela servoassistência da direção.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conduzir com transmissão de dupla embreagem DSG DSG

As marchas à frente são aumentadas ou reduzidas automaticamente. Condução em declives Quanto maior o declive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada. Marchas mais reduzidas elevam o efeito de frenagem do motor. Nunca descer montanhas ou colinas com o veículo na posição neutra N. Reduzir a velocidade. Pressionar a alavanca seletora da posição D/S direita na direção do curso seletor do Tiptronic. Reduzir a marcha com um breve toque para trás na alavanca seletora. OU: reduzir a marcha com os seletores basculantes do volante. Parar e arrancar ladeiras acima Quanto maior o aclive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Seleção do perfil de condução (Driving Mode Selection)

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de advertência e de controle Funcionamento e comando Adaptar o perfil de condução individualmente

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Proteger a si mesmo e ao veículo

Fig. 29 No centro do painel de instrumentos: botão das luzes de advertência. Observar as determinações legais para a proteção de um veículo parado. Em muitos países existem prescrições a respeito, por exemplo, o acionamento das luzes de advertência.

Manuais