O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conduzir com transmissão de dupla embreagem DSG DSG

As marchas à frente são aumentadas ou reduzidas automaticamente.

Condução em declives

Quanto maior o declive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada. Marchas mais reduzidas elevam o efeito de frenagem do motor. Nunca descer montanhas ou colinas com o veículo na posição neutra N.

Parar e arrancar ladeiras acima

Quanto maior o aclive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada.

Deve-se utilizar a função Auto Hold ao parar ou arrancar em uma ladeira com o motor em funcionamento.

Ao parar em um aclive com uma posição de marcha engatada, o veículo precisa sempre ser impedido de movimentar-se pisando no pedal do freio ou acionando o freio de estacionamento eletrônico. Somente ao arrancar, soltar o pedal do freio ou liberar o freio de estacionamento eletrônico.

Conduzir em ponto morto com transmissão de dupla embreagem DSG

Em ponto morto, aproveita-se o impulso do veículo para economizar combustível pela forma de condução prevista. O motor é desembreado e não freia mais o veículo - este pode deslocar-se por um trecho mais longo. A função só está disponível na faixa de velocidade de 20 - 130 km/h (12 mph - 80 mph).

Condição de ligação: a alavanca seletora deve estar na posição D/S .

Acionar a roda-livre

Interromper a roda-livre

kick-down

A função kick-down permite uma aceleração máxima com a alavanca seletora na posição D, S ou na posição Tiptronic.

Ao pisar totalmente no pedal do acelerador, a transmissão automática engata uma marcha inferior, independente da velocidade da rotação do motor. Deste modo, aproveita-se a aceleração total do veículo.

Com o kick-down, o aumento de marcha ocorre somente ao atingir a rotação máxima prescrita do motor.

Se, em veículos com seleção do perfil de condução (Driving Mode Selection), estiver selecionado o perfil de condução Eco e o acelerador for acionado acima do ponto de pressão, a potência do motor é regulada automaticamente de tal forma que o veículo acelere ao máximo.

Programa Launch-Control

Em veículos com transmissão automática DSG de 6 velocidades, o programa Launch Control possibilita uma aceleração máxima a partir da parada.

ATENÇÃO

Uma aceleração rápida pode ocasionar a perda de tração e derrapagens, especialmente em ruas escorregadias. Isto pode ocasionar a perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos graves.

  • Adequar sempre a forma de condução ao fluxo do trânsito.

  • Utilizar o kick-down ou a aceleração rápida somente se as condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito permitirem e os demais usuários da via não correrem risco devido à aceleração do veículo e à forma de condução.

  • Somente utilizar o programa Launch-Control se as condições da pista e do trânsito permitirem.

  • Nunca colocar os demais usuários da via em risco com a aceleração do veículo e o estilo de condução.

  • Considerar que as rodas de tração podem girar em falso e o veículo pode escorregar se o controle de tração estiver desligado, especialmente se a estrada estiver escorregadia.

  • Ligar o controle de tração novamente após a aceleração.

NOTA

  • Ao parar em aclives com uma posição de marcha engatada, não impedir a movimentação do veículo por meio do pedal do acelerador. Isto pode superaquecer a transmissão automática e danificá-la.

  • Nunca deixar o veículo rodar na posição da alavanca seletora N, especialmente com o motor desligado. A transmissão automática não é lubrificada e pode, assim, ser danificada.

  • Ao acelerar com um Programa Launch Control são solicitadas todas as partes do veículo. Isso pode ocasionar um grande desgaste.

Falha de funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG

Programa de emergência

Se todos os indicadores das posições da alavanca seletora estiverem ressaltados com um fundo claro no display do instrumento combinado, há uma avaria do sistema. A transmissão de dupla embreagem DSG funciona em um programa de emergência. No programa de emergência o veículo ainda pode funcionar, mas com velocidade reduzida e não em todas as marchas.

Com transmissão de dupla embreagem DSG, em alguns casos não será mais possível conduzir em marcha a ré. Verificar a transmissão imediatamente em uma empresa especializada.

Em todos os casos, a transmissão de dupla embreagem DSG deverá ser verificada imediatamente por uma empresa especializada.

