O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão de dupla embreagem DSG: Engatar a marcha

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 138 Veículos com direção à esquerda: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador.

A alavanca seletora é equipada com um bloqueio da alavanca seletora. Ao trocar uma posição de marcha da posição P para uma etapa de movimento, pise no pedal do freio e pressione a tecla de bloqueio na alavanca seletora na direção da seta → Fig. 138 ou → Fig. 139. Para mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D/ S ou R, pisar primeiramente no pedal do freio e mantê-lo pressionado.

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 139 Veículos com direção à direita: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador.

No display do instrumento combinado é exibida com ignição ligada a posição da alavanca seletora atual.

Posição da alavanca seletora Denominação Significado
Bloqueio de estacionamento As rodas motrizes estão bloqueadas mecanicamente.

Engatar somente com o veículo parado. Para tirar a alavanca seletora da posição, pisar no pedal do freio e, adicionalmente, ligar a ignição.

Marcha a ré A marcha a ré está engatada.

Engatar somente com o veículo parado.

Neutro A transmissão está na posição neutra. Não há transmissão de força para as rodas e o efeito de frenagem do motor não está disponível.
Posição permanente para conduzir para frente

D = programa normal

S = programa esportivo

Programa normal D:

Todas as marchas à frente são aumentadas e reduzidas automaticamente. O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

Programa esportivo S:

As marchas são aumentadas mais tarde e reduzidas mais cedo do que na posição de marcha D para aproveitar completamente as reservas de potência do motor.

O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

Trocar entre

Programa normal D e Programa esportivo S

A troca entre o programa normal D e o programa esportivo S ocorre mediante toque único para atrás da alavanca seletora a partir da posição da alavanca D/S → Fig. 138 ou → Fig. 139. Nisto, a alavanca seletora sempre voltará elasticamente à posição D/S. Nos perfis de condução off-road e Snow, não é possível engatar a marcha S.

Com esta função é possível colocar o curso seletor do Tiptronic tanto no programa esportivo S como no programa normal D.

Bloqueio da alavanca seletora

O bloqueio da alavanca seletora impede que, na posição P ou N, uma posição de marcha possa ser engatada sem supervisão, colocando o veículo involuntariamente em movimento.

Para liberar o bloqueio da alavanca seletora com a ignição ligada, pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Ao mesmo tempo, pressionar o botão bloqueador da alavanca seletora.

Na troca de marchas rápida passando pela posição N (por exemplo, de R para D/S) a alavanca seletora não é bloqueada. Deste modo, é possível "balançar" um veículo atolado para fora do atoleiro. O bloqueio da alavanca seletora engatará se, com o pedal do freio não acionado, a alavanca permanecer na posição N por mais de aproximadamente um segundo e a uma velocidade inferior a aproximadamente 5 km/h (3 mph).

Em casos raros, em veículos com transmissão de dupla embreagem DSG, o bloqueio da alavanca seletora pode não engatar. A propulsão é, então, desenergizada para impedir um arranque sem supervisão. Além disso, a luz de controle verde pisca e um texto de informação é exibido. Para engatar o bloqueio da alavanca seletora, proceder da seguinte forma: Colocar a alavanca seletora na posição P ou N e, então, selecionar uma posição de marcha.

ATENÇÃO

O engate incorreto da alavanca seletora pode ocasionar a perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca acelerar ao engatar uma posição de marcha.

  • Com o motor em funcionamento e a posição de marcha engatada, o veículo se movimentará assim que o pedal do freio for liberado.

  • Nunca acionar a marcha a ré ou o bloqueio de estacionamento durante a condução.

ATENÇÃO

Movimentos sem supervisão do veículo podem causar ferimentos graves.

  • Como condutor, nunca deixar o banco do condutor com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se for preciso sair do veículo com o motor em funcionamento, ligar sempre o freio de estacionamento eletrônico e colocar a alavanca seletora na posição P.

  • Com o motor em funcionamento e a marcha D/S ou R engatada, é necessário manter o veículo parado com o pedal do freio. Mesmo rotação de marcha lenta, a transmissão de força não é totalmente interrompida e o veículo se "arrasta".

  • Nunca mudar para a posição de marcha R ou P se o veículo estiver em movimento.

  • Nunca deixar o veículo na posição de marcha N. O veículo descerá um declive, independente de o motor estar em funcionamento ou não.

NOTA Se com o veículo parado o freio de estacionamento eletrônico não estiver ligado e o pedal do freio for liberado com a alavanca seletora na posição P, o veículo pode mover-se alguns centímetros para frente ou para trás.

Caso, durante a condução, a posição N seja acidentalmente selecionada, tirar o pé do pedal do acelerador. Aguardar a rotação de marcha lenta do motor na posição neutra antes de engatar uma posição de marcha novamente.

Trocar a marcha com Tiptronic

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 140 Alavanca seletora na posição Tiptronic.

Transmissão de dupla embreagem DSG
Fig. 141 Volante com seletores basculantes do Tiptronic.

Com transmissão automática, as marchas podem ser aumentadas ou reduzidas manualmente com o Tiptronic.

Comandar o Tiptronic com a alavanca seletora

Ao tocar a alavanca seletora no curso seletor do Tiptronic, o botão bloqueador na alavanca seletora não deve estar pressionado.

Comandar o Tiptronic com os seletores basculantes

O Tiptronic será desligado automaticamente, quando as chaves de mudança não forem acionadas por algum tempo.

NOTA

  • Ao acelerar, um pouco antes de atingir a rotação máxima admissível do motor, a transmissão muda automaticamente para a marcha imediatamente superior.

  • Na redução de marcha manual, a transmissão muda a marcha somente se uma alta rotação do motor não for mais possível.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG

Na condução, a força do motor é transmitida para o eixo de transmissão pela transmissão. Para mudar de marcha, a transmissão de força entre o motor e a transmissão precisa ser interrompida. Esta é a função da embreagem.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conduzir com transmissão de dupla embreagem DSG DSG

As marchas à frente são aumentadas ou reduzidas automaticamente. Condução em declives Quanto maior o declive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada. Marchas mais reduzidas elevam o efeito de frenagem do motor. Nunca descer montanhas ou colinas com o veículo na posição neutra N. Reduzir a velocidade. Pressionar a alavanca seletora da posição D/S direita na direção do curso seletor do Tiptronic. Reduzir a marcha com um breve toque para trás na alavanca seletora. OU: reduzir a marcha com os seletores basculantes do volante. Parar e arrancar ladeiras acima Quanto maior o aclive, mais reduzida deve ser a marcha selecionada.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Limitador de velocidade

Indicações no ecrã e aviso de advertência e de controlo Fig. 172 No ecrã do painel de instrumentos: indicações do estado do limitador de velocidade.

Manuais