Sobreaquecimento da transmissão de dupla embreagem DSG

A transmissão de dupla embreagem DSG pode se aquecer muito, por exemplo, por arranques frequentes, "deslocamento lento" ou trânsito intenso. O superaquecimento é indicado pela luz de advertência e, se for o caso, por uma mensagem de texto no display do instrumento combinado. Além disso, pode soar um alerta sonoro. Parar e deixar a transmissão esfriar.

O veículo não se move para frente nem para trás apesar de estar com uma posição de marcha engatada

Se o veículo não se mover na direção desejada, a posição de marcha pode não estar corretamente engatada pelo sistema. Então, pisar no pedal do freio e engatar novamente a posição de marcha.

Se o veículo continuar não se movendo na direção desejada, há uma avaria do sistema.

Procurar imediatamente auxílio técnico especializado e mandar verificar o sistema.

NOTA

  • Na primeira vez que for exibido o superaquecimento da transmissão, é necessário parar o veículo com segurança ou conduzir com velocidade acima de 20 km/h (12 mph).
  • Se a mensagem de texto e o alerta sonoro se repetirem a cada 10 segundos, o veículo deverá ser parado imediatamente com segurança e o motor deverá ser desligado.

    Deixar a transmissão esfriar.

  • Para evitar danos à transmissão, deve-se prosseguir somente se o alerta sonoro não ressoar mais. Enquanto a transmissão estiver superaquecida, os processos de partida ou a condução em velocidade de passo devem ser evitados.

Destravamento de emergência do bloqueio da alavanca seletora

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 142 Desinstalar a cobertura do quadro da alavanca seletora.

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 143 destravar emergencialmente o bloqueio da alavanca seletora.

Se o veículo tiver que ser rebocado durante uma falha da alimentação de corrente, por exemplo, bateria do veículo descarregada, deve ser realizado um destravamento de emergência do bloqueio da alavanca seletora. Para isso, procurar imediatamente auxílio técnico especializado.

O destravamento de emergência encontra-se abaixo da cobertura do quadro da alavanca seletora.

Preparações

Desmontar a cobertura do quadro da alavanca seletora

Destravar o bloqueio da alavanca seletora emergencialmente

ATENÇÃO

Nunca retirar a alavanca seletora da posição P enquanto o freio de estacionamento eletrônico estiver desligado. Do contrário, em trechos de aclive ou declive, o veículo pode entrar em movimento inesperadamente e, com isso, causar acidentes e ferimentos graves.

NOTA

Se o veículo, com o motor desligado e com a alavanca seletora na posição N, rodar por um período maior ou com velocidade mais elevada, a transmissão automática será danificada, por exemplo, durante a rebocagem.

NOTA

Se o veículo rodar com a ignição desligada, com o sistema elétrico desligado ou com a bateria do veículo de 12 volts descarregada ou sem a bateria do veículo de 12 volts e com a alavanca seletora na posição N por um período prolongado ou em alta velocidade, o sistema eletrônico é danificado. Rebocar o veículo somente é possível sob as seguintes condições.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão de dupla embreagem DSG: Engatar a marcha

Fig. 138 Veículos com direção à esquerda: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador. A alavanca seletora é equipada com um bloqueio da alavanca seletora. Ao trocar uma posição de marcha da posição P para uma etapa de movimento, pise no pedal do freio e pressione a tecla de bloqueio na alavanca seletora na direção da seta → Fig. 138 ou → Fig. 139. Para mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D/ S ou R, pisar primeiramente no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Fig. 139 Veículos com direção à direita: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Direção

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de advertência e de controle Informações sobre a direção

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Ligação à Internet

Ligação do Infotainment Columbus Fig. 194 WiFi / Bluetooth / Cartão SIM Tipos de conexão possíveis " Fig. 194. Via WiFi, através da conexão do Infotainment com o ponto de acesso do dispositivo externo, Ligar o Infotainment ao ponto quente do dispositivo externo. Através da conexão com um telemóvel (este está ligado à Internet), via o perfil Bluetooth rSAP, Estabelecimento da conexão ao telefone mediante o perfil Bluetooth rSAP. Via um cartão SIM com plano de dados, Estabelecimento de ligação mediante um cartão SIM no módulo externo.

Manuais